29 de março de 2022

Notícias em 29/03/2022

Assuntos do dia:
economia, mineração, petróleo, mercado, fiscalização, política, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos e outros.

Pictured Rocks
O Pictured Rocks National Lakeshore, lar de quase 30.000 hectares de falésias coloridas que margeiam o Lago Superior, está localizado na costa norte da Península Superior de Michigan, EUA. As rochas da região pertencem principalmente às formações Jacobsville (do Pré-Cambriano), Munising (do Cambriano) e Au Train (do Ordoviciano). As rochas da Formação Jacobsville são as mais antigas dentre aquelas visíveis acima do nível da água. Foram depositadas em mares rasos e nos deltas próximos à costa entre 1 bilhão e 500 milhões de anos atrás. O óxido de ferro confere uma cor vermelha característica a estes arenitos quartzosos, que também apresentam manchas brancas. Acima delas e compondo a maioria das rochas expostas no Lago Superior surgem as da Formação Munising, que representa um ambiente complexo de litoral ou de águas rasas que foi influenciado por processos fluviais, ondas, marés e ventos. Elas se dividem em três membros: um conglomerado basal, o membro Chapel Rock e o membro Miners Castle. Mais acima, a Formação Munising varia em cor de cinza claro a cinza rosado e abrange uma ampla gama de ambientes deposicionais. No topo das falésias, a Formação Au Train é constituída por um arenito dolomítico marrom claro a branco mais duro e resistente que as outras rochas abaixo, sendo responsável pela presença de muitas cachoeiras da região. Ao contrário das outras formações deste parque, a Au Train contém fósseis, como cefalópodes, gastrópodes e conodontes. As listras verticais coloridas, que podem ser vistas em muitas das rochas do Pictured Rocks National Lakeshore, são formadas à medida que a água subterrânea escoa pelas rachaduras destas rochas, por onde vários elementos e minerais são transportados, sendo então depositados como manchas coloridas. As manchas vermelhas e laranjas são causadas pelo ferro, as azuis e verdes pelo cobre, as marrons e pretas pelo manganês e as brancas pela limonita. Os penhascos principalmente de arenito de 15 a 90 metros de altura se estendem por mais de 24 km ao longo da costa. Cavernas marinhas, arcos, respiradouros, torres, pináculos e outras formas foram esculpidas nestas falésias.
(Crédito da imagem: Craig Blacklock - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Economia
Arrecadação federal sobe 5,3% em fevereiro, puxada por ganhos com royalties de petróleo
    (Por Reuteres) O resultado para o mês atingiu o patamar recorde de R$ 148,66 bilhões, em meio à alta nos preços do barril de petróleo Brent devido à guerra na Ucrânia.
    LEIA MAIS em forbes.com.br


    Mineração
Sustentabilidade e mineração em convergência
    (Por Minas do Amanhã) Lições e contribuições do setor mineral em MG para uma economia sustentável.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Petróleo
Contratos de concessão concedidos pela 17ª Rodada de Licitações foram assinados pela ANP e pela Shell

ExxonMobil concluiu perfuração de poço em Sergipe-Alagoas sem encontrar óleo e gás


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro

Mercado do níquel


    Fiscalização
Exército e Ibama apreendem equipamentos de garimpo ilegal
    No contexto da Operação Ágata Conjunta Amazônia 2022, foram apreendidos equipamentos e inutilizada uma balsa sem autorização para exploração no Rio Cauaburis (AM).
    LEIA MAIS em www.defesaemfoco.com.br


    Política
Por recomendação do MP, audiências sobre mineração em MG são suspensas
    (Por Luiz Ribeiro) O MP de MG alegou que antes das audiências públicas deverá ser feita consulta prévia às comunidades tradicionais geraizeiras.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Energia alternativa
Dona das marcas Consul e Brastemp investe em energia renovável para neutralizar as emissões de CO2 em suas unidades no Brasil até 2030

Combustível sintético pode ser mais sustentável que o petróleo


    Paleontologia
Fóssil sem braços pode indicar como as cobras perderam seus membros
    Foi encontrado em Illinois (EUA) o fóssil de um animal de 100 milhões de anos que indica que as cobras e outros vertebrados desenvolveram pernas, mas as perderam conforme evoluíram.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Vulcanismo
Vulcão São Jorge

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Taal

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Azuma e Suwanose-Jima no Japão, Krakatau e Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5,0 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 28, na costa leste de Honshu, Japão (4,6 graus), no norte de Honduras (4,8), na região de Fiji (4,6), na região de Taiwan (4,6) e nas Ilhas Adaman, região da Índia (4,7).
    Dia 29, em Vanuatu (4,9 graus), no sul das Ilhas Fiji (4,5) e em Kapulauan Kai, Indonésia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
O maior e mais detalhado modelo do universo primitivo


    Eventos
1º Seminário Abrapcorp Setorial

SBGf live: Aplicação de Métodos Normalizados para Realce de Dados Magnéticos


    Extra
A guerra na Ucrânia

Vale inaugura estrada pavimentada com rejeitos de mineração em Itabira, MG.


Notícias em 28/03/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *