5 de maio de 2022

Notícias em 05/05/2022

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, produção, mercado, política, justiça, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

Os Pitons de Santa Lúcia
Estes dois cones vulcânicos costeiros, chamados Gros Piton e Petit Piton, estão localizados ao sul da cidade de Soufrière (vista na imagem acima), na costa sudoeste de Santa Lúcia, um país insular das Pequenas Antilhas, no leste do Caribe. Fazem parte do Parque Nacional Qualibou. Desde 2004, a Área de Gestão de Pitons constitui Patrimônio Mundial Natural da Unesco. A Ilha de Santa Lúcia, com 617 km², situada entre Martinica e São Vicente, contém a maior parte de um estratovulcão andesítico colapsado no Centro Vulcânico Soufrière. Com mais de 700 metros de altura, os Pitons destacam-se nesta paisagem vulcânica como remanescentes erodidos de cúpulas de lava associada a uma zona de subducção de placas tectônicas. Nela, formaram-se os picos insulares chamados Pequenas Antilhas, pertencentes a um arco vulcânico com 18 vulcões e 700 km de extensão. Ligados por esta cordilheira, encontram-se os Pitons de Santa Lúcia. Eles constituem os núcleos dacíticos degradados de dois vulcões de cúpula de lava provavelmente formados a partir do estratovulcão citado anteriormente. Eles se erguem na Depressão Qualibou, onde ocorrem nascentes de enxofre, formando um campo geotérmico com fumarolas sulfurosas e fontes termais acompanhadas por testemunhos de ação vulcânica, como crateras de explosão, fluxos de lava, depósitos de pedra-pomes e cinzas. É uma área inativa há pelo menos 20.000 anos, exceto pela ocorrência de uma explosão subterrânea em 1766. Há duas hipóteses para a formação dos Pitons. Podem ser remanescentes de (i) necks vulcânicos, o que é relativamente comum, ou (ii) de cumulo-domos, o que é geologicamente único. São cobertos por florestas tropicais úmidas e subtropicais com espécies endêmicas, com musgos, líquenes, orquídeas e bromélias. Pelo menos 148 espécies de plantas foram registradas em Gros Piton e 97 em Petit Piton. Quanto à fauna, 27 espécies de aves foram registradas nos Pitons, incluindo cinco aves endêmicas. Na costa, um sistema de recifes de coral em excelentes condições tem boa parte declarada como Reserva Marinha. Foi comprovada, na região, a existência de uma população ameríndia caribenha, que foi posteriormente deslocada por africanos trazidos pelos franceses em meados do século XVII.
(Crédito da imagem: Aneil Lutchman - fonte)

    Mineração
A mineração de cobre, como a política, é agora a arte do possível
    (Por Frik Els) A mineração, já à mercê do ciclo de negócios e preços cada vez mais voláteis, também está cada vez mais exposta às areias movediças da política.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Petróleo
Como o Investimento na construção e operação em navios do tipo FPSO conectados pode reduzir riscos e aumentar a efetividade no setor energético petrolífero offshore

Novas descobertas de petróleo no Pré-Sal abrem os horizontes para o Brasil

As vendas diretas de petróleo do governo do Brasil mais que dobrarão este ano
    (Por Sabrina Valle) Aumentarão acentuadamente nesta década, à medida que as principais petrolíferas entregam mais de sua produção à União sob acordos do modelo de partilha.
    LEIA MAIS em forbes.com.br


    Produção
CSN Mineração lucra R$ 739 milhões no 1º trimestre, queda de 68,7%

Anglo American quer atingir 30 milhões de toneladas de minério


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ferro

Mercado do lítio


    Política
MME abre espaço online para receber contribuições da sociedade para o Plano Nacional de Mineração
    Processo é um avanço na construção colaborativa do instrumento que estabelecerá as diretrizes da mineração brasileira e orientará a formulação de políticas públicas nos próximos 28 anos.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Visando à abertura do mercado de gás natural, governo demonstra apoio a resolução do CNPE
    (Por Roberta Souza) Com a decisão, o governo objetiva aperfeiçoar políticas energéticas e efetivar o desenvolvimento do programa Novo Mercado do Gás
    LEIA MAIS em

Senado aprova projeto que destrava recursos do Pré-Sal a 144 municípios

Projeto prevê criação da Frente Parlamentar Amazônica de Mineração
    Este projeto começou a ser analisado pelo Senado. Um dos principais objetivos da iniciativa é orientar e apoiar a formulação de políticas públicas que promovam a mineração na área da Amazônia Legal.
    LEIA MAIS em www12.senado.leg.br


    Justiça
Justiça pede explicações sobre mineração na Serra do Curral ao Governo de Minas e à Tamisa
    (Por Sofia Leão) Foi concedido prazo para as explicações, após a prefeitura de Belo Horizonte ter pedido a suspensão da licença ambiental.
    LEIA MAIS em bhaz.com.br


    Meio Ambiente
Anglo American fornece escória de ferroníquel como insumo para base de pavimento asfáltico
    É uma parceria inovadora e sustentável da Anglo American com a Ecovias do Araguaia. Mais de 10 mil toneladas do resíduo serão utilizadas como insumo na estrutura do pavimento próximo ao município de Barro Alto, em GO.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Ressonância magnética gigante da Antártida revela água do mar fóssil sob o manto de gelo


    Vulcanismo
Como a relatividade geral pode ajudar a prever erupções vulcânicas
    (Por Elizabeth Fernández) Relógios atômicos extremamente precisos não são apenas de interesse teórico. Eles poderiam ajudar a detectar erupções vulcânicas iminentes ou derretimento de geleiras.
    LEIA MAIS em bigthink.com

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Kilauea

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Ibu, Lewotolo, Krakatau, Semeru e Dukono na Indonésia, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 04, dois na região das Ilhas Filipinas (5,1 graus).
    Dia 05, no Tajiquistão (5,0 graus), na região das Ilhas Filipinas (5,9), no leste de Honshu, Japão (5,0), em Mindanao, Filpinas (5,1) e no leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 04, na dorsal Meso-Indiana (4,8 graus) e no leste da Ilha Norte, Nova Zelândia (4,5).
    Dia 05, em Salta, Argentina (4,5 graus), dois na região das Ilhas Filipinas (4,5 e 4,7), no sul das Ilhas Fiji (4,7), no Estreito de Sunda, Indonésia (4,7), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,5), em Kupulauan Barat Daya, Indonésia (4,5), em Mindanao, Filipinas (4,6), na região de Bougainville, Papua Nova Guiné (4,5), e na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Exoplanetas mais jovens têm mais chances de abrigar vida

Fronteira geológica escondida em Marte


    Tecnologia
Jovem de Santa Catarina desenvolve geladeira eficiente 100% abastecida por energia solar

Dessalinizador portátil movido a energia solar pesa menos de 10 kg

Pesquisadores criam película aplicada sobre o telhado capaz de refrigerar ambientes


    Eventos
Paleocafé: "O estranho campo magnético do Cambriano"
    Esta palestra, que faz parte do seminário do grupo de Magnetismo de Rochas e Paleomagnetismo do IAG-USP, acontece amanhã, 6 de maio, às 15h00.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

Seminário "Gestão Estratégica de Informação Aplicada à Administração Pública"


    Extra
A mineração e a comunidade
    Programa de Voluntariado da Mineração Rio do Norte (MRN) leva literatura para crianças em Porto Trombetas.
    LEIA MAIS em ibram.org.br
    Vale: Programa de fortalecimento da saúde entrega mais de 2 mil instrumentos e capacita equipes de saúde de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo.
    LEIA MAIS em www.vale.com

A guerra na Ucrânia
    Alemanha se apressa em encontrar alternativas ao gás de gasoduto russo. Estão sendo transformados navios em tanques de gás flutuantes para serem reaproveitados e processar GNL.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


Notícias em 04/05/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *