18 de fevereiro de 2022

Notícias em 18/02/2022

Assuntos do dia:
mineração, barragem, petróleo, mercado, gestão pública, fiscalização, política, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, asteroides, ensino, eventos e outros.

Vulcão Vesúvio
O Monte Vesúvio está localizado a 12 km a sudeste de Nápoles, na Itália, e é um dos poucos vulcões ativos no continente europeu, tendo produziu algumas das maiores erupções vulcânicas da região. Faz parte do Arco Vulcânico da Campânia, que inclui a caldeira Campi Flegrei (que também é um campo geotérmico) a oeste de Nápoles, perto de Agnano e do Monte Etna, na Sicília. O Vesúvio é um estratovulcão composto por fluxos piroclásticos, fluxos de lava e detritos de lahars que se acumularam para formar o cone vulcânico. É mais famoso pela erupção do ano 79, quando destruiu as cidades romanas de Pompeia e Herculano. Embora a última erupção do vulcão tenha ocorrido em 1944, com a destruição da vila de San Sebastiano, e tenha tido "apenas" oito grandes erupções nos últimos 17.000 anos, ainda representa um grande perigo para as cidades que o cercam, especialmente a movimentada metrópole de Nápoles. Sua importância é o motivo pelo qual a área se tornou o lar do primeiro observatório vulcanológico do mundo, construído no século XIX. O arco vulcânico da Campânia é uma linha de vulcões que se formou sobre uma zona de subducção criada pela convergência das placas tectônicas Africana e Euro-asiática. Esta zona se estende ao longo da península italiana e também é a fonte de outros vulcões como Monte Etna, Campi Flegrei, Vulcano e Stromboli. Sob o Vesúvio, a parte inferior da placa subductora se rasgou e se desprendeu da parte superior para formar o que é chamado de "janela de placa". Isso torna as rochas do Vesúvio ligeiramente diferentes quimicamente das rochas dos outros vulcões da Campânia. A maioria das erupções do Vesúvio produz lava andesítica. Este tipo de lava cria erupções explosivas em várias escalas, o que torna o Vesúvio um vulcão especialmente perigoso e imprevisível. As erupções estrombolianas e os fluxos de lava do cume e das fissuras do flanco são relativamente pequenos. Erupções do tipo pliniano (enormes explosões que criam colunas de gás, cinzas e rochas que podem subir dezenas de quilômetros na atmosfera) têm alcance muito maior e destruíram cidades antigas inteiras perto do Vesúvio com enormes quedas de cinzas e fluxos piroclásticos. Na imagem cima em cores naturais, o cone do Monte Vesúvio aparece através de uma abertura nas nuvens. A crista que circunda o cone é um remanescente da caldeira colapsada de um vulcão mais antigo, o Monte Somma, do qual emergiu o cone atual. Desde 1994, o Vesúvio experimentou atividade sísmica ocasional, deformação do solo e ventilação de gás da cratera. Está atualmente quieto, com apenas atividade sísmica menor e liberação de gases de fumarolas, mas...
(Crédito da imagem: Joshua Stevens / NASA - fonte1 - fonte2)

    Mineração
Brasil é destaque em guia de mineração sustentável
    O Instituto Internacional do Alumínio (IAI) acaba de publicar a 2ª edição do Guia para Mineração Sustentável de Bauxita, documento voltado às melhores práticas de gestão de rejeitos do setor.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br


    Barragem
PAEBM: Instalação e readequação de pontos de encontros em Nova Lima sede
    Como parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da Vale, mediante a validação da Defesa Civil do município, ações preventivas para a segurança da comunidade serão realizadas a partir de 21 fevereiro.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Petróleo
Produção de petróleo e gás da Petrobras sobe 6% em janeiro ante dezembro
    (Por Estadão Conteúdo) A produção da Petrobras em janeiro atingiu 2,8 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), segundo dados da ANP.
    LEIA MAIS em www.dinheirorural.com.br

PetroRio prepara campanha de perfuração para março no Campo de Frade

ExxonMobil recebe licença do Ibama para iniciar perfuração de poços em Sergipe-Alagoas

Enauta retomada a produção em um dos poços do Campo de Atlanta


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do níquel

Mercado do minério de ferro


    Gestão pública
Plano Nacional de Mineração – PNM 2050
    Dentre os estudos que estão sendo realizados, o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) está desenvolvendo o caderno referente ao Conhecimento Geocientífico.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br
    O SGB-CPRM disponibilizou a II Pesquisa Para Subsídios aos Estudos Preparatórios do Plano Nacional de Mineração.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Fiscalização
Operação de PF e Ibama contra garimpo ilegal destrói máquinas avaliadas em R$ 10 milhões
    (Por Estadão Conteúdo) As ações de combate no PA prosseguem com incursões na região de Jacareacanga, município que é cortado pelo Rio Tapajós.
    LEIA MAIS em www.dinheirorural.com.br


    Política
Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração Artesanal e em Pequena Escala (Pró-Mape) e aprimoramento do Código de Mineração
    Pró-Mape busca integração e fortalecimento de políticas setoriais, sociais, econômicas e ambientais para o desenvolvimento sustentável da mineração artesanal e em pequena escala. O Decreto Presidencial 10.965/2022 aprimora o Código de Mineração e busca ampliar a atração de investimentos para o setor mineral.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Brasileiro acadêmico cria a tecnologia chamada de Cubo de Vento

Dona das marcas Copagaz e Liquigás fecha parceria com a USP para desenvolver projeto de BioGLP

Brasil entra no grupo das 15 nações com maior capacidade instalada de energia solar no mundo


    Geologia
Implosão acidental gera nova medição para o ponto mais profundo do oceano
    (Por Maya Wei-Haas) O colapso de um instrumento científico no fundo do mar permitiu que os cientistas fizessem um dos cálculos mais precisos até agora sobre o abismo conhecido como depressão Challenger.
    LEIA MAIS em www.nationalgeographicbrasil.com


    Paleontologia
Museu de Paleontologia do Cariri deve fazer investimento milionário em pesquisas em 2022
    (Por Bruna Lira) O museu abriga grande variedade de grupos de fósseis e arquivos bibliográficos de importante valor histórico. O investimento será em bolsas para pesquisa e na conservação de sua infraestrutura.
    LEIA MAIS em www.opovo.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Fuego

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 17, dois no região de Tonga (5,3 e 5,2 graus), no sul de Java, Indonésia (5,1), nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,5), e na costa de El Salvador (5,2).
    Dia 18, na costa leste de Honshu, Japão (5,1 graus), e na dorsal Meso-Indiana (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 17, na região das Ilhas Samoa (4,9 graus), na dorsal Meso-Indiana (4,8), no Equador (4,5), em Kepulauan, Indonésia (4,5), em Sulawesi, Indonésia (4,7), na fronteira Xinjiang-Qinghai, China (4,6), e no sul de Sumbawa, Indonésia (4,5).
    Dia 18, no mar de Ceram, Indonésia (4,5 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Pedras de cerca de 5.500 anos são encontradas em ilha na Escócia
    Algumas têm esculturas elaboradas, enquanto outras são apenas polidas. A maioria dos arqueólogos acredita que elas tinham o propósito de servir como um símbolo de status social.
    LEIA MAIS em escolaeducacao.com.br


    Asteroides
Mais de 10 mil asteroides próximos da Terra já foram identificados pela NASA
    (Por Danielle Cassita e Patrícia Gnipper) As descobertas destas rochas espaciais fazem parte do trabalho de defesa planetária da agência espacial.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Ensino
A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com inscrições abertas para 134 vagas em diferentes programas de pós-graduação


    Eventos
SBGf live "Plano de Ação da BrJG: Resultados e Perspectivas"

Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais


    Extra
A mineração e a comunidade


Notícias em 17/02/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *