6 de abril de 2022

Notícias em 06/04/2022

Assuntos do dia:
projeto, petróleo, mercado, gestão pública, fiscalização, energia alternativa, geologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, eventos, vagas e outros.

Kynance Cove
Esta é uma enseada no lado leste de Mount's Bay, na Cornualha, Inglaterra, situada na península de Lizards. A geologia da Cornualha consiste tipicamente em ardósias pretas dobradas e granitos em blocos cinza pálido. Em Kynance Cove, no entanto, os penhascos são compostos de rochas verde-escuras e vermelhas, polidas por milhares de anos pelas ondas do Mar Celta. As rochas do complexo Lizards representam um fragmento ou fatia de componentes continentais e oceânicos que foram empurrados por obducção sobre rochas mais jovens. As rochas de Kynance Cove correspondem a peridotitos do manto superior, que foram serpentinizados pelo processo de alteração hidrotermal da água do mar. Este processo produz minerais argilosos como lizardita, saponita e crisotila. Outros minerais formados são clorita, tremolita e talco e são todos produzidos a partir da quebra dos minerais ferromagnesianos olivina e piroxênio. O ferro derivado da alteração hidrotermal desses minerais forma goethita e hematita. O peridotito em Kynance constitui a base da sequência ofiolítica de Lizards. Os serpentinitos multicoloridos que ocorrem na região lembram uma pele de cobra ou lagarto e daí vem o nome lizards ("lagartos"). A variedade de tipos de rochas em Lizards também produz uma ampla gama de cores nos seixos da praia. A região é desprovida de muitos altos topográficos com o relevo predominantemente sendo resultado de uma superfície de erosão antiga. Devido à natureza tóxica da serpentinita para a vegetação, a área possui uma flora distinta de plantas de crescimento lento. Esta enseada se tornou popular no início da era vitoriana, com muitos visitantes ilustres, incluindo a rainha Victoria e o príncipe Albert, além do poeta Alfred Tennyson.
(Crédito da imagem: Andy Wright - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Projeto
Sigma Lithium inicia obras civis em grande projeto brasileiro
    (Por Cecília Jamasmie) Foi concluída a construção da base da planta de produção para a Fase 1 de seu projeto de lítio Grota do Cirilo no Brasil, o maior depósito de lítio de rocha dura das Américas.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Petróleo
ANP realiza 3º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão em 13 de abril
    Estarão em oferta 14 setores de blocos exploratórios de sete bacias: Santos, Pelotas, Espírito Santo, Recôncavo, Potiguar, Sergipe-Alagoas e Tucano.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Petrobras encerra março com nível de utilização das refinarias em 91%
    A Petrobras informa que está produzindo o máximo possível dentro de condições seguras, sustentáveis e econômicas.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Gestão pública
Audiência pública da ANP debate aprimoramentos em regras para medição da produção de petróleo e gás
    O Regulamento Técnico de Medição de Petróleo e Gás Natural (RTM), elaborado pela ANP em conjunto com o Inmetro, traz requisitos aplicáveis aos sistemas de medição de instalações de produção e transporte de petróleo e gás natural.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Fiscalização
PF faz ação contra suspeitos de receptar ouro de garimpos clandestinos


    Energia alternativa
Brasil entra para o ranking dos 15 maiores produtores de energia solar

Engenheiro brasileiro desenvolve combustível a partir de tucupi e energia solar no Pará

Grupo Wärtsilä inaugura no Nordeste o primeiro centro de reparos de turbinas eólicas da América Latina
    (Por Valdemar Medeiros) O objetivo é diminuir os custos de exportação das caixas de turbinas eólicas para centros especializados localizados na Europa.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Santos Brasil já utiliza 100% de energia limpa em todas as suas operações


    Geologia
O lugar onde a Terra nasceu
    O hélio-3 criado pelo Big Bang que ainda existe no núcleo da Terra forneceu dados fundamentais com os quais foi possível descobrir qual era o verdadeiro ambiente em que nosso mundo se formou.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão São Jorge
    Esta ilha vulcânica dos Açores foi atingida por aproximadamente 27 mil pequenos tremores por mais de 15 dias, mas até agora são todos de origem tectônica e não vulcânica.
    LEIA MAIS em umsoplaneta.globo.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismo no MT

Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 05, na costa leste de Honshu, Japão (5,4 graus), no sul das Ilhas Fiji (5,1), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,7) e na fronteira Sichuan-Guizhou, China (5,2).
    Dia 06, nas Ilhas Nicobar, região da Índia (5,5 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 05, em Samar, Filipinas (4,6 graus), e dois em Salta, Argentina (ambos de 4,6).
    Dia 06, em Java, Indonésia (4,8 graus), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,8), em Halmahera, Indonésia (4,5), em Guerrero, México (4,5), no mar de Molucca (4,7) e na costa de Sucre, Venezuela (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Escavações no Iraque revelam mais de 140 relíquias


    Ciência espacial
Magma ainda ativo no manto de Marte seria responsável por abalos sísmicos
    (Por Wyllian Torres) São descobertos 47 "martemotos" (tremores sísmicos em Marte) que, até então, haviam passado despercebidos entre os dados da sonda InSight.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Tecnologia
Bateria de vanádio para armazenar energia elétrica em larga escala
    Os cientistas desenvolveram um protótipo de bateria de fluxo redox de vanádio de 10 quilowatts (kW) para demonstrar sua viabilidade como um sistema de armazenamento de energia elétrica em larga escala, especialmente voltado para energias renováveis, como a solar.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Eventos
EXPOSIBRAM 2022
    O principal evento do setor mineral brasileiro volta ao formato presencial. Acontece entre os dias 12 e 15 de setembro em Belo Horizonte, MG.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Workshop The Deep and Ultra-Deep Waters of the Equatorial Margin Of Brazil – The Last Untapped Frontier in the Equatorial Atlantic

Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária da Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO

XXVII Assembleia Geral da Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos (ASGMI)
    Na abertura deste evento, ontem (05/04), o MME destacou a importância do conhecimento geológico para a mineração e sua essencialidade na resposta dos desafios climáticos atuais.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Primeiro evento da série de debates "Conhecer, Responder e Inovar – A transição energética no ecossistema marítimo"


    Vagas
Oportunidades para professores


    Extra
A mineração e a comunidade

A guerra na Ucrânia
    Tanto a China quanto a Índia estão repensando suas estratégias de compra em larga escala, pois há descontos substanciais no preço do Brent russo.
    LEIA MAIS em br.investing.com
    (Por AFP) UE terá que impor sanções "cedo ou tarde" ao petróleo e gás da Rússia, afirma presidente do Conselho Europeu, ao denunciar "crimes contra a humanidade".
    LEIA MAIS em www.em.com.br


Notícias em 05/04/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *