Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

31 de janeiro de 2022

Notícias em 31/01/2022

Assuntos do dia:
petróleo, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e vagas.

Chiribiquete
O Parque Natural Nacional Serranía de Chiribiquete é um Patrimônio Natural da UNESCO, com área de 27.823 km2, localizado na região da Amazônia colombiana. A Serranía de mesmo nome, com cerca de 10.000 km2 de área, é a maior área protegida continental da Colômbia. Devido aos processos de erosão de suas rochas, esta região permite a formação e conservação de ecossistemas naturais únicos no mundo. Geologicamente, é um grande bloco elevado tectonicamente por falhas no centro da Amazônia, com rochas cristalinas ígneas e metamórficas de idade pré-cambriana (2000-1800 milhões de anos) em suas fundações, compostas por rochas do Complexo Mitú Migmatítico. Sobre estas rochas, ergue-se a Serranía de Chiribiquete com a presença predominante de rochas sedimentares de textura arenosa e composição quartzosa da Formação Araracuara. Localmente, foram identificados níveis de quartzito na parte superior desta Formação. A principal característica estrutural do grande planalto de Chiribiquete é a estratificação quase horizontal, razão da formação da grande quantidade de tepuis (mesetas). A presença de fraturas regionais em diferentes direções tem impacto na formação de uma grande variedade de formas exóticas de relevo. Distinguem-se duas grandes províncias geomorfológicas: a Serrania de Chiribiquete e as planícies ou savanas da Amazônia. A primeira é um grande planalto tectônico com declives acentuados, dividido pela água em inúmeros planaltos menores. Os tepuis estão orientados predominantemente na direção sul-norte. Apresentam alturas máximas de 800 metros acima do nível do mar e altura máxima de 544 metros, sendo os maiores encontrados no norte e no noroeste. Estima-se que a Serranía de Chiribiquete era mais alta que as relíquias atuais em cerca de cinco níveis superiores. Uma grande diversidade de formas exóticas geradas por processos hídricos de erosão deram origem a arcos, cavernas e abismos em formas semicirculares. Devido às características mineralógicas, a rocha apresenta uma descamação (como uma cebola), indicando que esses locais foram trabalhados várias vezes para remover as zonas superficiais. Na parte norte da Serranía, foram identificados e estudados cerca de 50 murais com mais de 70.000 representações rupestres.
(Crédito da imagem: gaboeisenband - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Petróleo
Redepetro prevê alta de 30% na produção do RN


    Energia alternativa
Arquiteto desenvolve novo gerador capaz de melhorar em 35% a eficiência dos painéis solares
    (Por Valdemar Medeiros) O gerador de energia solar em formato de esfera criado pelo arquiteto alemão consiste em ajudar a melhorar a autonomia dos painéis solares ajudando os consumidores a dependerem menos das companhas de energia.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Conheça a "casa dobrável" que integra energia solar e eólica com potencial de revolucionar a indústria das moradias
    (Por Valdemar Medeiros) Toda equipada com sistema gerador de energia renovável e um espaço interno confortável e acolhedor, a "casa dobrável" de uma empresa francesa já é sucesso no mundo por integrar o uso de energia eólica e solar em um só lugar.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Paraná está concluindo as obras da primeira usina solar fotovoltaica flutuante do Sul do País

Transição energética teve investimento recorde em 2021
    Relatório recente da BloombergNEF afirma que o investimento global na transição energética totalizou US$ 755 bilhões em 2021 – um novo recorde – devido às crescentes ambições climáticas e ações políticas de países ao redor do mundo.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Meio Ambiente
Descongelamento do permafrost pode acelerar o aquecimento global
    O degelo do permafrost no Ártico pode estar emitindo gases de efeito estufa de estoques de carbono anteriormente não contabilizados, alimentando o aquecimento global.
    LEIA MAIS em www.ecodebate.com.br

Queda de neve com nanoplásticos nos Alpes
    (Por Francisco Martinho Leão) Os Alpes, como outras partes nevadas do mundo, estão experimentando um aumento na neve com microplásticos e nanoplásticos. Um novo estudo quantifica essas quantidades de material indesejado.
    LEIA MAIS em www.tiempo.com


    Paleontologia
Impressões fósseis enormes em Welsh Beach foram feitas por dinossauros há 200 milhões de anos
    Paleontólogos descobriram pegadas de grandes dinossauros sauropodomorfos na costa perto de Penarth, no sul do País de Gales, no Reino Unido.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Taal

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Chikurachki na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Santiaguito e Fuego na Guatemala, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 30, ao sul de Sumbawa, Indonésia (4,6 graus), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,8), no sudoeste de Sumbawa, Indonésia (4,5), na região de Fiji (4,6), em Salta, Argentina (4,5), em Tonga (4,6), nas Ilhas Fox, Alasca (4,5), no mar de Savu (4,9), no norte da dorsal Pacífico-Leste (4,5) e na costa de Honduras (4,5).
    Dia 31, no leste da Turquia (4,7 graus) e em Mindanao, Filipinas (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Desenterram no Chipre antigas placas de pedra e cerâmica com inscrições fenícias
    Foi encontrado em antiga cidade portuária de Kition, atual Larnaca, no Chipre, um poço cheio de fragmentos de cerâmica, placas e pedras com inscrições fenícias que documentam a atividade econômica executada na movimentada cidade portuária no 1º milénio aC.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Ciência espacial
Estrela estranha com um campo magnético muito poderoso em nossa vizinhança cósmica
    Descoberto objeto astronômico incomum no cosmos que libera uma explosão gigantesca de energia a cada 18,18 minutos, diferente de tudo visto antes.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Água fluiu em Marte por mais tempo do que se pensava


    Vagas
Oportunidades no mercado de petróleo e gás: Equinor abre processo seletivo no RJ com vagas offshore


Notícias em 30/01/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *