1 de fevereiro de 2022

Notícias em 01/02/2022

Assuntos do dia:
mercado, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, asteroides, ensino, vagas e outros.

Agulha da Guarita
A Agulha da Guarita está localizado na praia da Guarita no município de Torres no litoral norte do RS, no Parque Estadual da Guarita. É um morro testemunho onde é possível observar o contato entre duas formações da Bacia do Paraná: na base, a Formação Botucatu (arenitos eólicos) e, no topo, a Formação Serra Geral (derrames basálticos). Com uma área de cerca de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, a Bacia do Paraná estende-se por quatro países da América do Sul: Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Nesta bacia, os sedimentos eólicos da Formação Botucatu e o magmatismo da Formação Serra Geral estão colocados em um intervalo do registro estratigráfico conhecido como "Sequência Jurássica-Eocretácia" ou "Superesequência Gondwana III". Caracterizando o chamado "deserto de Botucatu", a Formação Botucatu se constitui quase que totalmente por arenitos médios a finos de elevada esfericidade e aspecto fosco, róseo, com estratificação cruzada tangencial, de médio a grande porte. Acima, os derrames basálticos da Formação Serra Geral são possivelmente a maior manifestação ígnea não oceânica ocorrida durante o Fanerozoico, sendo um marcante constituinte da crosta continental, vinculada a efeitos posteriores de campos tensoriais e forças endógenas que resultaram na separação do Supercontinente Pangea. Embora, abrigando tão importante história geológica, a Agulha da Guarita mostra fragilidade em sua estrutura devido à exposição ao forte intemperismo pela proximidade com o mar.
(Crédito da imagem: Eugenio Hansen - fonte)

    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Energia alternativa
Total Solar finaliza as obras da maior usina de energia solar fotovoltaica de telhado do Brasil


    Geologia
Como os metais preciosos como o ouro, o cobre e a platina passam do manto à crosta terrestre
    A temperatura tem que ser ideal, em torno dos 1.000 graus, para que o cobre, o ouro e o telúrio subam para a crosta e formem depósitos de mineral próximo da superfície.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com

Cientistas descem a 8km de profundidade na Fossa do Atacama, no Chile
    A Expedição Atacama Hadal também fez mapas em alta resolução de vários trechos. Um deles inclui uma estrutura que nasce onde a placa de Nazca afunda sob a da América do Sul.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Geólogos analisam os restos de uma grande cordilheira em Treinta y Tres e Cerro Largo
    Na evolução geológica do Uruguai existe uma área extremamente importante chamada "Faixa Dom Feliciano" que abrange boa parte do leste do nosso território e vai até o sul do Brasil, até Florianópolis.
    LEIA MAIS em www.montevideo.com.uy


    Paleontologia
O primeiro registro de um animal com duas cabeças de 131 a 120 milhões de anos
    O fóssil é de um pequeno réptil que ainda estava em posição embrionária. Foi encontrado na formação geológica de Yixian, na província de Liaoning, no nordeste da China.
    LEIA MAIS em www.metropoles.com

Centenas de minúsculos fósseis encontrados dentro do crânio de peixe de 9 milhões de anos

Dinossauros podem ter aparecido após uma erupção vulcânica há 200 milhões de anos
    Pesquisadores no Japão, Suécia e Estados Unidos descobriram evidências de que as baixas temperaturas da atividade vulcânica levaram à quarta extinção em massa de seres vivos e permitiram que os dinossauros prosperassem durante o Jurássico.
    LEIA MAIS em www.ellitoral.com

Cogumelo que cresce em formiga fossilizada de 50 milhões de anos revelando novo parasita fúngico


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Etna na Itália, Chikurachki na Rússia, Suwanose-Jima no japão, Three Sister nos EUA, Santiaguito e Fuego na Guatemala, Sangay no Equador, Sabancaya no Peru e Erta Ale na Etiópia.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 31/01, dois na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,6 e 5,8 graus) e três na região da zona de fratura Owen (todos de 5,2).
    Dia 01/02, ainda sem registros às 08h00.
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 31/01, a noroeste das Ilhas Kuril (4,5 graus), dois na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,6 e 4,9), em Oklahoma, EUA (4,5), na costa norte de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (4,6), dois em Tonga (4,7 e 4,6), na costa de Coquimbo, Chile (4,5) e no leste de Sichuan, China (4,6).
    Dia 01/02, em Kepulauan, Indonésia (4,7 graus), em San Juan, Argentina (4,9), dois na costa de Los Lagos, Chile (4,6 e 4,7), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,5), no norte da dorsal Meso-Atlântico (4,8), em Sulawesi, Indonésia (4,6), em Papua, Indonésia (4,7), e nas Ilhas Izu, região do Japão (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
18 mil fragmentos de cerâmica de 2 mil anos são encontrados no Egito
    Descobertos por pesquisadores alemães e conhecidos como óstracos, cacos de vasos e jarros eram usados como material de escrita na escola e para listas de compras.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Sítio arqueológico de 3 mil anos é encontrado em Montes Claros de Goiás


    Ciência espacial
Erupção do vulcão Tonga ajuda a NASA a entender Marte
    (Por Mariela Leão) Ela pode ajudar a revelar os resultados das interações água-lava no Planeta Vermelho e em outros lugares do Sistema Solar.
    LEIA MAIS em www.cambio16.com

Atmosfera "metálica" e organizada como a da Terra é detectada em exoplaneta
    Rica em metais como ferro e titânio, a atmosfera do WASP-189b também é dividida em camadas e, inclusive, possui uma que protege o planeta de raios ultravioletas.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Asteroides
NASA expande sistema de telescópios


    Ensino
Inscrições para cursos de doutorado de seis programas de pós-graduação da UFPA seguem abertas
    São 80 vagas de doutorado direcionadas às áreas de Ciências Humanas, da Natureza, da Saúde e Engenharias em programas pertencentes ao campus de Belém.
    LEIA MAIS em portal.ufpa.br


    Vagas
UFC lança edital para seleção de professores substitutos em Fortaleza e Crateús
    São quatro vagas para docentes. As inscrições ocorrerão a partir do dia 7 de fevereiro, exclusivamente pela Internet.
    LEIA MAIS em www.ufc.br


    Extra
A mineração e a comunidade
    IBRAM, AMIG e o município de Nova Lima/MG assinam protocolo de intenções para fomentar a diversificação econômica e reduzir significativamente a dependência da atividade minerária.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *