11 de março de 2022

Notícias em 11/03/2022

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, política, energia alternativa, geologia, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

Alabama Hills
Esta região está localizada em Lone Pine, na Califórnia, EUA. Com suas formas esculpidas arredondadas, ela contrasta com as escarpas pontiagudas do leste de Sierra Nevada. Foi nomeada por mineiros locais em homenagem ao CSS Alabama, um navio de guerra que fez bastante sucesso na época da Guerra Civil dos EUA. Sua rocha, um biotita monzogranito de cor clara, de idade de cerca de 85 milhões de anos, tem sido esculpida pela erosão em formas que lembram ovos, lágrimas e arcos. As rochas de Sierra Nevada, especialmente em Mount Whitney, são as mesmas, porém os processos de intemperismo não. O congelamento, a expansão e o degelo da água e o derretimento da neve moldaram os picos naquelas partes elevadas. No coração de Alabama Hills pode ser encontrado o famoso Mobius Arch (da imagem acima) que tem 1,8 m de altura e que, em determinado enquadramento, permite visualizar Mount Whitney ao fundo. As características marcantes cênicas de Alabama Hills atraíram turistas e também cineastas. Desde o início da década de 1920, estrelas de cinema como Tom Mix e o Cavaleiro Solitário têm combatido bandidos na região em filmes clássicos. Em 1993, cenas de Maverick, com Mel Gibson, foram rodadas em Alabama Hills. Mais recentemente, a região foi cenário para o filme Generations de Star Treck.
(Crédito da imagem: Alex Armitage - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Petróleo
Será que o Brasil pode tomar o lugar da Rússia como fornecedor do óleo das nossas reservas ao mundo através da Petrobras?
    (Por Júnior Aguiar) Vários países estão à procura do novos fornecedores de petróleo e a Petrobras está no radar, podendo acelerar as exportações.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do minério de ferro

Mercado do urânio


    Política
Plano Nacional de Fertilizantes será lançado hoje
    O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lança, nesta sexta-feira (11/03), o Plano Nacional de Fertilizantes. A iniciativa tem como objetivo incentivar o aumento da produção de fertilizantes no país.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Maior geradora de energia renovável do Brasil, a Omega Energia, assina compra da totalidade do complexo Assuruá, na Bahia

MME abre consulta pública para aprimorar portaria que regulamenta os Créditos de Descarbonização (CBIOs) do RenovaBio
    Objetivo é aprimorar negociações e proteger as partes envolvidas de oscilações bruscas nos preços. A consulta fica aberta até 08 de abril.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Geologia
A primeira explosão de vida na Terra causou impacto nas profundezas da superfície
    (Por David Nield e Júlio Batista) A Explosão Cambriana – cerca de 541 milhões de anos atrás – impactou as profundezas do manto à medida que os sedimentos que transportam material orgânico foram empurrados para baixo do solo em vastas escalas de tempo geológicas por meio de subducção.
    LEIA MAIS em novocantu.com.br

Reconstruindo 6,5 milhões de anos dos níveis do mar Mediterrâneo Ocidental


    Mineralogia
Larimar, a pedra preciosa rara e exclusiva do sudoeste da República Dominicana
    Conhecida como "rocha azul", esta variedade de pectolita se forma através da associação com andesitos e basaltos quando o cobre é substituído pelo cálcio.
    LEIA MAIS em www.tempo.com


    Paleontologia
Santa Maria, RS, sediará evento para entrega de certificado do Guinness sobre dinossauros da região
    (Por @alcir) O certificado do Guinness registra que os dinossauros encontrados por pesquisadores nessa região viveram há 233,2 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.alcir61.net


    Vulcanismo
Novas informações sobre câmaras de magma podem melhorar modelos de vulcões

Vulcão Santiaguito

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Lewotolo e Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia e Sangay e Reventador no Equador.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 10, na fronteira Cachemir-Xinjiang (4,5 graus), dois na costa de Chiapas, México (4,9 e 4,5), e no sul das Ilhas Fiji (4,9).
    Dia 11, na costa de El Salvador (4,5 graus), dois na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,6 e 4,9), em Papua, Indonésia (4,6), em Creta, Grécia (4,5), em Salta, Argentina (4,5), e em Tonga (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Pontos quentes na crosta de uma magnetar são vistos pela primeira vez se fundindo
    (Por Daniele Cavalcante) Magnetar é um tipo de estrela de nêutrons com campo magnético mil vezes mais forte que o de uma estrela de nêutrons comum.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br

Rover chinês revela como o tempo e a água alteraram rochas em Marte


    Asteroides
Análise de poeira antes da criação do nosso sistema solar
    Partículas de poeira encontradas em meteoritos que caíram na Terra constituem um dos materiais sólidos mais antigos presentes no planeta, já que são ainda mais antigos que a formação do sistema solar há cerca de 4,5 bilhões de anos.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Pesquisadores da USP estão próximos de transformar CO2 em combustível e em plástico


    Eventos
Prêmio Nacional de Inovação

SGB-CPRM promoveu debate sobre Geodiversidade e Geoquímica em oficina sobre conhecimento geocientífico


    Extra
A mineração e a comunidade
    AngloGold Ashanti patrocina espetáculo "Febre" do Grupo Galpão que encerra o projeto "Dramaturgias - Cinco passagens para agora".
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Seca, não guerra, derrubou algumas civilizações asiáticas antigas
    (Por Richard J. Sima) Datações por radiocarbono, grãos de areia luminescentes e registros climáticos apontam a seca como o motivo do desaparecimento destas civilizações.
    LEIA MAIS em eos.org

Guerra na Ucrânia
    Impactos sobre preços de commodities devem durar bastante tempo, diz relatório citando fertilizantes, trigo, petróleo, níquel e paládio.
    LEIA MAIS em tc.com.br


Notícias em 10/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *