Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

27 de janeiro de 2022

Notícias em 27/01/2022

Assuntos do dia:
mercado, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos e outros.

Cabo Espichel
Este cabo está localizado a cerca de 10 km a oeste de Sesimbra, no distrito de Setúbal, em Portugal. As escarpas na zona deste promontório são constituídas por uma sucessão contínua de camadas muito inclinadas para Norte, cuja base corresponde a rochas do Jurássico Superior (Kimeridgiano, base do Cretácico). O topo do promontório é uma superfície erodida a cerca de 130 a 140 m acima do nível do mar. Na área ocorrem calcários, calcários argilosos, margas e arenitos, com abundante conteúdo macro e micropaleontológico (lamelibrânquios, gastrópodes, ostracodos, foraminíferos, algas calcárias e carófitas). A ocorrência de um nível com amonites Lithacoceras siliceum (Quensted) permite identificar a base do Titoniano. A excepcional riqueza microfossilífera permite fundamentar a microbiozonagem para o Malm português. Podem também ser observados níveis com intensa bioturbação, laminitos algais, calcretos e intercalações areníticas fluviais, entre outras feições. Foram ainda identificados vários níveis com pegadas de dinossauros das quais as mais célebres são as da Pedra da Mua, que constitui a escarpa da praia dos Lagosteiros, chamada "Arriba Sul". A passagem Jurássico-Cretácico pode ser observada ao longo das camadas que afloram naquela praia. Esta litoestratigrafia se prolonga para Norte, ao longo do litoral, até à enseada da Foz mostrando de forma contínua toda a série do Cretácico Inferior, do Berriasiano ao Albiano.
(Crédito da imagem: mapio - fonte)

    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro


    Geologia
Gelo antigo revela misteriosa tempestade solar ocorrida há milênios
    (Por Flavia Correia) Análises de núcleos de gelo da Groenlândia e da Antártida permitiram a uma equipe de pesquisa liderada pela Universidade de Lund, na Suécia, encontrar evidências de uma tempestade solar extrema que ocorreu cerca de 9,2 mil anos atrás.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Paleontologia
Prédios históricos de Santos conservam fósseis marinhos de até 400 milhões de anos
    O Centro de Santos é um museu a céu aberto, uma verdadeira assembleia fóssil. Isso porque o Paço Municipal, a Bolsa do Café, a Igreja do Valongo e a Alfândega abrigam fósseis marinhos em seus pisos e paredes.
    LEIA MAIS em www.santos.sp.gov.br

Crânio de 160 mil anos pode ter pertencido a um denisovano
    (Por Rafael Battaglia) Até hoje, há poucos fósseis destes primos perdidos do Homo sapiens. Mas um estudo chinês pode ter encontrado um novo vestígio.
    LEIA MAIS em super.abril.com.br

Estudo sugere que os dinossauros foram aniquilados há 66 milhões de anos no mês de junho
    (Por Flávia Correia) A evidência vem de um sítio arqueológico chamado Tanis, localizado na Formação Hell Creek, em Dakota do Norte, nos EUA.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Vulcanismo
Vulcao Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Davidof no Alasca, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru, Nevados de Chillán no Chile e Nyiragongo na Repúbica Democrática do Congo.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 26, sem mais registros.
    Dia 27, em Tonga (5,0 graus), dois na região de Fiji (5,2 e 6,2), na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (5,2), e em Kepulauan, Indonésia (5,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 26, em Vanuatu (4,9 graus), no sudoeste de Sumatra, Indonésia (4,8), no mar de Molucca (4,7), em Antofagasta, Chile (4,5), e na costa leste de Honshu, Japão (4,5).
    Dia 27, no sul das Ilhas Fiji (4,9 graus), em Mendoza, Argentina (4,8), e o oeste da Groenlândia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Morte de uma estrela: últimos momentos de um astro são capturadas
    (Por Hugo Cruz) Foram registraram os últimos dias antes da Morte de uma estrela, antes de sua explosão e da formação de uma supernova.
    LEIA MAIS em www.bitmag.com.br


    Eventos
1º Workshop MG-Reino Unido: "Acelerando Inovação Rumo ao Net Zero"
    Descarbonização é tema de workshop organizado pela Sede, Fiemg e Governo Britânico. Acontece no dia 3 de fevereiro, das 9h00 às 12h00.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Live sobre os "100 anos do Sismo de Pinhal" e o "Novo Catálogo Sísmico do Brasil"

Pós-graduação na Escola de Verão de Geofísica do IAG/USP
    As inscrições estão abertas para a disciplina "Diagnóstico geofísico de passivos ambientais em Mineração".
    LEIA MAIS em sbgf.org.br

Petrobras divulga nota de retificação de novo Processo Seletivo com mais de 950 vagas


    Extra
A mineração e a comunidade
    O trabalho de manejo e monitoramento de fauna e flora que a Kinross faz em suas áreas protegidas e de recuperação ambiental, em Paracatu, tem contribuído, ao longo dos anos, para a manutenção da biodiversidade da região.
    LEIA MAIS em ibram.org.br
    Nove das dez costureiras que em 2021 participaram no projeto de produção de 15 mil máscaras entregues à Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (MG), iniciaram em 2022 uma nova etapa do projeto Máscara+Renda: a Escola de Negócio das Artesãs promovida pela Rede Asta e Instituto Alcoa.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Capital da Indonésia, poluída e afundando, está sendo abandonada
    (Por Edna Tarigan e Niniek Karmini) Jacarta está congestionada, poluída, propensa a terremotos e afundando rapidamente no Mar de Java. Agora o governo está saindo e mudando a capital do país para a ilha de Bornéu.
    LEIA MAIS em apnews.com


Notícias em 26/01/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *