4 de outubro de 2022

Notícias em 04/10/2022

Imagem em destaque

Cabo Mondego
Estes estratos inclinados para o sul são encontrados no concelho de Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, em Portugal, no extremo ocidental da Serra da Boa Viagem.
Estas rochas do Jurássico ocorrem desde a Praia da Murtinheira (de idade Toarciano superior), mais ao norte, até a Praia de Buarcos (de idade Titoniano), mais ao sul, passando pela Praia da Laje do Costado (imagem acima), no Cabo Mondego.
Ao longo das falésias deste litoral ocorrem alternâncias de calcários, calcários margosos e margas da Formação de Cabo Mondego, com estratos do Jurássico Inferior e Médio. Possuem abundantes fósseis de amonites, belemnites, braquiópodes e bivalves, além de foraminíferos, nanofósseis calcários, radiolários e icnofósseis diversificados.
A Formação de Cabo Mondego é representada por uma série contínua de sedimentos marinhos, distribuídos desde o Toarciano superior até o Caloviano médio.
Acima desta formação, no Jurássico Superior, houve uma segunda fase de rifting da Baia Lusitânica, constituindo fácies de ambientes de transição, especificamente lagunares, deltaicos, estuarinos e recifais. Estas rochas estão associados a níveis conhecidos como Complexo Carbonoso e Calcários Hidráulicos que são, por vezes, betuminosos, e permitiram exploração de carvão na região.
Em 1773, as atividades mineiras foram iniciadas graças ao incentivo do nobre português Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), conhecido como Marques de Pombal. Em 1802, os trabalhos foram abandonados pois a mina inundava com frequência. Neste mesmo ano, o naturalista brasileiro José Bonifácio de Andrade e Silva (1763-1838) foi nomeado Encarregado das Minas. Além de dar continuidade à exploração de carvão, ele construiu na região uma fábrica de tijolos e telhas e um forno de cal. Em 1819, quando José Bonifácio partiu para o Brasil, a exploração mineira foi interrompida. Posteriormente, ela foi reativada algumas vezes sem sucesso.
Em 2007, esta área costeira de 117,68 ha (sendo 43% submersos) foi classificada como Monumento Natural.
(Crédito da imagem: Luís A. Rodrigues - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

Assuntos do dia
economia, mineração, petróleo, produção, mercado, gestão pública, justiça, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides, conhecimento, eventos e outros.

    Economia
Brasil fecha setembro com superávit de US$ 3,99 bilhões na balança comercial
    Na Industria Extrativa, puxaram o crescimento nas vendas outros minerais em bruto (77,7%), outros minérios e concentrados dos metais de base (191,6%) e óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (40,9%).
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Mineração
O complexo EPP da Aura Minerals, no sudoeste do MT


    Petróleo
Petrobras informa sobre contratos com a NTS

ABESPetro lança hoje (4/10) o Guia de Boas Práticas para Auditorias Internas do setor offshore
    O documento foi elaborado com base nas práticas do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Shearwater GeoServices farpa grande pesquisa de nodes de fundo oceânico em águas profundas para a Petrobras
    O projeto, chamado de Grand Iara, abrange os campos de Berbigão, Sururu e o Reservatório Compartilhado de Atapu, na Bacia de Santos.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br

Petroreconcavo anuncia a descoberta de hidrocarbonetos na Bacia Potiguar


    Produção
Exportação de minério de ferro do Brasil tem maior volume mensal em 2 anos

Ferbasa: preço de fornecimento regular do Ferro Cromo Alto Carbono tem declínio de 17,2%
    O preço de fornecimento regular do Ferro Cromo Alto Carbono (FeCr AC) para o mercado Europeu, referente ao 4º trimestre de 2022, foi publicado no valor de US$c 149 /lb.Cr.
    LEIA MAIS em financenews.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do ouro

Mercado do lítio


    Gestão pública
ANM inicia descentralização de processo de outorgas de concessão de lavras
    Foi iniciado o processo de descentralização das outorgas de lavras para empresas de mineração que extraem substâncias de uso imediato na construção civil, como areia, brita e saibro.
    LEIA MAIS em www.gov.br

ANP recebe contribuições para estudo sobre melhorias no sistema de Oferta Permanente
    Foi iniciada uma análise de impacto regulatório (AIR) sobre o procedimento de licitação de blocos para exploração, reabilitação e produção de petróleo e gás natural, com foco no sistema de Oferta Permanente.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Justiça
Mineração na Chapada Diamantina


    Energia alternativa
MME avalia revisões de garantias físicas de energia de usinas eólicas com base na geração verificada
    A medida visa avaliar os eventuais impactos decorrentes da Resolução Normativa Aneel nº 1.030/2022, que trata dos procedimentos e critérios para apuração e pagamento de restrição de operação por constrained-off de usinas eólicas.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Sucesso da construção de uma usina nuclear depende de harmonia entre todos os agentes envolvidos
    As discussões sobre a retomada de Angra 3 e expansão futura do parque nuclear brasileiro muitas vezes não são muito claras quando se trata da terminologia usada para descrever os potenciais modelos de negócio para usinas nucleares.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
BAMIN lança Plataforma ESG e anuncia assinatura do Pacto Global da ONU

Parque Ambiental da Alcoa abre as portas para os participantes do Congresso de Meio Ambiente de Poços de Caldas
    Em setembro, cerca de 50 participantes do 19º Congresso Nacional de Meio Ambiente, realizado em Poços de Caldas, visitaram a área do Parque Ambiental da Alcoa.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Paleontologia
Paleontólogos encontram nova espécie de dinossauro no RS

Nobel de Medicina e a paleogenética
    (Por Malena Stariolo) O sueco Svante Pääbo foi anunciado como vencedor da láurea em 2022 por seu trabalho pioneiro no sequenciamento do genoma do Homem de Neandertal e na demonstração de que o DNA dos humanos modernos carrega herança genética de hominídeos já extintos.
    LEIA MAIS em jornal.unesp.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Stromboli na Itália, Nishino-Shima e Suwanose-Jima no Japão, Ta'u nas Ilhas Samoanas, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 03, na região da Ilha Easter (4,9 graus), dois na dorsal de Reykjanes (4,8 e 4,5), em Kepualuan Sengihe, Indonésia (4,5), no sudeste das Ilhas Loyalty (4,9), em Michoacan, México (4,5), e no norte da Colômbia (4,8).
    Dia 04, na costa norte do Peru (4,5 graus), na região das Flores, Indonésia (4,7), na Colômbia (4,8), na região de Fiji (4,5) e na dorsal de Reykjanes (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Saiba como descoberta de fósforo em lua de Saturno poderia sugerir presença de vida
    (Por Flavia Correia e André Lucena) O fósforo se junta com açúcares para fornecer uma "espinha dorsal" ao DNA, unindo as quatro nucleobases à dupla hélice. O elemento também é usado em membranas celulares e ossos, bem como em uma molécula chamada trifosfato de adenosina, que carrega energia metabólica ao redor do corpo.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br

Um planeta que nos mostra como será a Terra em cinco bilhões de anos


    Asteroides
A colisão entre asteroides que desencadeou uma longa era glacial na Terra
    (Por Joana Campos) Há cerca de 466 milhões de anos, muito antes dos dinossauros dominarem o planeta, a Terra congelou, assim como os mares, e uma nova faixa de temperaturas nunca vista preparou o ambiente para a evolução de novas espécies.
    LEIA MAIS em www.tempo.com

Asteroide atingido pelo DART da NASA agora tem uma enorme cauda de detritos semelhante a um cometa


    Tecnologia
Pesquisadores de São Paulo fazem descoberta inédita que permite geração de energia utilizando água do esgoto


    Conhecimento
Mineração no Pará & Fertilizantes
    A Horizonte Minerals está em plena implantação do seu projeto Araguaia, de ferroníquel para o mercado de aço inoxidável.
    A G Mining Ventures, Brazauro, deve iniciar, até o final de 2022, a instalação do projeto Tocantinzinho, localizado no município de Itaituba, no estado do PA.
    Fertilizantes:
        Como atingir as metas do PNF.
        O licenciamento do Projeto Santa Quitéria, da Fosnor/Galvani.
        O status do Projeto Salitre, da Eurochem.
    SAIBA MAIS na próxima edição da Brasil Mineral.


    Eventos
(Geo)Science Happy Hour da SBGf

Seminário sobre PD&I nos setores de petróleo e energia eólica


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 03/10/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *