28 de fevereiro de 2022

Notícias em 28/02/2022

Assuntos do dia:
mercado, energia alternativa, geologia, terremotos, vulcanismo e ciência espacial.

Pico de Pedra Aguda
Este pico, com cerca de 250 m de altura, está localizado em Aracoiaba, no CE. Está situado na parte central do Complexo Gabro-Diorítico Anelar de Pedra Aguda, encontrado na porção nordeste do CE. Este complexo pertence à unidade precambriana de Rochas plutônicas granulares, que engloba rochas granitóides, sienitos e rochas gabróides. Estas últimas bem representam o complexo, que apresenta na sua zona de borda litologias de composição básica a intermediária, principalmente gabros e dioritos, enquanto que a parte central é predominantemente de composição granítica. Está inserido no Sistema de Dobramentos Jaguaribano e seu metamorfismo tem idade superior a 590 milhões de anos. O pico da Pedra Aguda é formado por granito de coloração cinza clara, de granulação média. É composto essencialmente por microclina, quartzo, plagioclásio e biotita, que se encontra orientada. Tem ainda, como constituintes acessórios, minerais opacos, epidoto e rutilo. Ele serviu muitas vezes de orientação para viajantes e mesmo para navegantes em alto mar. Sua rocha, devido à composição, emite cores radiantes de dia e luzes fluorescentes à noite, inspirando histórias sobrenaturais. Ela também emite sons que se tornaram místicos. Uns afirmam ser vozes de reis, sons de instrumentos musicais ou o choro de uma princesa. Aliás, há uma lenda local que diz que, na gruta "Olho do Macaco" (localizada no lado leste do Pico de Pedra Aguda), há uma princesa encantada prisioneira que é vigiada dia e noite por uma grande fera. Esta princesa vive aguardando que um herói escale o Pico de Pedra Aguda, vá até a gruta, mate a fera e case com ela. Assim, ele iria herdar uma corrente de ouro de incalculável valor que liga a Pedra Aguda à Serra do Tamanco, distante uns 12 km. Enquanto, alguns estimam que cada elo da tal corrente deve conter 5 kg de ouro, outros acreditam que, se houver riqueza na região, ela deve ser encontrada no Distrito Grafitífero Aracoiába-Baturité.
(Crédito da imagem: Rnissille - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Mercado
Mercado do petróleo


    Energia alternativa
Pesquisadores do Japão desenvolvem nova técnica eficiente de síntese de amônia

Bilionário de mineração australiano investirá US$ 2,2 bilhões em projeto de energia renovável


    Geologia
Balcanatólia, o continente esquecido
    O território desse antigo continente se encontra hoje essencialmente na região dos Balcãs e na Anatólia. A Balcanatólia já teve uma fauna muito específica, mas esta foi posteriormente substituída pela de outras massas continentais quando se ligou a elas e deixou de ser seu próprio continente.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Dukono na Indonésia, Kilauea no Havaí, Great Sitkin no Alasca, Fuego na Guatmala, Telica na Nicarágua, Nevado del Ruiz na Colômbia e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 27, a leste das Ilhas Kuril (5,1 graus).
    Dia 28, na costa de Bio-Bio, Chile (5,7 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,2) e no norte da dorsal Meso-Atlântico (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 27, dois na costa de Hokkaido, Japão (4,7 e 4,6 graus), a leste das Ilhas Kuril (4,6), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,5), na costa leste da Ilha Norte, Nova Zelândia (4,7), a sul de Xinjiang, China (4,8), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,6), e no sudoeste de Sakha, Rússia (4,7).
    Dia 28, na costa de Bio-Bio, Chile (4,7 graus), em Antofagasta, Chile (4,5), na região de Fiji (4,6) e a leste das Ilhas Kuril (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Planetas "alienígenas contaminam" estrelas anãs com rochas semelhantes às que são encontradas na Terra
    Ao analisar os restos desintegrados de mundos distantes consumidos por suas estrelas, um estudo descobriu que pelo menos alguns exoplanetas rochosos podem ter interiores semelhantes aos da Terra e de Marte.
    LEIA MAIS em www.metroworldnews.com.br

Curiosity registra pequena "flor mineral" em Marte
    (Por Flavia Correia) A equipe do rover relatou que a descoberta tem estruturas delicadas, tendo se formado por minerais precipitados de água.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


Notícias em 27/02/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *