Em breve:
A geologia das praias coloridas do Oceano Pacífico - Parte II - Sudeste da Ásia

14 de setembro de 2022

Notícias em 14/09/2022

Imagens em destaque

Parque Nacional de Timanfaya
Este parque faz parte de uma das Reservas da Biosfera das Canárias da Espanha. Está localizado no sudoeste da Ilha de Lanzarote, que é a ilha mais oriental do Arquipélago das Canárias.
O nome desta ilha tem origem no século XIII, quando recebeu a visita do primeiro europeu, o navegador genovês Lancelotto Malocello (1720-1336). Bem mais tarde, em 1974, foi criado o Parque Nacional de Timanfaya, com uma área de 51 km2, estendendo-se desde a cidade de Yaiza até a Montaña de Timanfaya, abrangendo parte dos municípios de Yaiza e Tinajom.
Uma região de erupções vulcânicas cobre um quarto da área do parque. O núcleo principal das erupções, com 25 crateras, está localizado nas chamadas Montañas del Fuego, no oeste da Ilha. O nome "Timanfaya" (também escrito "Chimanfaya") justamente tem este significado ("Montanhas do Fogo") na língua Guanche dos nativos de Lanzarote.
O processo eruptivo, que deu origem à paisagem atual, ocorreu principalmente entre 1730 e 1736 e, com menor impacto para a população, em 1821, quando foram formados os últimos cones:
Tao, Chinero e Tiguatón.
As feições geomorfológicas, associadas ao vulcanismo da área incluem:
(i) tubos vulcânicos (quando o teto destes tubos desmorona, formam-se buracos chamados "jameos"),
(ii) derrames de lavas basálticas dos tipos aa e pahoehoe,
(iii) cones de cinzas, correspondendo à fase estromboliana das erupções,
(iv) anomalias geotérmicas, como o Islote de Hilário, e
(v) "hornitos" ("pequenos fornos"), que são bocas eruptivas secundárias.
O mais famoso deste "hornitos" é o Manto de la Virgen (imagens acima) que assume a forma de um manto negro.
As erupções se concentraram em uma linha nordeste-sudoeste, que corresponde a uma zona de fraturas vulcânicas que atravessa Lanzarote. Os vulcões são do tipo havaiano. Formaram grandes colunas de cinzas durante as erupções, compondo lapilli ou pozolana. As cinzas foram levadas pelo vento cobrindo vastas áreas a partir das crateras, produzindo uma região inóspita, característica da Ilha de Lanzarote.
O diário de um padre de Yaiza, chamado Andrés Lorenzo Curbelo, descreve os eventos de 1730:
"Em 1º de setembro, nove horas-dez horas da noite a terra se abriu de repente perto de Timanfaya duas léguas de Yaiza. A primeira noite uma enorme montanha de rosa a partir das entranhas da terra e seu topo escapou das chamas que continuaram a queimar por dezenove dias. Poucos dias depois, um novo abismo foi formado e uma torrente de lava correu Timafaya, em Rodeo e parte da Mancha Blanca".
A área coberta pelas lavas era totalmente dedicada à agricultura, com produção de cereais, que abastecia o consumo próprio e de outras ilhas. Havia também pastoreio e colheita de outros produtos, como a orquila, um líquem de onde se obtém um corante. Em 1730, o primeiro episódio vulcânico afetou profundamente os ilhéus, que foram pegos totalmente de surpresa. A lava devastou inicialmente as aldeias de La Mareta e Santa Catalina e, posteriormente, mais outras trinta aldeias. A população teve que se mudar para Fuerteventura ou procurar novas terras na zona central de Lanzarote. Nos intervalos de calmaria vulcânica, no entanto, sempre havia retorno de grande parte da população para os locais de origem, onde a cobertura de lapilli propiciava grandes e boas colheitas. O vulcanismo, inicialmente catastrófico, deu início a grande desenvolvimento econômico para a Ilha de Lanzarote, com o surgimento de novos núcleos populacinais. Uma das áreas de cultivo, com forte desenvolvimento após o ciclo vulcânico é La Geria, cujo nome corresponde a uma aldeia que havia no mesmo local antes das erupções. A produção de vinhos desta região é muito apreciada na Europa. Atualmente o parque abrange diversas aldeias, como Chimanfaya, Boiajo, La Mareta, Chupadero, Santa Catalina, Malas Tapias e Peña Palomas.
Nas zonas costeiras vivem e reproduzem-se espécies valiosas de vertebrados, especialmente aves marinhas. Embora praticamente desapercebidos, há répteis e invertebrados adaptados a condições adversas. Em 1994, o parque foi declarado Área de Proteção Especial para Aves devido à sua importância como área de reprodução e refúgio de certas espécies. A história geológica da ilha permitiu que inicialmente apenas os líquens reinassem. Cerca de 150 espécies deles lentamente atacam a rocha, criando terras férteis para que outras plantas, como certos juncos, possam prosperar.
(Crédito das imagens: jkb (superior) e Gernot Keller (inferior) - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

Assuntos do dia
projeto, mercado, fiscalização, energia alternativa, geologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, asteroides, ensino e eventos.

    Projeto
Potássio do Brasil apresenta Projeto Potássio Autazes para governo e empresas canadenses


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Fiscalização
Operação Garimpo Ilegal prende 12 pessoas, e dez balsas são destruídas


    Energia alternativa
Ultragaz compra startup e entra no setor de geração de energia renovável

Brasil vai liderar grupo de trabalho internacional sobre certificação de energia para produzir hidrogênio
    A iniciativa, proposta pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), foi aprovada com o consentimento dos participantes do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE), na França.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Geologia
A amostragem e o protocolo de preparação física
    (Por Marcela Tainã) Na geologia e na mineração, na maioria das vezes, estamos nos referindo a amostras de minerais, rochas e/ou produtos produzidos a partir desses.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch e Ebeko na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Ibu, Dukono na Indonésia, Taupo na Nova Zelândia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 13, no sul das Ilhas Fiji (5,0 graus), no sul da dorsal Meso-Atlântico (5,1), no sul do Panamá (5,2) e na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,1).
    Dia 14, na região de Guam (5,5 graus), na região das Ilhas Samoa (5,8), na costa da Nicarágua (5,2) e no sudeste das Ilha Loayalty (6,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 13, no mar de Banda (4,8 graus), em Sumatra do sul, Indonésia (4,9), na costa leste de Honshu, Japão (4,6), na costa de Anzoategui, Venezuela (4,7), no nordeste de Taiwan (4,9), dois em Luzon, Filipinas (ambos de 4,5), na região de Pagan, Ilhas Mariana do Norte (4,7), em Salta, Argentina (4,7), na região de Belitung, Indonésia (4,7), em Myanmar (4,5), nas Ilhas Salomão (4,6) e na região de Fiji (4,7).
    Dia 14, na região de Taiwan (4,9 graus), em Guerrero, México (4,9), em Kepulauan Talaud, Indonésia (4,6), na costa da Nicarágua (4,6) e em Mindanao, Filipinas (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Novas escavações arqueológicas mostram a vida de primeiros humanos modernos


    Asteroides
Novos insights sobre a diversidade composicional do cinturão de asteroides a partir de micrometeoritos
    Astromateriais primitivos preservam as únicas amostras sobreviventes dos blocos de construção fundamentais do nosso sistema solar, fornecendo assim uma janela única para suas origens e evolução.
    LEIA MAIS em www.lpi.usra.edu


    Tecnologia
A luz solar pode transformar água do mar em potável?

Neoenergia usa com sucesso novo software para monitorar seus parques eólicos e solares
    O Software de Incidências Automáticas (SOFIA) acompanha torres de medições necessárias para viabilidade e operação de parques eólicos e solares da companhia.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Ensino
Processo seletivo para Bolsista de Pós-Doutorado na UFRN
    O objetivo é selecionar um candidato com título de doutor para participar do desenvolvimento de pesquisas nas linhas de pesquisa em Geociências e Informática do Petróleo.
    LEIA MAIS em sbgeo.org.br


    Eventos
Live "Foofprint de Sistemas Minerais"

Seminário sobre Hidrogênio e o Programa Nacional de Hidrogênio

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022)
    Especialistas discutem melhores formas de lidar com os rejeitos de mineração e a segurança das barragens.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Notícias em 13/09/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *