6 de março de 2022

Notícias em 06/03/2022

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, produção, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, asteroides e outros.

Serra das Paridas
A Serra das Paridas está incluída em uma formação geológica denominada Morro do Chapéu, no município de mesmo nome, e se estende nos territórios de Utinga, Lençóis, Palmeiras, entre ouros, na BA. O Complexo Arqueológico Serra das Paridas forma um conjunto de ocorrências arqueológicas de ocupação humana pré-colonial. Há espaços abrigados e paredões que foram utilizados como suportes para pinturas. A estrutura geológica se caracteriza por afloramentos estratificados, com áreas abrigadas e formas de bases estreitas semelhantes a cogumelos. A rocha é um arenito silicificado, de granulometria muito fina, de cor arroxeada e nuances róseas. Os acamadamentos areníticos e os grandes blocos foram erodidos provocando reentrâncias desiguais. Como vestígios de presença humana há pinturas desgastadas, fragmentos de ossos de pequenos animais, alguns deles com marcas de fogo, concentração de fragmentos de carvão, objetos líticos lascados e outros vestígios. O nome Serra das Paridas é justificado por vários desenhos de mulheres grávidas em posição de cócoras.
(Crédito da imagem: mapio - fonte1 - fonte2)

    Mineração
O estado da BA é um dos principais produtores de famosas rochas ornamentais do país


    Petróleo
Petrobras fecha contrato de US$ 2 bi para cessão parcial do Pré-Sal
    (Por BP Money) Corresponde a 5% de sua participação no contrato de partilha de produção do volume excedente da cessão onerosa para o campo de Búzios, no Pré-Sal da Bacia de Santos.
    LEIA MAIS em www.metropoles.com


    Produção
Empresas brasileiras pagaram dividendos recordes em 2021


    Geologia
Estudos do SGB-CPRM apontam cenários para diminuir a dependência externa de fertilizantes
    A necessidade de importação pode cair de 97% para 48% até 2050. Foram localizados na Bacia do Amazonas novas ocorrências que ampliaram em 70% a potencialidade sobre depósitos de sais de potássio.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Paleontologia
Ossos humanos da Idade da Pedra são examinados com novo método forense

Novo estudo sobre o Tiranossauro rex agitou a paleontologia

Fósseis ajudam cientistas a identificar o continente perdido Balkanatolia
    (Por Margaret Osborne) Os pesquisadores originalmente esperavam descobrir por que fósseis distintos desenterrados nos Bálcãs e na Turquia eram inconsistentes com outros ossos encontrados na Europa e na Ásia.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Longila em Papua Nova Guiné, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 05, dois em Sumatra do Norte, Indonésia (5,5 e 5,1 graus), e em Tonga (5,0).
    Dia 06, nas Ilhas Ryukyu, Japão (5,1 graus), no sul das Ilhas Fiji (5,0), em Oaxaca, México (5,5), nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,1), e em La Rioja, Argentina (5,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 05,na fronteira China-Laos (4,5 graus), em Halmahera, Indonésia (4,8), em Tonga (4,5) e em Kepulauan, Indonésia (4,8).
    Dia 06, na região do Arquipélago dos Açores (4,7 graus), na região de Taiwan (4,5), na costa e Guerrero, México (4,5), e na região do Lago Edward, Uganda (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Arqueólogo amador afirma ter descoberto as ruínas de uma antiga civilização na costa de St. Bernard Parish, em Louisiana, EUA

Construções de 8.500 anos foram descobertas nos Emirados Árabes Unidos
    As estruturas que foram desenterradas são "divisões circulares simples", com paredes de pedra, que ainda estão preservadas a uma altura de quase um metro.
    LEIA MAIS em cnnportugal.iol.pt


    Asteroides
Machine Learning identifica áreas ricas em meteoritos na Antártida
    (Por Katherine Kornei) Um novo algoritmo sugere que apenas uma pequena fração dos meteoritos presentes na superfície do Continente Branco foi recuperada até o momento.
    LEIA MAIS em eos.org


    Tecnologia
CBMM prevê investimentos de R$ 278 milhões em 2022


    Extra
Alguns efeitos da guerra na Ucrânia
    União Europeia quer sair da dependência do petróleo, gás e carvão russos. Diversificar as fontes, melhorar a eficiência energética e investir em renováveis são prioridades para a União Europeia.
    LEIA MAIS em www.tveuropa.pt


Notícias em 05/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *