28 de setembro de 2022

Notícias em 28/09/2022

Imagem em destaque

Mosteiro de San Juan de la Peña
Este é o antigo mosteiro de San Juan de la Peña. Está localizado a sudoeste do município de Jaca, na província de Huesca, em Aragão, na Espanha. Foi o mosteiro mais importante do Reino de Aragão na alta Idade Média. Seu nome tem duplo sentido, pois "peña", em espanhol, tanto  pode significar "sentimento de tristeza devido ao sofrimento de outro", quanto "grande fragmento de rocha".
A rocha, sob a qual o antigo mosteiro foi construído, é o conglomerado maciço da Serra de San Juan de la Peña, formado a partir da erosão dos Pirineus. É um conglomerado do Grupo Campodarbe de ambiente continental do Eoceno Superior e Oligoceno, com seixos arredondados e matriz arenosa. Esta rocha é bastante macia, permitindo que seja facilmente esculpida.
Na região, a vegetação varia de acordo com a altitude. Nas zonas mais baixas, são encontrados carvalhais, azinheiras e mato com buxo, tojo e giesta. Mais acima, há pinheiros, faias, abetos, teixos e bordos. Há também refúgios para colônias de aves de rapina, como abutre-barbudo, abutre-egípcio, águia-real, abutre-grifo e falcão-peregrino.
No ano 711, o local recebeu sobreviventes da conquista muçulmana da Espanha e se formou uma comunidade de eremitas que existiu até o século X. No ano 920, Galindo Aznáres II, conde de Aragão, conquistou a área e ordenou a construção de um mosteiro dedicado a São Julião e Santa Basilisa. Em 1026, uma ampliação foi iniciada graças a uma doação do rei Dom Sancho I, que determinou que o mosteiro fosse dedicado a João Baptista. Em 1028, foi adotada a regra beneditina. Em 1493, aconteceu um incêndio com grandes danos. Em 1675 ou 1676, novo incêndio destruiu o antigo mosteiro parcialmente, sendo reconstruído um novo no Prado de San Indalécio, nas proximidades. Em 1889 e em 1923, respectivamente, o mosteiro antigo e o novo mosteiro foram declarados monumentos nacionais. Entre 1999 e 2007, houve remodelação completa do novo mosteiro, com a construção de hotel de luxo, e centros sobre a história do Reino de Aragão e sobre a história do mosteiro.
Há uma lenda que diz que o Santo Graal, o cálice da Última Ceia, foi enviado ao mosteiro para ser protegido contra invasores muçulmanos da Península Ibérica.
(Crédito da imagem: Aracajal - fonte1 - fonte2 - fonte3)

Assuntos do dia
mercado, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos e outros.

    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do ferro

Mercado do cobre


    Paleontologia
Fóssil de alga com 541 milhões de anos é descoberto na China
    (Por Yuri Ferreira) A Protocodium sinense, como foi chamada, desafia a datação original para o surgimento das plantas como conhecemos.
    LEIA MAIS em www.hypeness.com.br

Cavernas australianas cheias de fósseis podem ser 500.000 anos mais velhas do que pensávamos, segundo estudo
    (Por Julio Batista) Entre os restos preservados em camadas de areia estão os ossos de muitas espécies icônicas da megafauna australiana que foram extintas entre 48.000 e 37.000 anos atrás.
    LEIA MAIS em universoracionalista.org

Pesquisadores descobrem dinossauro africano de mais de 200 milhões de anos

Errando sobre dinossauros e evolução


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Taupo na Nova Zelândia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Piton de la Fournaise nas Ilhas Reunion.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 27, no leste da Turquia (5,3 graus) e no norte da dorsal Meso-Atlântico (5,0).
    Dia 28, em Mindanao, Filipinas (5,2 graus), no Golfo da Califórnia (5,4), no sudeste das Ilhas Loyalaty (5,4), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,2) e dois na dorsal de Reykjanes (5,0 e 5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 27, 16 na dorsal de Reykjanes (entre 4,5 e 4,9 graus), no leste das Ilhas Kuril (4,6), no sul da dorsal Meso-Atlântico (4,7), em Tarapaca, Chile (4,5), e na Ilha do Havaí (4,5).
    Dia 28, 11 na dorsal de Reykjanes (entre 4,5 e 4,9 graus), na região central do Mar Mediterrâneo (4,5), em Sumatra do Norte, Indonésia (4,8), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,7), e nas Ilhas Izu, região do Japão (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
China detecta sinais de inundação catastrófica em Marte
    (Por Hemerson Brandão) Foi descoberta uma camada de rochas em Marte que pode ter sido formada a partir dos sedimentos de uma grande inundação.
    LEIA MAIS em gizmodo.uol.com.br


    Eventos
PodMinerar "A Nova Regulamentação de Barragens da ANM"

Seminário "Geodinâmica computacional: passado, presente e futuro"

66ª Conferência da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

Rio Oil & Gas 2022


    Extra
A mineração e a comunidade
    Produtores de queijo do Programa Crescer, da Anglo American, conquistam mais premiações internacionais.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias em 27/09/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *