21 de fevereiro de 2022

Notícias em 21/02/2022

Assuntos do dia:
danos, mercado, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia e asteroides.

Pedra da Cuca
A Pedra da Cuca, com 1.701 m de altitude, está localizada no bairro de Araras, em Petrópolis, no RJ. Seu nome vem da semelhança, em determinado ângulo, com o personagem de mesmo nome do Sítio do Pica Pau Amarelo. Pertence à Serra dos Órgãos, trecho da Serra do Mar na região central do RJ. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), com 20.024 hectares, apresenta relevo bastante acidentado com grande variação de altitude, entre 80 m a mais de 2.200 m. O sistema orográfico da Serra do Mar abrange os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé, constituído essencialmente de gnaisses granitóides da era Proterozóica, com idade estimada do período Pré-Cambriano A ou Superior Novo. Essas rochas gnáissicas ocorrem associadas a pequenos maciços de granitos antigos laurentianos compostos de microclina (alotriomorfa), albita-oligoclásio, quatzo e muscovita. Podem ocorrer, também, associações com migmatitos, rochas carbonáticas, xistos e quatzitos. Na região de Teresópolis, encontram-se esses granitos com granulação grosseira. Os gnaisses constituem-se em sua grande maioria de oligoclásio, biotita, hornblenda com variedades leucocráticas e hololeucocráticas. Estruturalmente, a região é bastante complexa, com falhamentos de grande extensão, escalonadamente combinados à erosão, determinando os limites bem definidos da Serra do Mar. Esta característica é conhecida como "frente dissecada do bloco falhado". A intensa migmatização e granitização das rochas da Serra dos Órgãos possivelmente foram associadas ao evento termotectônico do Ciclo Brasiliano (620 milhões de anos).
(Crédito da imagem: Trio Trilhas - fonte1 - fonte2)

    Danos e reparos
Nota sobre desastres e tragédias no Brasil
    Nos casos dos desastres relacionados a processos geológicos e hidrológicos mais recentes, fica muito claro e evidente a falta de planejamento de curto, médio e longo prazo em nosso país, além da total falta de articulação e inércia do atual Governo Federal.
    LEIA MAIS em www.febrageo.org.br


    Mercado
Mercado do petróleo


    Energia alternativa
Produtora de aço Gerdau amplia o uso de energia solar em onze de suas unidades comerciais
    (Por Valdemar Medeiros) São as unidades comerciais dos municípios de Barreiras (BA), Feira de Santana (BA), Juazeiro (BA), Caruaru (PE), Juazeiro do Norte (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Varginha (MG), Sinop (MT), Governador Valadares (MG) e Volta Redonda (RJ).
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Cientistas querem montar estação espacial de energia solar em órbita para ter acesso a energia renovável infinita, vinda do espaço
    (Por Valdemar Medeiros) O projeto chinês é construir uma usina solar espacial para fornecer eletricidade à Terra. Ele começará com um teste de protótipo em 2022.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Indústria eólica sofre com aumento de custos e problemas de suprimento
    Os ventos contrários acarretaram perdas de US$ 58 bilhões no valor de mercado das principais fabricantes de turbinas eólicas do mundo. O prazo de entrega de alguns componentes aumentou de cinco para 50 semanas.
    LEIA MAIS em climainfo.org.br


    Paleontologia
Fósseis de 120 milhões de anos são encontrados próximos à Muralha da China
    Paleontólogos analisaram crânios de seis espécimes de aves e descobriram dois novos gêneros extintos que viveram na mesma época que os dinossauros.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Fósseis de plantas encontrados nas Ilhas San Juan
    Como elas foram parar lá? Estes fósseis são de um gênero que se acreditava estar limitado ao Hemisfério Sul durante o período Cretáceo.
    LEIA MAIS em www.seattletimes.com

Penhasco em Vancouver, Colúmbia Britânica, está cheio de restos fossilizados de baleia
    Em alguns pontos, as falésias de arenito e os pedregulhos entre-marés são cravejados de conchas fósseis e pedaços de ossos fossilizados que datam de mais de 23 milhões de anos atrás.
    LEIA MAIS em www.smithsonianmag.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Fuego

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Turrialba na Costa Rica, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos em MG, CE e BA

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 20, na Península do Alasca (5,2 graus), na costa de Tarapaca, Chile (5,1), e dois em Mindanao, Filipinas (5,6 e 5,2).
    Dia 21, na região das Ilhas D'Entrecasteaux (5,2 graus), nas Ilhas Fox, Alasca (5,1), na Ilha Sul, Nova Zelândia (5,2), em Mindoro, Filipinas (5,3), na região de Guam (5,0) e na região de Bougainville, Papua Nova Guiné (5,2).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 20, na região do Timor (4,5 graus), na região das Ilhas Filipinas (4,7), na fronteira Panamá-Costa Rica (4,5), na costa da Costa Rica (4,6), na costa leste da Ilha Sul, Nova Zelândia (4,6), na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (4,8), nas Ilhas Kuril (4,6), dois em Mindanao, Filipinas (4,7 e 4,8), na Ilhas Norte, Nova Zelândia (4,5), e na costa sul de Honshu, Japão (4,5).
    Dia 21, na costa da América Central (4,7 graus), na costa leste de Honshu, Japão (4,6), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,9), na costa leste de Kanchatka, Rússia (4,5), e nas Ilhas Kuril (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
Asteroide de US$ 10 quintilhões pode ter menos ferro do que se acreditava
    (Por Aaron Reich) O 16 Psyche é um asteroide gigante que se pensava ser de ferro sólido e níquel. Mas novos estudos mostram que pode ser muito menos valioso do que se pensava.
    LEIA MAIS em www.jpost.com


    Tecnologia
Novos painéis solares revolucionários não precisam de luz solar para gerar energia
    (Por Joshua Hawkins) Para criar os painéis, foram utilizadas partículas luminescentes de resíduos de frutas e vegetais.
    LEIA MAIS em bgr.com


Notícias em 20/02/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *