29 de setembro de 2022

Notícias em 29/09/2022

Imagem em destaque

A Ponte do Diabo
The Devil's Bridge é um arco natural esculpido em arenito, com 15 m de altura, 1,5 metro de largura e 45 metros de comprimento. Está localizado no norte do município de Sedona, na Floresta Nacional de Coconino, no Arizona, EUA.
Coconino tem uma área de 800 mil ha, com torres rochosas cercadas por zimbros e pinheiros. A rocha predominante pertence à Formação Schebly Hill, cujos sedimentos foram depositados em ambiente fluvial nas proximidades da borda do supercontinente Pangea. Sua história inicia no final do Paleozoico, em um ambiente tranquilo no atual norte do Arizona. Por centenas de milhões de anos, um mar raso sucessivamente invadiu a região e recuou. Neste contexto, pouca coisa aconteceu em termos tectônicos. No entanto, a leste desta área uma série de colisões moldou a topografia e formou há 300 milhões de anos uma cordilheira que se estendeu dos Apalaches ao Colorado e recebeu o nome de Apalaches Ancestrais.
A oeste destas montanhas, ao longo da borda ocidental do Pangea, nas margens do oceano Panthalassa, a região do atual norte do Arizona começou a receber material originário da erosão que os Apalaches Ancestrais foram sofrendo na sua porção mais ocidental, conhecida como Montanhas Rochosas Ancestrais. Rios antigos carregaram os detritos resultantes desta erosão, inundando a região com camadas de material de tamanho silte e areia. Este material, mais tarde, formou as rochas da Formação Hermit.
Ao contrário de outras regiões próximas, em Sedona não há lacuna entre os lamitos vermelhos, predominantes na Formação Hermit, e o Arenito Coconino, um arenito eólico amarelado de um ambiente desértico que se formou há cerca de 275 milhões de anos. Entre estas rochas, ocorrem cerca de 200 m adicionais de rochas sedimentares coloridas (mas predominantemente avermelhadas) da Formação Schebly Hill. Estas rochas constituem as torres de Sedona e The Devil's Bridge.
(Crédito da imagem: Matthew Field - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
mineração, petróleo, mercado, gestão pública, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, asteroides, conhecimento, eventos e outros.

    Mineração
Komatsu 960E, caminhão minerador que pode ser utilizado em pistas desniveladas e locais de difícil acesso


    Petróleo
Petrobras assina contrato de construção da plataforma P-83

Duas importantes novidades na operação da Karoon no campo de Baúna, na Bacia de Santos
    A primeira é que o Ibama emitiu a licença ambiental para perfuração marítima da acumulação de Patola. A segunda novidade é que a terceira intervenção em poço da campanha Baúna foi concluída e o poço voltou a funcionar.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Gestão pública
ANP: liberação dos sistemas SRD-PR e SRD-GLP
    Foram retomados os sistemas SRD-PR e SRD-GLP, destinados aos agentes econômicos dos segmentos de revenda de combustíveis e de GLP, respectivamente.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
ONU anuncia Quinto Energy, empresa brasileira que desenvolve projetos eólicos e solares na Bahia
    (Por Paulo Nogueira) Foi anunciada como integrante do Pacto Global das Nações Unidas, iniciativa que tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de práticas sustentáveis de negócios.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Gás natural tem importante papel na transição energética

Novo processo capaz de produzir biocombustível verde para aviação


    Geologia
Interior da Terra tem seis vezes mais água que os oceanos


    Paleontologia
Fóssil de Tubarão com mandíbula é o peixe mais antigo já encontrado

Encontrado o ancestral evolutivo mais próximo de três grandes grupos de animais atuais


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Alaid na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Ibu e Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Escrito em pedra: edifícios incas lembram terremotos antigos
    (Por Erin Martin-Jones) Danos aos edifícios incas de Cusco revelam uma história esquecida de terremotos que pode ajudar os cientistas a entender os riscos sísmicos modernos.
    LEIA MAIS em eos.org

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 28, dois na dorsal de Reykjanes (ambos de 5,1 graus), dois na região das Ilhas Mariana (ambos de 5,1), na região de Antigua e Barbuda (5,1) e no norte da dorsal do Pacífico-Leste (5,5).
    Dia 29, quatro na dorsal de Reykjanes (5,1, 5,0, 5,0 e 5,1 graus) e dois no leste das Ilhas Sanduíche do sul (6,7 e 5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 28, seis na dorsal de Reykjanes (entre 4,5 e 4,7 graus), nas Ilhas Izu, região do Japão (4,5), em Halmahera, Indonésia (4,6), na costa de Aisen, Chile (4,7), no sul do Irã (4,6), na região central do Peru (4,7) e na Península de Kamchatka, Rússia (4,5).
    Dia 29, dez na dorsal de Reykjanes (entre 4,5 e 4,9 graus), em Vanuatu (4,7), nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,9), e no sul de Xinjiang, China (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
O verdadeiro tamanho do corpo que colidiu com a Terra há dois bilhões de anos


    Tecnologia
Estudantes da UFRJ desenvolvem usina capaz de dessalinizar a água e gerar energia renovável simultaneamente


    Conhecimento
MME e EPE publicam cadernos do PDE 2032 sobre preços internacionais de petróleo e de derivados
    Os cadernos abordam a conjuntura mundial, com destaque para os impactos das questões geopolíticas do leste europeu sobre produção e preços do petróleo.
    LEIA MAIS em www.gov.br

ANP publica versão completa do Anuário Estatístico 2022
    O Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2022 apresenta de forma consolidada os dados do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil, além de um panorama internacional, em 2021.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Eventos
Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)

9ª Conferência Latino-Americana sobre Segurança de Processos

Rio Oil & Gas 2022
    (Por Paulo Nogueira) Construção de novas refinarias no Brasil, Petrobras, licenciamentos ambientais, PIB, Pré-Sal, além de outros temas, foram assuntos importantes na abertura deste evento.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

56ª edição da Marmomac

Expo GeoMinas
    Os cursos de Geologia, Geofísica, Ciências Atmosféricas e Engenharia de Minas do IEG promovem este evento nos dias 15 de outubro, no Campus Juruti, e 21 de outubro no deque da Unidade Tapajós/Campus Santarém, no período das 9h às 17h.
    LEIA MAIS em www.ufopa.edu.br

66ª Conferência da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)


    Extra
A guerra na Ucrânia
    A Europa está suspeitando que os vazamentos de gás registrados nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que conectam os campos russos à Alemanha, foram causados por um ato de sabotagem.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Notícias em 28/09/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *