21 de maio de 2022

Notícias em 21/05/2022

Imagem em destaque

Matterhorn
Este monte, também chamado Monte Cervino, faz parte dos Alpes. Com mais de 4.000 metros de altitude, está localizado na fronteira da Suíça com a Itália. Fica nas proximidades da vila suíça de Zeermatt, no cantão de Valais, e da localidade italiana de Breuil-Cervinia, no município de Valtournenche. Em destaque na imagem acima (vista de Zeermatt) aparece a aresta Hörnli, entre a face leste (à esquerda na imagem) e a face norte (à direita). Matterhorn foi o último grande cume a ser escalado, o que aconteceu em meados do século XIX. Muito antes disto, entre 50 milhões e 100 milhões de anos atrás, quando os Alpes eram empurrados para cima pela colisão das placas tectônicas Africana e Eurasiana, Matterhorn tinha um perfil arredondado. Hoje, ele é classificado como um "karling", um pico angular com paredes íngremes e arestas afiadas, esculpido pela erosão glacial. As geleiras se encarregaram alterá-lo através, principalmente, de um processo chamado gelifração ou crioclastia, quando a água derretida se infiltra nas rachaduras e fendas da rocha e, ao congelar novamente, expande de volume, fazendo com que pedaços da montanha se partam. Isto fez parte da tarefa de esculpir Matterhorn até chegar na forma atual de "chifre glacial". As quatro paredes atuais são tão íngremes que o gelo e a neve dificilmente ficam ali, indo se depositar mais abaixo formando geleiras. Destas geleiras, Zmutt, na parede oeste, é a maior. As rochas de Matterhorn, datadas de 289 milhões de anos, tem origem na placa Africana. A pirâmide propriamente dita é constituída por um complexo paleozoico gnáissico e xistoso, menos sólido do que parece. Ao contrário, a cimeira é formada por gnaisses kingizíticos, acompanhados de anfibolitos e mármores silicatados, muito resistentes, pertencentes à série Valperlline.
(Crédito da imagem: Liridon - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
mineração, mercado, gestão pública, justiça, energia alternativa, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, conhecimento e eventos.

    Mineração
Por que planejar o fechamento de uma mina?
    Demonstrar a capacidade de uma empresa de implantar, operar e fechar uma mina em conformidade com as melhores práticas é um dos pilares para a obtenção da licença social para operar.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

North Star recebe Licença de Operação (LO) e tem previsão para começar a operar em 2022


    Mercado
Mercado do petróleo
    (Por Reuters) Preços do petróleo fecham em alta com risco de oferta, apesar de preocupações econômicas.
    LEIA MAIS em forbes.com.br

Mercado do ouro

Mercado do urânio

Mercado do ferro


    Gestão pública
FIRMINA/ANM – a nova plataforma de Fiscalização Responsiva da Mineração
    Com o objetivo de melhorar a eficiência, a efetividade e a transparência de suas ações de fiscalização, a ANM aprovou o Termo de Abertura do Projeto desta plataforma.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Justiça
Serra do Curral: MPMG concede parecer favorável a ação contra mineração
    (Por Lilian Monteiro) O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) concedeu parecer favorável ao pedindo a suspensão dos efeitos do licenciamento do avanço da mineração na Serra do Curral.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Energia alternativa
Portugal tem a maior central fotovoltaica flutuante em barragem da Europa


    Meio Ambiente
Petrobras fecha parceria com o CDP e fará mapeamento das emissões de carbono nos serviços oferecidos pela sua cadeia de fornecedores
    (Por Ruth Rodrigues) A parceria com a Carbon Disclosure Project (CDP) visa reduzir o máximo possível de impactos ambientais dentro da cadeia de fornecimento dos recursos.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna a Itália, Suwanose-Jima no Japão, Ibu, Semeru e Dukono na Indonésia, Taupo na Nova Zelândia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismo em MG

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 20, na região das Ilhas d'Entrecasteaux (4,6 graus), na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,5), em Vanuatu (4,6), no sudeste das Ilhas Loyalty (4,7) e na costa de Atacama, Chile (4,8).
    Dia 21, três no norte de Svalbard (4,6, 4,6 e 4,5 graus), na fronteira Myanmar-Índia (4,5), em Kepualuan Alor, Indonésia (4,6), dois no norte de Anguilla, Ilhas Leeward (4,6 e 4,9), em Sumatra do Sul, Indonésia (4,8), e em Tarapaca, Chile (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Conhecimento
IPM/ANM fecha 2021 com alta acumulada de 0,9%, mas indica desaceleração no Ferro
    O Indicador da Produção Mineral da ANM (IPM/ANM), que mede a evolução trimestral do Setor Mineral brasileiro, indicou queda de 29,5%, puxado pelo fraco desempenho do minério de ferro nos três últimos meses. Esta e outras informações estão no Informe Mineral 04TRI2021.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Eventos
Brasmin 2022

APGV promove evento comemorativo ao Dia do Geólogo


Notícias em 20/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *