14 de março de 2022

Notícias em 14/03/2022

Assuntos do dia:
mineração, mercado, política, meio ambiente, geologia, terremotos, vulcanismo, asteroides e outros.

Morro da Lapinha
Este morro fica no Vale do Pati, na porção centro-norte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na BA. É também conhecido como Morro do Castelo, por causa do relevo ruiniforme do seu topo, ou Morro das Cabras, pois era refúgio de cabras no início do século XX. É um exemplar de morro testemunho com altitude de 850 metros na base e 1.500 metros no topo. Apresenta patamares subhorizontais de arenito e grauvaca da Formação Tombador. No topo deste morro se encontra a Gruta do Castelo. O Morro da Lapinha constitui importante área de recarga e de nascentes que alimentam dois dos principais rios do Vale do Pati, o rio Funis, a oeste, e o rio Calixto, a leste, que integram o sistema de drenagem do rio Paraguaçu.
(Crédito da imagem: Mggrossi - fonte)

    Mineração
Mineração X Agronegócio
    (Por Antonio Carlos Tramm) Dados da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) mostram, por exemplo, que a mineração, comparada ao agronegócio, paga salários muito maiores.
    LEIA MAIS em www.correio24horas.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro
    (Por Notícias Bloomberg) O ouro está desempenhando seu papel antigo como um porto seguro em tempos de guerras e crises.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Política
Mineração em terras indígenas deve 'travar' no Senado
    (Por Bruna Lima e Sarah Teófilo) Projeto tramita na Câmara em regime de urgência. Senadores já apontam que matéria não deve ser apreciada neste ano na Casa.
    LEIA MAIS em noticias.r7.com


    Meio Ambiente
O que o permafrost vai liberar no ar
    Este tipo de solo de regiões polares protegida dos raios solares, onde parte do material permanece congelado continuamente, mantém presa grande quantidade de gases de efeito estufa, micróbios e produtos químicos.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Geologia
Dois pontos gigantes no manto da Terra podem explicar a estranha geologia da África
    (Por Izer) Nas profundezas do manto da Terra, há duas bolhas gigantes. Uma fica sob a África e a outra fica em posição quase oposta à primeira, sob o Oceano Pacífico. Mas estes dois pontos não são igualmente congruentes.
    LEIA MAIS em atibaiaconnection.com.br

Kimberlitos fornecem pistas sobre como o que acontece na superfície da Terra afeta o manto inferior
    Pesquisadores examinando kimberlitos de diferentes épocas da história da Terra descobriram que o que acontece na superfície do planeta afeta seu interior – mesmo em grandes profundidades.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Vulcanismo
Fraquezas ocultas dentro dos vulcões podem causar seu colapso

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Manan em Papua Nova Guiné, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
A energia de fratura de um terremoto está relacionada ao modo como ele é interrompido
    A energia de fratura de um terremoto está mais relacionada ao estilo geral de ruptura em vez de existir uma relação específica de enfraquecimento de deslizamento.
    LEIA MAIS em www.geologypage.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 13, na porção sul da dorsal Meso-Atlântico (5,3 graus), dois em Luzon, Filipinas (6,4 e 5,0), e dois em Kepulauan Batu, Indonésia (6,6 e 5,5).
    Dia 14, na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (5,1 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 13, no Equador (4,6 graus), dois nas Ilha Near, Alasca (4,8 e 4,7), em Sumatra do Sul, Indonésia (4,5), na fronteira Panamá-Colômbia (4,5), no norte de Honduras (4,6), em Mindanao, Filipinas (4,5), em Kepulauan Batu, Indonésia (4,8), dois em Luzon, Filipinas (ambos de 4,7), e na África do Sul (4,8).
    Dia 14, em Mindoro, Filipinas (4,5 graus), na região do Cáucaso, Rússia (4,5), no Vietnam (4,5), no mar de Molucca (4,7), dois em Luzon, Filipinas (4,8 e 4,9), no Tajiquistão (4,5), nas Ilhas Santa Cruz (4,7), em Michoacan, México (4,8), em Kepulauan Babar, Indonésia (4,7), e na costa de Tarapaca, Chile (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Asteroides
Asteroide atinge a Terra duas horas após ser descoberto


    Extra
A guerra na Ucrânia


Notícias em 13/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *