13 de outubro de 2017

Será?! Definições indefinitivas (parte III)

Por Zelaznog Ocram


Desembarque de Cabral em Porto Seguro em 1500 (por Oscar Pereira da Silva)
Ele deve ter imaginado: "Esta será uma terra raríssima!"

Sei eu, sabemos nós, que qualquer nuance associada à mineração, no Brasil, tem o poder de produzir no leigo uma sensação de pendenga judicial. É o caso onde a "tecnologia mineira vai processar terras raras". É obrigatório pensar-se que elas não devem ter feito boa coisa. 


Também é preocupante, e só pode ser descuido de alguém, quando nos surpreendemos com a "mineração solta na Amazônia". Se está solta é porque estava presa, então deve ser um risco enorme deixar que ela se aproxime da população. Desconfio que somente os "famosos" poderão prendê-la.

A geologia é outro, digamos, ente perigoso. Basta darmos alguns passos para trás, mais ou menos o correspondente a 450 mil anos, e vamos encontrar um culpado pela geopolítica: a geologia. Assim, justifica-se que se acredite no "Brexit geológico". Só ele explica como a ilha da Grã-Bretanha se separou da Europa.


Essas notícias logo fazem com que as culpas 
pelas catástrofes mundiais se concentrem em suspeitos especiais e constata-se um novo rumo nas investigações: "possibilidade de entrada de rocha na camada atmosférica é investigada". Apresso-me a todos acalmar: não era uma rocha da nossa turma, ela era extraterrestre. 

Para não parecer totalmente pessimista, lembro que nem tudo são perdas e danos, pois "garimpeiras afirmam que tem muito ouro no 'Caldeirão'. Só podem estar bem próximas do pé do arco-íris para saber. Será?! Chegarão mais perto?


Tudo parece ser resultado de ambiguidades e maledicências. Por essas que sei e por outras que adivinho, volto com novas definições indefinitivas na área de geologia e mineração para dar minha desabastada contribuição à causa.


aço auto-temperante: pessoa durona com auto-controle, o que não acontece com o aço bruto e o aço efervescente.


agente redutor: quebra-molas.


carepa subcutânea: sujeira que entra sob a pele, geralmente na proximidade de feridas.


declinação magnética: fascínio sentimental devido à atração física.


desgaseificador: descuidado que abre a tampinha do refrigerante e esquece de fechar.


desertificação: certificação que recebe o desertor ao ser encontrado após a deserção.


diastrofismo laurenciano de cinturões orogênicos: atrofia do diastema no Laurêncio ao produzir grandes cintos com apliques de ouro.


disjunção colunar em derrames por resfriamento: mau jeito na coluna por ataque cardíaco em dia frio.


drag fold: mulher que se veste com roupas extravagantes de homem e imita a voz e os trejeitos tipicamente masculinos; o contrário de drag queen.


drenagem anastomosada: drenagem linfática que se faz onde os vários anástomos (e não as linfas) se abrem e confluem mais adiante.


eletrogalvanização: choque elétrico sofrido por locutor esportivo de emissora de televisão.


eliminação de escória: desova de meliantes.


temperabilidade de elementos de liga: habilidade de tratar o temperamento de homens que usam fita ou elástico para prender a meia à perna.


Será?! Definições indefinitivas (parte II)



Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *