Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

29 de janeiro de 2022

Notícias em 29/01/2022

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, produção, mercado, gestão pública, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ensino, eventos e outros.

Cachoeira Gullfoss
A Gullfoss ("Cachoeira Dourada") está localizada no sudoeste da Islândia, no cânion do Rio Hvítá ("Branco"). Este rio viaja desde a geleira Langjökull e alimenta a queda de 32 metros desta cachoeira em dois estágios de 11 e de 21 metros. No verão, aproximadamente 140 m3 (no inverno, 109 m3) de água passam pela cachoeira a cada segundo. Gullfoss faz parte da popular rota turística do "Circuíto Dourado", juntamente com a área geotérmica Geysir e o Parque Nacional Þingvellir. As paredes do desfiladeiro em ambos os lados da cachoeira Gullfoss atingem alturas de até 70 metros e este cânion, conhecido como desfiladeiro Gullfossgjúfur, estende-se por cerca de 2,5 quilômetros. Os geólogos acreditam que ele foi formado por enchentes torrenciais causadas pelos chamados jökulhlaup (erupções glaciais), que ocorreram perto do final da última idade do gelo. Sua rocha, de período interglacial, se originou da ação sofrida por morenas, coletadas pela geleira e depositadas a medida que se moviam. Gullfoss é um exemplo de cachoeira onde a água encontra uma fissura na rocha e segue esculpindo uma passagem através dela. O desfiladeiro Gullfossgjúfur ainda sofre erosão com recuo de 25 cm por ano em suas paredes. Nestas rochas, estratos alternados de lavas e morenas (til/tilito) revelam épocas quentes e frias da Idade do Gelo. O terreno ao redor de Gullfoss está cerca de 200 metros acima do nível do mar. A vegetação é típica da charneca islandesa e muitas de suas formas características são visíveis aqui. Líquens crescem nas rochas formando manchas irregulares de cores variadas. Salgueiros lanosos são comuns na charneca seca e são facilmente reconhecidos por suas folhas verdes claras cobertas com penugem cinza. Outros pequenos arbustos comuns são mirtilo e bétula anã. A história de Gullfoss está associada a da ativista Sigríður Tómasdóttir, que nasceu em 1871 e viveu toda a sua vida na fazenda Brattholt. O local era um local ermo e Sigríður acompanhava viajantes que vinham conhecer Gullfoss. Em 1907, o empresário inglês Howell tentou utilizar a energia da cachoeira para abastecer uma usina hidrelétrica. O proprietário do terreno de Gullfoss, o fazendeiro Tómas Tómasson, pai de Sigríður, recusou a proposta de venda, mas aceitou arrendar o local sem saber que Howell, assim, podia seguir com seus planos. Sigríður, que não teve escolaridade formal, lia muito e liderou uma batalha legal para impedir a hidrelétrica. A disputa durou anos, inclusive com a ameaça de Sigríður de se jogar na cachoeira caso alguma construção começasse. Em 1929, Howell desistiu do contrato de locação e muitas vezes Sigríður é aclamada como a primeira ambientalista da Islândia. Uma placa referenciando esta história está no topo de Gullfoss. Sveinn Björnsson, o advogado de Sigríður, tornou-se o primeiro presidente de uma Islândia independente em 1944.
(Crédito da imagem: Jón Óskar Hauksson - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Mineração
Desafios do Monitoramento Geotécnico na Mineração - Breve Discussão
    O monitoramento geotécnico de taludes apresentou nos últimos anos um avanço exponencial, seja pela variedade de opções de instrumentação como também pela demanda técnica e legal aplicada aos projetos minerais.
    LEIA MAIS em institutominere.com.br


    Petróleo
Petrobras fez a maior adição de reservas de sua história em 2021


    Produção
Anglo American: Produção de minério de ferro cresce 3% em 2021


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro

Mercado do minério de ferro


    Gestão pública
Aprovado Sistema Brasileiro de Recursos e Reservas (SBCRR)


    Energia alternativa
Organização Gerando Falcões instalará painéis solares capazes de gerar energia para 240 casas em favela do interior de SP

Com 135 turbinas ativas, Parque Eólico Chafariz da Neoenergia inicia operação no Nordeste gerando 467,77 MW de energia para abastecer 1 milhão de pessoas


    Meio Ambiente
Projetos com combustíveis fósseis perdem financiamento de países em 2022


    Paleontologia
Roedores de tamanho incomum são encontrados no registro fóssil do Oregon, EUA
    Fósseis de castor gigante, do gênero Castoroides, são encontrados em grande parte do leste da América do Norte, mas fósseis descobertos recentemente no rio Yamhill revelam que o Oregon também teve seu próprio roedor de tamanho incomum cerca de 20.000 anos atrás.
    LEIA MAIS em around.uoregon.edu


    Vulcanismo
Terras raras revelam novas informações sobre as emissões de CO2 dos vulcões
    Foram usados dois elementos raros, nióbio (Nb) e tântalo (Ta), como marcadores para analisar magmas de quatro vulcões e investigar suas emissões de dióxido de carbono.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai
    Partículas enviadas para a atmosfera por este vulcão das proximidades de Tonga fazem com que o céu de SP adquira um tom mais rosado principalmente nas primeiras horas do dia.
    LEIA MAIS em agenciabrasil.ebc.com.br

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Sakurajima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 28, em Tarapaca, Chile (5,2 graus).
    Dia 29, oito na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (entre 5,0 e 6,4 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 28, três na região de Fiji (todos de 4,6 graus), no mar de Scotia (4,8), no mar de Ceram, Indonésia (4,5), na região de Hindu Kush, Afeganistão (4,5), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,7), na costa leste de Hoshu, Japão (4,8), e em Sumatra do Sul, Indonésia (4,5).
    Dia 29, no Estreito de Cook, Nova Zelândia (4,6 graus), na costa de El Salvador (4,9), no Estreito de Makassar, Indonésia (4,5), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9), e três na região da Ilha Unimak, Alasca (4,8, 4,6 e 4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ensino
Bolsas de projeto temático e FAPESP de Doutorado Direto
    O laboratório CORE procura 2 candidatos de Doutorado Direto para desenvolver pesquisa na área de paleomagnetismo e paleoclimatologia.
    LEIA MAIS em sbgf.org.br


    Evento
SBGf Live "O LEPLAC e a Geofísica na construção dos Limites da Amazônia Azul"


    Extra
A mineração e a comunidade


Notícias em 28/01/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *