19 de agosto de 2022

Notícias em 19/08/2022

Imagens em destaque

Quartzito Elba
Este quartzito, também conhecido como Oakley Stone, é um quartzito micáceo de camadas finas encontrado na Cordilheira Albion, em Idaho, EUA. Elba é caracterizado por camadas de quartzito intercaladas com leitos ricos em muscovita. A rocha original foi um arenito rico em quartzo do início do Proterozoico, com sedimentos depositados há 2,5-1,6 bilhões de anos. Cerca de 100-200 milhões de anos atrás, este material sofreu metamorfismo pela pressão dos sedimentos sobrejacentes, assim como pela intrusão do Pluton Almo, ocorrida há 28 milhões de anos. Este pluton está relacionado ao Complexo Metamórfico do Núcleo das Montanhas Albion. Neste processo, camadas de argila intercaladas com o arenito também foram achatadas e metamorfisadas produzindo leitos micáceos. No final do Mioceno, um evento extensional afetou a Cordilheira Albion, deslocou as rochas das Montanhas Jim Sage e Cottrell para leste e formou a bacia do Vale do Rio Raft. A estrutura geral na parte sul da Cordilheira Albion constitui um anticlinal com eixo voltado aproximadamente para o norte. Esta estrutura é refletida nos mergulhos opostos do resistente Quartzito Elba nos lados leste e oeste da Reserva Nacional City of Rocks. Os membros desta dobra têm mais de 3 km de comprimento e mergulham simetricamente cerca de 35 a 40 graus. O anticlinal mergulha para o sul nas proximidades da fronteira sul da Reserva e para o norte perto da extremidade norte do Pluton Almo, antes de se dobrar e subir novamente para o norte. Esta estrutura provavelmente se formou ao longo do Eoceno, antes que o pluton fosse intrudido, já que ele não é deformado. Atualmente, o Quartzito Elba, resistente à erosão, forma um marcador proeminente que se destaca de rochas arqueanas subjacentes, incluindo xistos e quatzitos neoproterozoicos, e delineia a Cordilheira Albion. É um quartzito muito procurado em virtude da espessura de suas camadas que possibilita a extração de lajes finas (imagem menor acima), exceto quanto ele se encontra com dobras como as da imagem maior acima.
(Crédito das imagens: imgur (maior) e nps.gov (menor) - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
mineração, barragem, petróleo, mercado, gestão pública, água, geologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

    Projeto
Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 16/2022 – Aplicações de PD&I em Prospecção e Exploração de Recursos Minerais e de Petróleo & Gás Natural
    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) torna pública a Chamada para Aplicações de PD&I em Prospecção e Exploração de Recursos Minerais e de Petróleo & Gás Natural.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br


    Mineração
Visão, gestão e planejamento na mineração do século XXI
    (Por Edmo C. Rodovalho) O desenvolvimento tecnológico e a sofisticação dos hábitos de consumo não afastou a necessidade por bens minerais.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br

Energias renováveis para a mineração

A energia é o novo grande problema para o fornecimento de metais industriais
    (Por Reuters) A crise de energia na Europa está afetando cada vez mais o setor de metais industriais da região, com mais duas fundições esta semana anunciando planos para interromper as operações.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Barragem
Vale prevê mais 13 anos para eliminar barragens como Brumadinho


    Petróleo
Diretoria da ANP homologa resultado parcial do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão
    Foi publicado hoje (19/8) no Diário Oficial da União o resultado parcial do 3º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC), para exploração, reabilitação e produção de petróleo e gás natural, realizado em 13/04/2022.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Equinor recebe renovação de licença para perfurar 9 poços no Campo de Bacalhau

Petrobras busca o "novo Pré-Sal" no litoral do estado do AP
    (Por Denise Luna) Empresa se prepara desde o ano passado para explorar a nova fronteira, próxima das bacias das Guianas e do Suriname, onde foram feitas descobertas de reservas gigantes.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ferro

Mercado do lítio

Mercado do ouro


    Gestão pública
ANM retifica a lista de operações portuárias e divulga a lista prévia de minerodutos
    A ANM retificou a lista final de beneficiários da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) impactados por operações portuárias e de embarque e desembarque.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Água
Água de reuso como alternativa para abastecimento urbano
    A água de reuso é a água resultante de processos de reutilização de água, sendo também conhecidos como reciclagem de água ou recuperação de água, onde se recupera e trata a água de diversas fontes para ser reutilizada com fins benéficos.
    LEIA MAIS em www.hidroplan.com.br


    Geologia
O que é um banco de dados geocientíficos relacional?

Bacia de Araguaia-Tocantins
    (Por Vitor Barreiros) A Região Hidrográfica da Bacia Araguaia-Tocantins está situada em um ambiente de exploração de recursos naturais e geração de energia.
    LEIA MAIS em www.ecycle.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Nevado del Ruiz

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch e Ebeko na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 18, no sudeste das Ilhas Loyalty (5,1 graus) e no sul da dorsal Meso-Atlântico (5,1).
    Dia 19, dois na região das Ilhas Sanduíche do Sul (ambos de 5,2 graus), no sul da dorsal Meso-Atlântico (5,2) e nas Ilhas Santa Cruz (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 18, nas Ilhas Salomão (4,5 graus) e em Kepulauan Sangihe, Indonésia (4,8).
    Dia 19, na fronteira Colômbia-Equador (4,6 graus), dois no sul da dorsal Meso-Atlântico (4,8 e 4,9), na costa do Atacama, Chile (4,8), na região de Ilha Batan, Filipinas (4,8), na costa leste de Honshu, Japão (4,5), e na região das Flores, Indonésia (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Telescópio Webb procura nuvens de pedras preciosas em exoplanetas

Raros exoplanetas do tamanho de Netuno podem enfrentar supertempestades solares de estrelas-mãe
    (Por Robert Lea) A descoberta de um exoplaneta do tamanho de Netuno em torno de uma estrela massiva pode explicar por que esses planetas raramente são encontrados.
    LEIA MAIS em www.space.com

Descoberta uma estrela que também pode ser visitada pela sonda espacial Lucy
    Mesmo antes de seu lançamento, a espaçonave Lucy da NASA já tinha uma missão pela frente que deveria torná-la a espaçonave com mais asteroides visitados de todas as espaçonaves existentes.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Folha artificial flutuante capaz de gerar combustível limpo usando energia solar e água

Petrobras investirá R$ 6 milhões em novas oportunidades para aquisição de soluções tecnológicas
    Com lançamento do segundo edital, o módulo Aquisição de Soluções do Programa Petrobras Conexões para Inovação totaliza mais de R$27 milhões em investimentos este ano.
    LEIA MAIS em www.agenciapetrobras.com.br


    Eventos
2ª Reunião Ministerial do Fórum de Energia Brasil - Estados Unidos
    O MME copreside esta reunião, realizada em Washington, que resultou na adoção de Plano de Ação para a cooperação bilateral em energia com os EUA.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Cachoeiro Stone Fair
    Cachoeiro, junto com outros da região, compõe o mais importante Arranjo Produtivo Local (APL) de rochas ornamentais do Brasil.
    LEIA MAIS em esbrasil.com.br

Fenasucro & Agrocana

Live "Transposição do São Francisco, enchente e seca com quem entende"


    Extra
A mineração e a comunidade
    Iniciativa apoiada pela CBA, por meio do Programa ReDes, impulsiona geração de renda no Norte de Goiás.
    LEIA MAIS em ibram.org.br
    Serviço Geológico do Brasil lança seu primeiro Balanço Social e reforça compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do país.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias em 18/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *