7 de março de 2022

Notícias em 07/03/2022

Assuntos do dia:
mercado, fiscalização, energia alternativa, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides e outros.

Spanish Peaks
Os Spanish Peaks estão localizados a sudoeste de Bozeman, em Montana, EUA, no extremo norte da área de Lee Metcalf Wilderness. Não se sabe como estas montanhas receberam o nome de "Picos Espanhóis", mas é provável que tenham sido batizadas por garimpeiros que se deslocaram desde o México para o norte no território americano. A maior parte da área consiste em rochas metamórficas pré-cambrianas que, ao longo do seu limite sudoeste, estão em contato com rochas sedimentares paleozoicas e mesozoicas dobradas. A topografia da região é acidentada, com altitudes que variam de 1.828 metros (nas proximidades do rio Gallatin) a 3.357 metros (no pico Gallatin). Os altos cumes são formados por gnaisse de 1.6 bilhão de anos. Eles se elevaram ao longo de uma linha de falha que se estende a sudeste dos "Picos Espanhóis" até a Cordilheira Gallatin. Um desfiladeiro estreito, por onde corre o rio Gallatin, separa essas duas cordilheiras. Os afloramentos arqueanos da área de Spanish Peaks podem ser divididos em pelo menos dois terrenos metamórficos distintos de alto grau que são caracterizados por diferenças na litologia, no grau de metamorfismo e no estilo estrutural: o Gallatin Peak Terrane (GPT) e o Jerome Rock Lakes Terrane (JRLT). O GPT consiste em paragnaisses tonalíticos, metapelitos contendo cianita e anfibolitos intercalados. Este pacote supracrustal foi intrudido por diques e soleiras gabróicas e por um conjunto de granitóides. O JRLT consiste em paragnaisses de K-feldspato com desenvolvimento localmente extensivo de migmatitos anatéticos, metapelitos portadores de silimanita e granulitos de transição intercalados. GPT e JRLT são justapostos ao longo de uma zona de cisalhamento dúctil. Os estilos plutônicos, metamórficos e estruturais nos "Picos Espanhóis" são surpreendentemente semelhantes à configuração da Cordilheira Fanerozóica do sudeste do Alasca e do norte da Colúmbia Britânica.
(Crédito da imagem: Rick e Susie Graetz - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobalto e do lítio


    Fiscalização
Ibama destrói máquinas e acampamento em garimpo ilegal
    Ação ainda não foi confirmada pelo órgão, mas trabalhadores da área relataram que tudo ocorreu neste domingo em Itaituba, município do oeste paraense.
    LEIA MAIS em dol.com.br


    Energia alternativa
O futuro sustentável da humanidade pode ser fortalecido através da promissora energia híbrida
    (Por Roberta Souza) Por meio da junção de diversas fontes, a energia híbrida ganha destaque entre pesquisadores por contribuir para uma sociedade mais sustentável.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Bactérias do solo revelam que leva cerca de 40 anos para reabilitar antigas minas
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) Pesquisadores da Flinders University estão usando o sequenciamento de alto rendimento do eDNA do solo para rastrear o progresso e prever prazos para a recuperação pós-mineração, observando padrões nas comunidades microbianas do solo.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Geologia
Explosão Cambriana alterou a composição química do manto terrestre
    Há 500 milhões de anos, uma enorme variedade de animais evoluiu – e também levou o carbono a ser enterrado no fundo do mar e, finalmente, transportado para o manto do planeta.
    LEIA MAIS em umsoplaneta.globo.com


    Paleontologia
Fóssil mostra que os corpos modernos de tuatara apareceram no período jurássico e mudaram pouco em 190 milhões de anos

Um elo perdido na evolução dos crocodilos?
    Um conjunto de fósseis de arcossauros de 240 milhões de anos desenterrados na Tanzânia na década de 1960 foram formalmente reconhecidos como pertencentes a uma espécie distinta de todas as espécies conhecidas anteriormente.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Cerro Hudson na Argentina.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos no CE

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 06, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (6,0 graus).
    Dia 07, na dorsal Meso-Indiana (5,0 graus) e na região de Fiji (6,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas


    Ciência espacial
A distância mais curta entre dois buracos negros supermassivos
    As observações indicam a existência de um par de buracos negros supermassivos que orbitam um ao outro mais de perto do que qualquer outro par de seu tipo.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
Meteoro que explodiu na Rússia em 2013 pode ter ajudado a criar a Lua
    (Por Felipe Mendes) O meteoro de Chelyabinsk teria sofrido dois impactos, um há cerca de 4,5 bilhões e outro há aproximadamente 50 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.uol.com.br


    Tecnologia
Método revolucionário para extrair hidrogênio da água usando alumínio
    A abundância do hidrogênio e suas características significam que usá-lo em células de combustível para gerar eletricidade ou como parte de outros dispositivos de energia pode ser decisivo para que o mundo abandone definitivamente as energias sujas.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 06/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *