3 de fevereiro de 2022

Notícias em 03/02/2022

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ensino, eventos e outros.

Pico do Cristal
O Pico do Cristal está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de MG e ES. Ele pode ser encontrado nas proximidades do Pico do Calçado e do Pico da Bandeira. Possui uma altitude de 2.770 m e tem seu nome derivado da abundância de quartzo no local. É local da nascente do Rio São Domingos e também é onde se encontra a principal nascente do Rio Caparaó. As rochas da Serra do Caparaó, principalmente gnaisses e migmatitos, datam de 600 milhões de anos, tendo sido retrabalhadas por sucessivos dobramentos, com processos erosivos que as desgastaram para altitudes menores. A região nas proximidades do Pico do Cristal é constituída basicamente por afloramentos rochosos e vegetação esparsa de campos de altitude, onde há dominância do bambuzinho Chusquea pinifolia. A vegetação mais bem preservada se encontra na porção leste da área. Na base do pico, na época das chuvas, formam-se lagos sazonais, os quais mantêm uma espécie de pteridófita (grupo das samambaias) endêmica, a Isoetes kriegerii. Quanto à fauna, foram registradas dez espécies nesta área, sendo o rato Akodon reigh a mais abundante, seguida do roedor Juliomys sp. Foram observadas fezes de Leopardus pardalis, ameaçado de extinção. Também foram registrados o tatu-galinha, o tatu-peba, o quati, o mãopelada, a jaguatirica, além da onça-pintada Panthera onca e da capivara H. hydrochaeris.
(Crédito da imagem: José Eugênio Calvo - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonta4 - fonte5)

    Petróleo
Petrobras informa sobre Reservas Provadas em 2021
    A estimativas de reservas provadas de óleo, condensado e gás natural, segundo critérios da SEC (US Securities and Exchange Commission), resultaram em 9,88 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), em 31 de dezembro de 2021. Deste total, 85% são de óleo e condensado e 15% de gás natural.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Energia alternativa
Total Eren anuncia comissionamento de parques eólicos no estado do RN
    (Por Valdemar Medeiros) A Total Eren, um dos principais produtores independentes de energia renovável, com sede em Paris, anunciou o comissionamento dos parques eólicos Terra Santa (92.3 MW) e Maral (67.5 MW).
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Inmetro certifica a primeira telha fotovoltaica de fibrocimento da Eternit no Brasil


    Meio Ambiente
24 anos da Floresta Nacional de Carajás: saiba como a Vale tem atuado no local
    A Floresta Nacional de Carajás (FLONA) é um dos maiores blocos de vegetação nativa do sudeste do PA.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Paleontologia
Bélgica devolverá fóssil brasileiro encontrado no CE

Vértebra de criança que viveu há 1,5 milhão de anos é descoberta em Israel
    Fóssil que traz indícios de duas ondas migratórias humanas da África para a Eurásia pertenceu a menino ou menina que morreu quanto tinha entre 6 e 12 anos de idade.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Descoberto o fóssil de um extinto cavalo sul-americano
    Uma equipe de pesquisadores do Museu Paleontológico de San Pedro, na província argentina de Buenos Aires, encontrou recentemente um ramo mandibular com dentição de um espécime do gênero Hippidion.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Fuego

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Taal

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky, Shiveluch e Chikurachki na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Batu Tara, Lewotolo, Krakatau, Merapi e Semeru na Indonésia, Ambrym, Yasur e Aoba em Vanuatu, Kilauea no Havaí, Wolf nas Ilhas Galápagos, Davidof, Semisopochnoi e Great Sitkin no Alasca, Three Sisters nos EUA, Santiaguito na Guatemala, Turrialba e Rincón de la Vieja na Costa Rica, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru, Lascar, Callaqui e Villarrica no Chile e Soufriere Hills nas Índias Ocidentais.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 02, na costa de Chiapas, México (5,1 graus), três na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,5, 5,3 e 5,2), e na região do Chipre (5,3).
    Dia 03, na região das Ilhas Babuyan, Filipinas (5,0 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 02, em Mindoro, Filipinas (4,5 graus), em Tonga (4,6), na costa de Guerrero, México (4,7), na região central do Peru (4,8), na região de Nias, Indonésia (4,7), e na costa da Guatemala (4,9).
    Dia 03, no norte da dorsal Meso-Atlântico (4,8 graus), nas Ilhas Rat, Alasca (4,6), no Golfo do Alasca (4,9), em Salta, Argentina (4,9) e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Duas esfinges representando o avô do rei Tut descobertas no Egito
    (Por Wellington Reis) Os restos de duas grandes esfinges foram desenterrados em um antigo templo no Egito. Cada uma delas mede 8 metros de comprimento.
    LEIA MAIS em socientifica.com.br


    Ensino
Bolsas de Projeto Temático e FAPESP de Doutorado Direto
    O laboratório CORE procura dois candidatos de Doutorado Direto para desenvolver pesquisa na área de paleomagnetismo e paleoclimatologia no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.
    LEIA MAIS em www.sbgeo.org.br


    Eventos
IBRAM lança pesquisa de intenção de participação em seus eventos em 2022
    Pesquisa é direcionada a organizações interessadas em expor produtos e serviços e também em patrocinar a agenda de eventos 2022 do Instituto.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Semana da Mineração de 8 a 10 de fevereiro
    Realizado pelo MME, este evento em formato híbrido apresentará lançamentos do governo para o setor mineral, palestras, workshop, seminários e o Prêmio Cidades Mineradoras.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2022

36º Congresso Brasileiro de Espeleologia

Palestra sobre Arte Moderna e Agência Geológica Humana


    Extra
SBG-CPRM indica locais com ocorrência de âmbar no Brasil
    Nesta semana, foram veiculadas algumas notícias sobre o tema, informando que não há ocorrência de âmbar original no Brasil. O SGB-CPRM acompanhou a repercussão midiática e destaca que, na verdade, é possível encontrar o recurso em território brasileiro.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


Notícias em 02/02/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *