22 de maio de 2022

Notícias em 22/05/2022

Imagem em destaque

A área cárstica de Puerto Princesa
O Parque Nacional do Rio Subterrâneo Puerto Princesa, também conhecido como Parque Nacional do Rio Subterrâneo Saint Paul, é um patrimônio mundial da Unesco. Está localizado na parte sudoeste do arquipélago filipino, na costa centro-oeste de Palawan, aproximadamente 76 km a noroeste de Puerto Princesa. Em área de aproximadamente 22.202 ha, este parque se destaca pela biodiversidade, por um rio subterrâneo e por sua paisagem cárstica em calcário. Contém um ecossistema completo de "montanha-mar" que engloba um conjunto de cavernas, florestas antigas intactas e vida selvagem que faz parte da Província Biogeográfica de Palawan. São oito tipos de florestas: (1) em solo ultramáfico, (2) em solo calcário, (3) montanhosa, (4) pantanosa de água doce, (5) tropical perene de várzea, (6) ribeirinha, (7) de praia e (8) de mangue. Possui flora arbórea muito rica, com altos níveis de endemismo regional e local, e a maior e mais valiosa floresta de calcário da Ásia. Os mamíferos endêmicos incluem o musaranho, o porco-espinho e o texugo fedorento. No habitat da costa, são encontrados dugongos, lagartos monitores e tartarugas marinhas. As cavernas abrigam andorinhas e morcegos. O rio subterrâneo Cabayugan nasce cerca de 2 km a sudoeste do Monte Saint Paul (na cordilheira de mesmo nome) a uma altitude de 100 m e flui no subsolo por quase toda a sua extensão de 8,2 km até uma saída para a Baía de Saint Paul, desaguando diretamente no Mar da China Meridional. Apresenta água salobra nas proximidades da foz, sujeitas a influência das marés. A caverna por onde corre este rio exibe espeleotemas e várias câmaras de até 120m de largura e 60m de altura. Sua acessibilidade e navegabilidade alcança até 4,5 km para o interior. O calcário de Puerto Princesa, também presente na cordilheira de Saint Paul, é uma rocha marmorizada muito espessa, maciça, com carste bem desenvolvido. Mais de 90% do parque compreende cumes calcários afiados, incluindo pináculos, dolinas e falésias. A propriedade é coberta pela Lei do Sistema Nacional Integrado de Áreas Protegidas, de 1992, que garante proteção legal e conservação de áreas protegidas nas Filipinas.
(Crédito da imagem: expedia - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
petróleo, fiscalização, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia e outros.

    Petróleo
Projeto Sergipe Águas Profundas
    A Bacia de Sergipe-Alagoas, a 100 km da costa, em profundidades que chegam a 3 mil metros, possui reservas substanciais e um horizonte de produção promissor, de acordo com a Petrobras.
    LEIA MAIS em www.destaquenoticias.com.br

ANP aprova prorrogação do Campo de Atlanta por mais 11 anos


    Fiscalização
PF deflagra operação contra grupo investigado por garimpo ilegal em terra indígena yanomâmi


    Energia alternativa
Mini turbinas eólicas que podem ser fixadas em telhados

O estado do RJ terá primeira planta de geração de hidrogênio verde
    (Por Fabiana Sampaio) A Shell Brasil assinou nesta semana memorando de intenções com o Porto do Açu para desenvolver um projeto de produção de energia do gênero nas instalações do porto, em São João da Barra, no Norte Fluminense.
    LEIA MAIS em agenciabrasil.ebc.com.br


    Paleontologia
Identificadas duas espécies de golfinhos que existiram há 20 milhões de anos


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Sinabung e Semeru na Indonésia, Hualalau no Havaí, Katmai no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 21, em Mindoro, Filipinas (6,1 graus).
    Dia 22, quatro no sul das Ilhas Fiji (5,3, 6,3, 5,6 e 5,3 graus) e quatro na costa leste de Honshu, Japão (5,4, 6,0, 5,1 e 5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 21, em Sumatra do Sul, Indonésia (4,6 graus), no mar de Molucca (4,6) e em Tonga (4,9).
    Dia 22, no mar de Banda (4,5 graus), na região das Ilhas d'Entrecasteaux (4,6), na região do Havaí (4,9), em Hokkaido, região do Japão (4,7), no sul das Ilhas Fiji (4,7), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,8), e em Sumatra do Sul, Indonésia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Tecnologia
Biocarvão pode diminuir dependência de fertilizantes importados


    Extra
A guerra na Ucrânia
    (Por Timur Aliev) A receita de gás natural da Rússia da União Europeia atingirá um recorde de US$ 100 bilhões em 2022, graças à disparada dos preços.
    LEIA MAIS em br.investing.com


Notícias em 21/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *