Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

18 de maio de 2022

Notícias em 18/05/2022

Imagem em destaque

Milford Sound
Milford Sound está localizado no extremo norte do Parque Nacional de Fiordland, no sudoeste da Nova Zelândia. É rodeado por densa floresta tropical, cachoeiras e picos recortados por geleiras. Juntamente com o Parque Nacional Mount Aspiring, o Parque Nacional Aoraki/Mount Cook e o Parque Nacional Westland, compõe o chamado Te Wahipounamu ("o lugar do pounamu" no idioma maori), um Patrimônio Mundial da Unesco. Os nativos maoris que vivem na Ilha Sul de Nova Zelândia conhecem Milford Sound há mais de mil anos. Viajavam para este paraíso para pescar e caçar ao redor do fiorde e coletar o precioso pounamu. Este tesouro, também chamado "jade da Nova Zelândia", ocorre nas formas minerais de nefrita e bowenita. É daí que surgiu o nome da rocha máfica metamorfisada conhecida como greenstone. De acordo com os maoris, Milford Sound foi formado por Tu-te-raki-whanoa, um atua (figura divina) encarregado de moldar a costa de Fiordland. Cantando a oração karakia, ele cortou as imponentes paredes de rocha com seu toki (enxó) chamado Te Hamo. Quando Maui, um lendário herói, morreu tentando ganhar a imortalidade para seu povo, um piopio (pássaro nativo extinto há muito tempo) teria voado para Molford Sound em luto. Por esta razão, o nome do fiorde para os maori é Piopiotahi ("um solitário piopio"). Um lugar tão reverenciado precisava estar bem escondido dos exploradores. Ele não foi encontrado pelos primeiros colonizadores europeus e dizem que o famoso Capitão Cook perdeu a entrada para este paraíso duas vezes. Em 1823, um caçador de focas, chamado John Grono, foi o primeiro colono europeu a visitá-lo e o batizou com o nome que tem em homenagem a Milford Haven, que é uma longa e estreita enseada na costa galesa. Porém, ele estava enganado, Milford não é um sound, que é formado quando um vale de rio é inundado pelo mar. Milford é um fiorde, ou seja, é formado pela erosão de geleiras antigas. É uma enseada longa e estreita que se abre para o Mar da Tasmânia. Tem cerca de 16 km da cabeça do fiorde ao mar aberto. Em alguns locais, chega a 400 m de profundidade. As rochas que compõem Milford Sound e a região circundante de Fiordland já fizeram parte de uma grande cordilheira do Gondwana há mais de 600 milhões de anos. O movimento das placas tectônicas e a erosão remodelaram a região ao longo de centenas de milhões de anos. Nos últimos dois milhões de anos, houve aproximadamente uma dúzia de grandes fases glaciais na Ilha do Sul. Rios de gelo de até dois quilômetros de largura desciam dos Alpes do Sul. Eles fluíam lentamente para o mar, enquanto esculpiam a rocha sólida. Mais tarde, as geleiras recuaram e foram formados lagos, como Te Anau e Manapouri, e surgiu o fiorde Milford Sound, com altas falésias de ambos os lados. Os tipos de rocha mais comuns em Milford Sound são gnaisses (geralmente com grandes cristais de granada) e dioritos, além de alguns granitos e, claro, o pounamu.
(Crédito da imagem: paul (dex) bica - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
projeto, mineração, petróleo, mercado, gestão pública, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides, conhecimento, eventos e outros.

    Projeto
Ibama promoverá audiências públicas sobre o EIA/Rima do Projeto Santa Quitéria

Lavras Gold executa pesquisa aeromagnética por drone no Projeto Lavras do Sul, RS


    Mineração
Anglo American assina protocolo de investimento de R$ 2,2 bilhões em GO
    Valor deverá ser aplicado ao longo de cinco anos em novas tecnologias, projetos de segurança, aquisição de máquinas e equipamentos, melhorias em processos e sistemas.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Petróleo
Petróleo oriundo da camada do Pré-Sal provoca menos emissões de carbono que o habitualmente praticado do setor

Municípios baianos receberão R$ 192,6 milhões da cessão onerosa do Pré-Sal

Enauta interrompe produção de poço em Atlanta para reparo em linha


    Mercado
Mercado do petróleo


    Gestão pública
SGB-CPRM avança nas pesquisas para o Plano Nacional de Mineração
    O Caderno 1 do Plano Nacional de Mineração 2050, que foi elaborado por pesquisadores do SGB-CPRM, foi apresentado ontem (17/05) para todos os empregados.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) constrói 51 poços tubulares movidos a energia solar no sertão de PE

Petrobras estuda investimentos em energia eólica offshore
    Além disto, a Petrobrás está trabalhando em uma parceria com a Equinor para o desenvolvimento do projeto eólico offshore Aracatu, na Bacia de Campos, que terá 4 GW de capacidade.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Paleontologia
Descoberta em caverna no Laos pode revelar mais sobre a evolução humana

Duas espécies de golfinho de 20 milhões de anos identificadas na Suíça
    (Por Lusa) Grande quantidade de fósseis foi descoberta nas camadas sedimentares, conhecidas como massa marinha superior.
    LEIA MAIS em www.cmjornal.pt


    Vulcanismo
Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai
    Erupção de janeiro de 2022 deste vulcão próximo a Tonga soprou ventos até a borda do espaço, a linha de Karman, que define a fronteira entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral.
    LEIA MAIS em earthsky.org

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Karymsky na Rússia, Nishino-Shima e Suwanose-Jima no Japão, Manam em Papua Nova Guiné, Krakatau e Dukono na Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 17, na costa leste de Honshu, Japão (5,2 graus), e no mar do Timor (5,0).
    Dia 18, dois no sul das Ilhas Mariana (5,4 e 5,0 graus), na costa leste de Honshu, Japão (5,6), nas Ilhas Rat, Alasca (5,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 17, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,6 graus).
    Dia 18, na região de Masbate, Filipinas (4,6 graus), na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,7), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,7), em Tarapaca, Chile (4,7), e no norte da dorsal Pacífico-Leste (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Soldados ucranianos encontram artefatos arqueológicos durante escavação de trincheiras em Odessa


    Ciência espacial
Novo programa da NASA une cientistas para investigar passado da vida na Terra
    (Por Danielle Cassita) O projeto "LIFE: Early Cells to Multicellularity" tenta aprender como procurar vida em outros planetas. Para tanto, tem de entender a origem e a evolução da vida na Terra.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Afetado por poeira de Marte, robô da NASA fica sem energia e vai encerrar missão
    (Por Louise Bragado) O InSight foi o primeiro robô da agência espacial a ser enviado ao Planeta Vermelho e detectou fenômenos importantes, como os terremotos que acontecem em solo marciano.
    LEIA MAIS em epocanegocios.globo.com


    Asteroides
Mais de mil asteroides são descobertos em antigas imagens do Hubble
    (Por Leo Caparroz) Esforço popular ajudou a identificar objetos não identificados em antigos registros feitos pelo telescópio.
    LEIA MAIS em super.abril.com.br


    Conhecimento
Atlas de Rochas Ornamentais do estado da BA
    Será lançado em evento promovido pelo SGB-CPRM no dia 31 de maio, às 15h00. O documento conta com 118 rochas distintas e serve como portfólio para o segmento de rochas ornamentais da BA, que é um dos maiores do país.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Eventos
4º edital do Módulo Startups do Programa Petrobrás Conexões para Inovação

7º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração e Feira da Indústria da Mineração (BRASMIN)
    Estes dois eventos acontecem entre os dias 24 e 26 de maio e reunirão representes do setor em Goiânia.
    LEIA MAIS em brasil61.com


    Extra
Cenário de importação de fertilizantes muda

A mineração e a comunidade


Notícias em 17/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *