21 de março de 2022

Notícias em 21/03/2022

Assuntos do dia:
mercado, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial e outros.

Pedra Aguda
Pedra Aguda, distando cerca de 10 km de São Pedro da Serra, está localizada no distrito de Barra Alegre, em Bom Jardim, RJ. A região é marcada pela flora e pela fauna da Mata Atlântica. A agricultura de subsistência é a principal atividade local, com oito famílias morando e produzindo atualmente na comunidade de São Pedro da Serra, que nasceu nos idos de 1880. Bem antes disto, há 630 milhões de anos, formaram-se as rochas da Pedra Aguda, pertencentes ao complexo Rio Negro. São rochas gnáissicas, mesocráticas, de grão médio a grosso, com foliação descontínua, composta por agregados planares de biotita e hornblenda. Intercalações de metagabros, metaquartzo dioritos e paleodiques anfibolíticos são comuns, enquanto que gnaisses granulíticos de composição enderbítica ocorrem localmente. Estas rochas do complexo Rio Negro foram cortadas por diques de diabásio há 130 milhões de anos. Nesta época, África e América do Sul estavam se separando com a ruptura no Gondwana, deixando nas terras africanas parte correspondente às rochas do complexo Rio Negro.
(Crédito da imagem: visitesaopedrodaserra - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do níquel


    Meio Ambiente
Qual é o local mais radioativo do mundo?
    (Por Wyllian Torres) Hoje, os maiores níveis de radiação nocivos ao corpo humano e ao meio ambiente são encontrados na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Geologia
Qual o local mais antigo da Terra?


    Paleontologia
Ancestral de lagartos modernos é descoberto em âmbar de 110 milhões de anos
    Fóssil achado em mina de Mianmar revelou nova espécie de réptil que seria parente de lagartos que hoje vivem na América Central e no sudoeste dos EUA.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Vulcanismo
Vulcão Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai

Vulcão Ol Doinyo Lengai

Vulcão Lonquimay

Vulcão Fuego
    (Por Gustavo Villagrán) Este vulcão da Guatemala registra abundante desgasificação e lançamento de cinzas a 4.800 m de altitude.
    LEIA MAIS em dca.gob.gt

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: São Jorge nos Açores, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Ruapehu na Nova Zelândia, Manua Kea no Havaí, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos no CE

Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 20, em Leyte, Filipinas (5,3 graus), e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (6,1).
    Dia 21, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,5 graus) e no mar da Noruega (5.1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 20, na costa leste de Honshu, Japão (4,6 graus), no sul do Panamá (4,5), no leste do Irã (4,7), no noroeste de Cashimir (4,5), três no sul das Ilhas Fiji (4,8, 4,5 e 4,9), na região central do Peru (4,6), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9) e a Ilha do Havaí (4,7).
    Dia 21, em Mindanao, Filipinas (4,6 graus), na região de Tonga (4,7), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,5), na costa da Costa Rica (4,9), na fronteira Myanmar-Índia (4,7), em Moçambique (4,6) e na Guatemala (4,8).


    Ciência espacial
Três exoplanetas transformados em estrelas
    (Por Opal Turner) Três (talvez quatro) exoplanetas, originalmente descobertos pelo Telescópio Espacial Kepler da NASA, foram de fato classificados erroneamente.
    LEIA MAIS em soudecanoas.com.br

O mistério do sistema estelar binário LS I 61 303


    Tecnologia
Em resultado recorde, UFPel tem 12 patentes de invenção concedidas em 2020
    Entre as patentes concedidas em 2021 a esta Universidade de Pelotas, RS, está a de composições à base de xantana para obtenção de bioplásticos biocompatíveis e biodegradáveis.
    LEIA MAIS em ccs2.ufpel.edu.br


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 20/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *