25 de novembro de 2022

Notícias em 25/11/2022

Imagem em destaque

A Cerdanha e os Pirineus Orientais
A Cerdanha (Cerdanya em catalão, Cerdaña em espanhol e Cerdagne em francês), drenada pelo Rio Sègre, faz parte do alto vale dos Pirineus, a leste de Andorra. Há uma parte espanhola (na província de Girona) e outra francesa (nos departamentos dos Pirineus Orientais e Ariège).
A história dos Pirineus é influenciada por quatro eventos tectônicos:
(i) formação da Cadeia Varisca (há 350-300 milhões de anos), como consequência da colisão do Larússia com o Gondwana, causando dobramentos e metamorfismo (em argilitos, calcários e granitos transformados em xistos, mármores e ortognaisses), além de formação de cúpulas migmatíticas;
(ii) abertura do Golfo de Biscaia (há 110-65 milhões de anos), em conjunto com a abertura do Atlântico Norte, provocando a rotação da Península Ibérica, a separação desta em relação ao Maciço Armoricano e a deposição de margas entre os dois;
(iii) colisão das placas tectônicas Europa e Iberia, que entra em subducção para o norte (há 65-36 milhões de anos), dando origem à cadeia Pirineu-Provençal em duas direções, para o norte no lado francês e para o sul no lado espanhol; e
(iv) abertura do Golfo de Leão, com rotação do bloco Corso-Sardenha e soerguimento da região na finalização da cadeia dos Pirinéus Orientais (há 30-5 milhões de anos).
Os Pirineus Orientais são constituidos por rochas de idades contrastantes, desde granitos de 600 milhões de anos até depósitos do quaternário junto à costa do Mediterrâneo. Suas rochas podem ser agrupadas em:
(i) rochas de mais de 250 milhões de anos, incluindo granitos, gnaisses, xistos e mármores;
(ii) rochas entre 250 milhões e 85 milhões de anos, incluindo calcários e margas; e
(iii) rochas de menos de 65 milhões de anos, presentes também na Cerdanha, incluindo depósitos sedimentares do Mioceno e depósitos glaciais do Quaternário.
Na Cerdanha, é encontrada uma bacia de colapso que foi preenchida no Tortoniano (Mioceno Superior) com variados sedimentos flúvio-lacustres datados por fósseis abundantes. Em espessura de cerca de 1.000 m, há registro de 10 milhões de anos de história geodinâmica tortoniana e pós-tortoniana, envolvendo uma sucessão de processos de extensão, compressão, erosão e soerguimento. Entre suas rochas, é encontrada a série Turoliana, com margas e conglomerados vermelhos, além de folhelhos, arenitos e ainda outras rochas.
Ao fundo, na imagem acima, aparecem os Pirineus Orientais, vistos de um local próximo à cidade de Llívia. Esta cidade, que fica na parte francesa da Cerdanha, no entanto, é espanhola. Ela foi capital da Cerdanha até o século XII. Em 1659, a Espanha cedeu 33 comunidades da Cerdanha à França, mas manteve Llívia, conforme ficou determinado pelo Tratado dos Pirineus assinado naquele ano.
(Crédito da imagem: escapadaambnens - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
barragem, mercado, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos e outros.

    Barragem
Licenças anteriores também devem aderir a Nova Lei de Segurança de Barragens
    Não é necessário esperar a renovação das licenças de operação de barragens de rejeitos de mineração para incorporar as novas exigências estabelecidas por lei para aumentar a segurança dessas instalações e da população que vive ao redor delas.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do dobre


    Energia alternativa
Maior investimento da história da CEMIG em energia solar é feito em MG.

Governo da BA firma protocolos de intenções e atrai investimentos futuros para projetos de energia e do setor industrial

INB projeta ampliar produção de concentrado de urânio


    Geologia
Como o molibdênio está ajudando a revelar os segredos das profundezas da terra
    Usando isótopos de molibdênio, uma equipe de pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC) descobriu que as fontes do manto de rochas ígneas máficas cenozoicas e mesozoicas do cráton leste do norte da China passaram por diferentes tipos de metassomatismo em diferentes profundidades.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Paleontologia
Pesquisadores encontram vestígios da refeição mais antiga do mundo em fóssil de 550 milhões de anos
    (Por Júlia Souza) Equipe internacional de pesquisadores desvendou os hábitos alimentares de alguns dos primeiros animais que existiram na Terra.
    LEIA MAIS em epocanegocios.globo.com

Fóssil de 525 milhões de anos desafia o que se sabe sobre evolução do cérebro
    Fóssil de Cardiodictyon catenulum, verme mrinho preservado em rochas na província de Yunnan, no sul da China, que morreu há mais de meio bilhão de anos podem levar a uma revisão de como os cérebros evoluíram nos livros científicos.
    LEIA MAIS em revistaplaneta.com.br

Dentes de macacos extintos ajudam a zerar a idade dos fósseis humanos

Descoberta nova espécie de dinossauro anão que viveu na Transilvânia


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Shiveluch

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Klyuchevskoy na Rússia, Merapi e Semeru na Indonésia, Kilauea no Havaí, Santiaguito e Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Villarrica no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 24, na região das Ilhas Samoa (5,1 graus), em Luzon, Filipinas (5,1), e dois nas Ilhas Salomão (5,2 e 5,0).
    Dia 25, na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,0 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 24, na costa sul do Peru (4,9 graus), dois na costa leste de Kamchatka, Rússia (4,5 e 4,7), no oeste do Texas, EUA (4,5), e nas Ilhas Kuril (4,5).
    Dia 25, na costa de Oaxaca, México (4,7 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7), nas Ilhas Salomão (4,7), na costa sul de Honshu, Japão (4,5), e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
CubeSat CAPSTONE inicia seu trabalho ao redor da Lua

Astrônomos compilaram o catálogo mais extenso até hoje das galáxias onde se originam pequenas explosões de raios gama


    Eventos
PodMinerar

Workshop técnico sobre hidrogênio para discutir as perspectivas e possibilidades de cooperação entre Brasil e Noruega
    Durante workshop técnico, foram destacados projetos em andamento e discutidas possibilidades de cooperação entre Brasil e Noruega.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Extra
A mineração e a comunidade


Notícias em 24/11/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *