26 de abril de 2022

Notícias em 26/04/2022

Assuntos do dia:
economia, mineração, danos, petróleo, produção, mercado, energia alternativa, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, conhecimento, eventos e outros.

Buraco das Araras
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Buraco das Araras, com área de 29 hectares, localiza-se na Fazenda Alegria, no município de Jardim, MS, no extremo sul da Serra da Bodoquena. É uma grande dolina de abatimento situada no campo de dolinas Núcleo Curé. É uma zona de recarga de aquífero cárstico, sempre muito suscetível a contaminação por agentes poluidores. Faz parte da unidade geomorfológica Baixada Paraguaia, subunidade Planalto dos Alcantilados, estando contida na grande planície arenosa resultante da pediplanação dos arenitos da Formação Aquidauana. O Planalto dos Alcantilados é uma feição esculpida nos sedimentos devonianos e permo-carboníferos da Bacia do Paraná, distribuindo-se desde o vale do Rio Apa até o norte do estado do MS. A Província Espeleológica da Serra da Bodoquena, com 4.660 km2, está distribuída nas regiões do Planalto da Bodoquena e nas morrarias próximas a Corumbá. A Serra da Bodoquena é um estreito planalto, com 200 km de comprimento e largura variando de 10 a 70 km, que faz parte da unidade geotectônica Faixa de Dobramentos Paraguai. É formada em sua maioria de calcários e dolomitos, com relevo cárstico característico, marcante no Buraco das Araras. Este nome, obviamente, tem origem nas araras que nidificam no local. A região da dolina faz parte do Bioma do Cerrado, caracterizado por extensas formações de savanas.
(Crédito da imagem: Agência São Jorge - fonte)

    Economia
Balança comercial brasileira tem superávit de US$ 19,26 bilhões no ano, até quarta semana de abril
    Na Indústria Extrativa, aumentaram principalmente as compras de fertilizantes brutos, exceto adubos (+144,3%), carvão, mesmo em pó, mas não aglomerado (+56,2%) e gás natural, liquefeito ou não (+87,9%).
    LEIA MAIS em www.paranacooperativo.coop.br


    Mineração
Quedas de produção e redução de compras da China afetam desempenho da indústria mineral no 1º trimestre
    A China, principal compradora de minérios do Brasil, reduziu em 31% as importações no 1º trimestre de 2022, na comparação com o 1º trimestre de 2021, e em 29%, em relação ao 4º trimestre de 2021.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Setor de mineração deve se recuperar no 2º trimestre
    (Por Artur Horta) O Ibram acredita que o arrefecimento de casos de Covid na China vá trazer um reaquecimento de demanda, o que favorecerá a mineração.
    LEIA MAIS em tc.com.br


    Danos e reparos
Relatório do SGB-CPRM aponta 13 pontos de alto risco em cânions do Rio São Francisco
    (Por Carlos Madeiro) os principais riscos identificados foram os da chamada movimentação gravitacional de massa, além de um possível destacamento de rochas.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Petróleo
Eneva e Alvopetro notificam ANP sobre reserva de gás natural nas bacias de Parnaíba e Recôncavo
    (Por Ruth Rodrigues) Com esta descoberta, a Eneva e a Alvopetro se reúnem com a ANP para debater uma possível exploração do recurso para expandir o segmento no Brasil.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Produção de petróleo e gás da Petrobras sobiu 1,9% em março
    (Por Estadão Conteúdo) A produção de petróleo e gás natural da Petrobras subiu 1,9% em março contra fevereiro, para 2,75 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), revela a ANP.
    LEIA MAIS em www.dinheirorural.com.br

Eneva encontra indícios de petróleo e gás natural em poço na Bacia do Amazonas


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro

Mercado do ferro


    Energia alternativa
Prefeitura de Manaus anuncia projeto de instalação de painéis de energia solar na cidade

Ambev e Budweiser lançam "The Energy Collective"


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Anak Krakatoa

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ibu na Indonésia, Ruapehu na Nova Zelândia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz a Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 4,5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 25, no sul do Alasca (4,6 graus), em Java, Indonésia (4,5) e em Taiwan (4,5).
    Dia 26, nas Ilhas Santa Cruz (4,7 graus), na região de Fiji (4,8), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,6), no leste das Ilhas Kuril (4,8), em Java, Indonésia (4,7), e na região de Tonga (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Ruínas de templo de Zeus são descobertas na Península do Sinai, no Egito
    Restos de santuário dedicado ao deus grego estão no sítio arqueológico de Tell el-Farma e incluem enormes blocos de pedra provenientes de uma escada usada por fiéis.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Ciência espacial
Rochas indicam “origem violenta” de Marte
    (Por Rafael Arbulu e André Lucena) Novo estudo aponta para a possibilidade do planeta vermelho ter nascido em um momento bastante conturbado da história do espaço.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Mapeamento mostra em detalhes os núcleos ativos de 170 galáxias
    (Por Gabriel Gama Teixeira) Projeto Diving 3D foi realizado por uma colaboração entre cientistas brasileiros e se destaca pela alta resolução dos dados.
    LEIA MAIS em jornal.usp.br

Ciclos sazonais podem estar por trás da paisagem de Titã, lua de Saturno
    (Por Danielle Cassita e Rafael Rigues) Ela pode ter as dunas e outras formações de sua paisagem esculpidas através de processos que criam substâncias baseadas em hidrocarbonetos, formando areia ou rochas.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Tecnologia
Cientistas desenvolvem novo filtro capaz de purificar água usando apenas energia solar como fonte de alimentação

Conheça a turbina que aproveita a água dos rios para produzir energia limpa

Empresa especialista em fabricação de polímeros, utilizados na indústria de plásticos, afirma usar produtos de 100% fontes de energia renováveis
    (Por Daiane Souza) A Radici Plásticos tem procurado por oportunidades de construir e neutralizar todas as suas emissões de plástico no meio ambiente.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Produção industrial de hidrogênio através de membranas cerâmicas de prótons


    Conhecimento
MME e EPE lançam segundo informe técnico da série "O papel das cidades no uso da energia"
    O documento aborda as iniciativas que o ambiente urbano pode realizar para contribuir com a atual transição do sistema energético rumo a uma economia de baixo carbono.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Eventos
Ibram recebe comitiva de empresas da Nova Zelândia
    Empresários neozelandeses e representantes da embaixada da Nova Zelândia no Brasil visitaram o escritório do Ibram, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira, 25/04, principalmente como uma oportunidade para estabelecer conexões entre o mercado mineral dos dois países.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Programa Mining Lab Beginnings
    Estão abertas inscrições para este programa com o desafio de apoiar a agenda ESG e desenvolver uma rota tecnológica, sustentável e econômica para transformar o lodo neutro em um novo produto.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Nuclear Summit 2022
    (Por Davi de Souza) Neste evento, especialistas opinam que o Brasil reúne todas as condições para tornar-se um importante exportador de combustível nuclear no futuro.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Extra
A mineração e a comunidade

A etimologia do nome "jurássico"

A guerra na Ucrânia
    (Por Francisco Laranjeira) A Alemanha pretende encontrar alternativa ao petróleo russo dentro de dias e faz crescer a possibilidade de um embargo europeu.
    LEIA MAIS em multinews.sapo.pt


Notícias em 25/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *