Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

27 de fevereiro de 2022

Notícias em 27/02/2022

Assuntos do dia:
mineração, danos, mercado, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo e ciência espacial.

O castelo do sill
O Castelo Stirling está localizado em Stirling, na Escócia, no Castle Hill, um monte íngreme de origem vulcânica constituído pelo Sill Stirling, uma grande intrusão de composição quartzo-dolerítica. Este sill se encontra subjacente em grande parte da Escócia central. Em alguns locais assume características de dique. Tem idade carbonífera tardia ou mais provavelmente permiana, pois é encontrado com frequência associado a estratos de carvão. Em posição dominante no topo do maciço rochoso, o Castelo Stirling é cercado em três lados por escarpas íngremes, o que lhe confere forte estrutura defensiva. É considerado um dos maiores e mais expressivos castelos do país, tanto pela sua arquitetura quanto pela sua história. Sua localização é estratégica nas margens do Rio Forth, um ponto de encontro entre as Terras Baixas e as Terras Altas. Esta localização foi guardada pelo castelo até à década de 1930. Desempenhou importante papel na história da Escócia desde os primeiros tempos, tendo sido sitiado e atacado diversas vezes. Das suas muralhas visualizam-se as planícies onde se travaram batalhas que decidiram os destinos do reino escocês, durante as Guerras da Independência, que foram guerras civis entre os escoceses, bem como na luta entre a Escócia e a Inglaterra. Em tempos de paz, a realeza escocesa vinha a Stirling para desfrutar de seus confortos, da caça soberba e da corte, estabelecendo ali frequentemente o centro do governo. Atos infames ocorreram no Castelo Stirling, como o assassinato do conde de Douglas por James II. No entanto, foi também a casa de infância de algumas das pessoas mais famosas da história escocesa e britânica, como Mary Queen of Scots e James VI. Tudo sobre um sill.
(Crédito da imagem: Andrew Shiva - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mineração
Empresas investem em tecnologias para ampliar a produção mineral e proteger o meio ambiente


    Danos e reparos
Russos explodem depósito de petróleo


    Mercado
Mercado de commodities e energia


    Energia alternativa
Projeto "Litro de Luz" utiliza materiais recicláveis e energia solar para levar iluminação às comunidades mais isoladas do Brasil
    (Por Valdemar Medeiros) Este projeto é parte de um programa que surgiu em 2011 nas Filipinas, conhecido como "Global Liter of Light", que entretanto recebeu inspiração de uma técnica criada por mecânico brasileiro ainda em 2002.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Paleontologia
Cientistas anunciam nova espécie de espinossauro descoberta em Portugal
    Pesquisadores da Universidade Nova de Lisboa encontraram evidências de que um grupo de fósseis encontrados há 23 anos no país são restos de uma nova espécie.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

O caso de um dinossauro que, 50 anos após a descoberta de seus primeiros fósseis, revelou sua verdadeira aparência
    (Por Francesc Gascó-Lluna) O Deinocheirus mirificus, com restos tão fragmentados encontrados no deserto de Gobi, impediu reconhecimento adequado por muito tempo.
    LEIA MAIS em www.muyinteresante.es


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 26, em Tonga (4,5 graus), no sul das Ilhas Mariana (4,8), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8), na região de Fiji (4,5), em Sumatra do Norte, Indonésia (4,7), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7), e no mar de Ceram, Indonésia (4,8). Dia 27, no sul de Xinjiang, China (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Astrônomos identificam planeta da vida real com dois sóis – como "Tatooine" de Star Wars
    O planeta Kepler-16b está a cerca de 245 anos-luz da Terra, é um gigante gasoso e tem aproximadamente o tamanho de Saturno.
    LEIA MAIS em scitechdaily.com


Notícias em 26/02/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *