Em breve:
Uma história climática da Terra - Parte 4 - Mesozoico

7 de fevereiro de 2019

Barragens de rejeitos: aprendendo do jeito mais doloroso

Por Marco Gonzalez

A indústria de mineração, essencial para o funcionamento da sociedade moderna, produz enormes volumes de resíduos. O principal fluxo desses resíduos formam rejeitos cuja armazenagem pode acarretar condições de riscos, com consequentes impactos para as pessoas e para o meio-ambiente.

Parte de prédio no distrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, da mineradora Samarco, em 05/11/2015 (Foto: Rogério Alvez / TVSenado, de 19/11/2015)

Os rejeitos de mineração produzidos no mundo, na maior parte, são colocados em grandes depósitos de superfície conhecidos como barragens de rejeitos. Existem mais de 3.500 destas estruturas, estando algumas entre as maiores obras construídas pelo homem. São encontradas no mundo todo e constituem uma experiência relativamente nova para a sociedade e para a mineração. A experiência mostra que seus rompimentos podem ser catastróficos e esta é uma boa razão para lembrar que os limites da tecnologia e da ciência exigem condutas e posturas que construam outro tipo de barragem, aquela que represa incentivos econômicos que podem distorcer as estimativas sobre a magnitude dos riscos.

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *