15 de agosto de 2022

Notícias em 15/08/2022

Imagem em destaque

Nappe de Mondoñedo
Esta estrutura é encontrada na província de Lugo, na Espanha. O nappe de Mondoñedo é uma das principais unidades das zonas internas da Cadeia Hercínica da Península Ibérica. É constituído por metassedimentos do Pré-Cambriano Superior e do Paleozóico. Caracteriza-se por grandes dobras reclinadas, metamorfismo regional de baixo a médio grau e intrusão sincinemática de granitóides A zona de cisalhamento dúctil extensional, desenvolvida na base da folha de empuxo, foi dobrada por dois sistemas de grandes antiformas e sinformas abertas. Há também remanescentes miloníticos que são relíquias da zona de cisalhamento basal. Esta estrutura faz parte do contexto de uma cunha orogênica em evolução dominada pela convergência de placas tectônicas, com importantes heterogeneidades reológicas de grande escala no seu interior. Indícios sugerem que a zona de cisalhamento de Modoñedo estava sendo dobrada na sinforma radial, quando foi cortada pela falha de empurrão desta estrutura. A oeste, o nappe é cortado pela falha de Vivero, datada em 300 milhões de anos. O nappe de Mondoñedo favorece o estudo da evolução de uma grande estrutura alóctone na zona interna de uma cinturão orogênico, incluindo (i) sua geometria, (ii) a relação temporal entre as diferentes estruturas relacionadas, (iii) os mecanismos de deformação das rochas, (iv) as relações entre o desenvolvimento das estruturas, metamorfismo e plutonismo e (v) a ligação entre a história de uma unidade deste tipo e a evolução geral do orógeno. Na imagem acima, observam-se dobras com boudins na nappe de Mondoñedo em Burela, entre Foz e Cadiera, na província de Lugo.
(Crédito da imagem: Jim Talbot - fonte1 - fonte2)

Assuntos do dia
petróleo, mercado, política, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, asteroides, eventos e outros.

    Petróleo
Petrobras avança no desenvolvimento do Campo de Búzios e assina com Keppel contrato para construção da P-80


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do ouro


    Política
MP autoriza setor privado a participar da exploração de minérios nucleares
    (Por Agência Senado) Até então essa era uma atribuição exclusiva da Indústrias Nucleares do Brasil S.A. (INB), empresa pública fundada em 1988 e vinculada ao Ministério das Minas e Energia.
    LEIA MAIS em www12.senado.leg.br


    Energia alternativa
RJ possui forte potencial na transição energética e se destaca na produção de petróleo de baixo carbono


    Paleontologia
Pesquisadores na Argentina descobrem uma nova espécie de dinossauros minúsculos, mas durões
    (Por Julio Batista e Stephanie Pappas) O Jakapil kaniukura parece um parente primitivo de dinossauros blindados, como o anquilossauro ou o estegossauro, mas veio do Cretáceo.
    LEIA MAIS em universoracionalista.org


    Vulcanismo
Vulcão Tajogaite (ex-Cumbre Vieja)
    Estudos paleomagnéticos revelam propriedades magnéticas da lava e da cinza da ultima erupção deste vulcão de La Palmas, Canárias.
    LEIA MAIS em www.elperiodico.com

Vulcão Sangay

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Fagradalsfjall na Islândia, Shiveluch na Rússia, Sakurajima e Suwanose-Jima no Japão, Kilauea no Havaí, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 14, no sudeste das Ilhas Loyalty (6,2 graus) e no norte de Qinghai, China (5,0).
    Dia 15, no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,1 graus), em Mindanao, Filipinas (5,2), no norte de Qinghai, China (5,0), e na região da Ilhas Ascención (5,3).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 14, na costa de Valparaiso, Chile (4,7 graus), na costa do sul do Peru (4,6), a oeste de Gibraltar (4,7) e em Salta, Argentina (4,5).
    Dia 15, na região de Kep. Mentawai, Indonésia (4,8 graus), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9), em Halmahera, Indonésia (4,8), no Golfo do Aden (4,6), na costa leste de Kamchatka, Rússia (4,8), em Luzon, Filipinas (4,9), na região da Ilha Babuyan, Filipinas (4,5), na região central do Peru (4,5), no mar de Java (4,8), na fronteira Xizang-Qinghai, China (4,5), no mar de Molucca (4,7) e na região de Nias, Indonésia (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
Nasa planeja desviar um asteroide em 26 de setembro


    Eventos
Smarter E South America
    (Por Paulo Nogueira) O mercado de hidrogênio verde no Brasil está mais próximo do que nunca e SP vai concentrar discussões em um dos maiores eventos da América Latina neste segmento entre 23 e 25 de agosto.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Cachoeiro Stone Fair


    Extra
A guerra na Ucrânia
    O mundo está ficando cada vez mais dependente do combustível mais poluente. Gigantes do carvão estão obtendo grandes lucros.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 14/08/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *