Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

24 de janeiro de 2022

Notícias em 24/01/2022

Assuntos do dia:
economia, danos, produção, mercado, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e asteroides.

Cânion Amola Faca
Este cânion, também conhecido como Cânion da Encerra, está localizado entre os cânions do Tabuleiro e Realengo e constitui a divisa natural entre São José dos Ausentes, RS, no lado superior, e Timbé do Sul, SC, na parte de baixo. O Cânion Amola Faca tem 300 metros de largura em média, 2,5 km de extensão e uma de suas atrações é a Cachoeira Amola Faca (da imagem) com 241 metros de queda d'água. A superfície geomórfica da região de São José dos Ausentes faz parte do Planalto das Araucárias situada entre os estados de SC e RS. A região está inserida na porção sul da Bacia do Paraná, uma bacia intracratônica desenvolvida completamente sobre crosta continental que cobre a porção centro-oriental da América do Sul, pertencente ao grupo Grupo Serra Geral.
(Crédito da imagem: viagensecaminhos - fonte1 - fonte2)

    Economia
Royalties de mineração bateram recorde em 2021
    A conjugação de alguns fatores contribuiu para a elevação de 68,9% da arrecadação da Cfem em 2021, em relação a 2020, atingindo R$ 10,3 bilhões.
    LEIA MAIS em obrasilianista.com.br


    Danos e reparos
Peru declara emergência ambiental devido a vazamento de petróleo após tsunami
    Cerca de seis mil barris de petróleo foram derramados no oceano durante o descarregamento de um navio atingido por fortes ondas causadas pela erupção do vulcão das proximidades de Tonga.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br


    Produção
Setor de rochas ornamentais bate recorde de exportações
    Exportações registram em 2021 o melhor faturamento da história do setor, US$ 1,34 bilhão, segundo dados divulgados pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais.
    LEIA MAIS em www.portosenavios.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do lítio


    Energia alternativa
Urca Comercializadora adquire 2,3 milhões de toneladas de carbono de usina hidrelétrica controlada pela Neoenergia em favor da UTE Prosperidade III
    (Por Flavia Marinho) Com 50 megawatts (MW) de potência, a UTE Prosperidade III está sendo construída em Camaçari (BA) e tem previsão para entrar em operação no segundo semestre de 2022.  UTE passa a ser a primeira termelétrica carbono neutro do Brasil
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Paleontologia
Caranguejo de 95 milhões de anos tinha olhos semelhantes aos de insetos

Coahuila e México, ricos em paleontologia
    (Por Héctor Lopes) Os depósitos mais importantes são encontrados em Coahuila, Chihuahua, Durango e Tamaulipas, mas também em estados do sul como Michoacán, Oaxaca, Puebla e Chiapas.
    LEIA MAIS em eldiariodecoahuila.com.mx


    Vulcanismo
Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Kilauea no Havaí, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 23, em Tonga (4,6 graus), no mar de Molucca (4,5), na dorsal de Carlsberg (4,7), em Antofagasta, Chile (4,5), nas Ilhas Fox, Alasca (4,6), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,8) e nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,8).
    Dia 24, em Tonga (4,8 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Partes de esfinges do faraó Amenhotep III são descobertas em Luxor
    Arqueólogos egípcios e alemães desvendaram peças importantes do rei que governou o Egito há cerca de 3,3 mil anos, além de outras esculturas da época.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Ciência espacial
Buraco negro supermassivo binário na galáxia OJ 287

Um buraco negro causou a formação de muitas estrelas
    A recente descoberta de que um buraco negro de alta massa está impulsionando a formação simultânea de muitas estrelas em uma galáxia anã é uma grande surpresa.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
NASA vai perseguir asteroide com pequena sonda de vela solar na missão Artemis I
    (Por Aaron Reich) O NEA Scout também será uma demonstração tecnológica de velas solares, que utilizam a luz solar como meio de propulsão.
    LEIA MAIS em www.jpost.com


Notícias em 23/01/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *