22 de fevereiro de 2022

Notícias em 22/02/2022

Assuntos do dia:
economia, danos, petróleo, mercado, gestão pública, geologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos e outros.

Cânion Providence
Este cânion faz parte do Parque Estadual do Cânion Providence, criado em 1971. Conhecido como "Pequeno Grand Canyon da Geórgia", está localizado na chamada Planície Costeira da Geórgia, EUA. Ainda que o crescimento de pinheiros e outras vegetações tenham contribuído para estabilizar o solo, o Cânion Providence continua sofrendo erosão, principalmente com as chuvas tendo escoamento superficial e subterrâneo. No entanto, tudo se iniciou a pouco mais de 150 anos a partir da mão humana em campos arados com práticas inadequadas de manejo do solo. Quando esta região foi colonizada no início de 1800, a maior parte da floresta original foi desmatada para agricultura. As ravinas, com a falta de vegetação, gradualmente se alargaram e se aprofundaram até formar o cânion que se vê hoje. A litologia presente faz parte das formações Providence e Clayton. A primeira tem, na base, o Membro Perote, mais resistente à erosão e exposto no fundo do cânion. É constituído por arenito cinza-acastanhado a cinza-escuro, incluindo silte e argila, além de mica. Acima do Perote, ainda pertencente à Formação Providence, encontra-se o Arenito Providence, que contém algum caulim, apresentando cores que variam do branco ao bege e até salmão. São encontradas aqui estratificações cruzadas. A Formação Clayton é constituída por argilito arenoso vermelho-alaranjado e está exposta nas proximidades do topo do cânion. Na base desta formação, é encontrada uma camada de minério de ferro, que já sofreu extração. No contato entre as duas formações há uma discordância, constituída por uma superfície erosiva que indica flutuação do nível do mar. Com nível elevado, houve deposição, enquanto que, com o nível baixo, aconteceu erosão. As camadas de sedimentos do cânion foram depositadas entre 86 milhões e 65 milhões de anos atrás. São encontrados restos fossilizados de organismos marinhos em algumas camadas. As cores do Cânion Providence se devem ao ferro (vermelho), limonita (amarelo) e manganês (roxo).
(Crédito da imagem: Alexander Lerch - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Economia
Superávit comercial brasileiro chega a US$ 2,548 bilhões em fevereiro
    No setor mineral, os destaques foram para os crescimentos no caso dos minérios de cobre e seus concentrados (59,0%) e dos óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos crus (77,8%).
    LEIA MAIS em monitordomercado.com.br


    Danos e reparos
SGB-CPRM investe em pesquisas na área de geologia ambiental para ajudar a entender os desastres ocorridos no país.
    O SGB-CPRM atua em várias áreas relacionadas à geologia ambiental e vem, cada vez mais, investindo em estudos sobre o tema.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Petróleo
FPSO Cidade de Itajaí completa nove anos de operação e atinge 1 milhão de m³ de petróleo produzidos na Bacia de Santos
    (Por Flavia Marinho) Esta marca, obtida desde o afretamento com a australiana Karron, reforça o histórico de sucesso da Altera&Ocyan, proprietária do ativo
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Produção de petróleo aumenta significativamente neste início de ano e volta a ficar acima de 3 milhões de barris por dia

TotalEnergies anuncia grande descoberta de petróleo e gás na costa do Suriname

ExxonMobil iniciou perfuração de poço pioneiro na Bacia de Sergipe-Alagoas


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do minério de ferro

Mercado do cobre

Mercado do níquel

Mercado do ouro


    Gestão pública
Resolução da ANM consolida os atos normativos que dispõem sobre Segurança de Barragens de Mineração no Brasil
    Entre outras coisas, esta resolução delimita as situações em que as barragens de mineração entram em condição de alerta e de emergência.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Audiência pública da ANP debate estudo relativo à delimitação de campo
    O tema foi o relatório da análise de impacto regulatório (AIR) que estuda possíveis aprimoramentos à Resolução ANP n° 17/2015, relacionados aos critérios para delimitação de campo produtor de petróleo e gás natural.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Geologia
Um continente esquecido há 40 milhões de anos pode ter sido redescoberto
    O Balkantolia fica entre Europa, África e Ásia e era o lar de animais exóticos, tendo aberto caminho para que mamíferos asiáticos colonizassem o sul da Europa.
    LEIA MAIS em www.pedrapequena.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Etna
    (Por France Presse) Este vulcão da Itália arremessa coluna de fumaça no céu da Itália e aeroporto é fechado.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Vulcão Popocatepetl
    (Por Jaime Zambrano) Este vulcão mexicano continua registrando exalações com vapor d'água, gases e pequenas quantidades de cinzas que se dirigiram para nordeste.
    LEIA MAIS em www.msn.com

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Kilauea no Havaí, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabanacaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 21, no sul das Ilhas Mariana (5,1 graus), quatro na região de Flores, Indonésia (5,8, 5,3, 5,5 e 5,1), nas Ilhas Izu, região do Japão (5,0), e na região das Ilhas Balleny (6,3).
    Dia 22, em Jujuy, Argentina (6,0 graus), e na Islândia (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 21, em Salta, Argentina (4,5 graus), cinco na região de Flores, Indonésia (4,8, 4,8, 4,7, 4,8 e 4,9), em Hokkaido, região do Japão (4,5), na região de Fiji (4,9), na costa leste de Honshu, Japão (4,5), na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,5), e no sul de Qinghai, China (4,6).
    Dia 22, no sul de Xinjiang, China (4,6 graus), nas Ilhas Izu, região do Japão (4,6), dois na região de Flores, Indonésia (4,5 e 4,7), e nas Ilhas Fox, Alasca (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
"Júpiter quente" tem nuvens de ferro e chuva de gemas líquidas similares ao rubi
    (Por Daniele Cavalcante) O lado noturno do WASP-121b, um exoplaneta do tipo "Júpiter quente", foi observado pela primeira vez através do telescópio Hubble.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

As futuras missões espaciais podem ter novas opções abertas pela tecnologia nuclear

Buraco negro supermassivo escondido em um anel de poeira cósmica
    Esta descoberta confirmou as previsões feitas há cerca de 30 anos e está dando uma nova visão do que é conhecido como "núcleo galáctico ativo", que são fontes extremamente energéticas alimentadas por buracos negros supermassivos encontrados no centro de algumas galáxias.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Evento
IV Semana da Pós-graduação em Geologia


    Extra
Plataforma ampliada deu início à edição 2022 do Programa Integrar da Kinross
    Para que mudanças positivas voltadas para a transformação social aconteçam, é preciso união de forças, além de muita vontade e dedicação de diferentes atores da sociedade. Esse é o espírito que deu origem ao Programa Integrar.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias em 21/02/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *