Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

23 de janeiro de 2022

Notícias em 23/01/2022

Assuntos do dia:
danos, produção, mercado, meio ambiente, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial e asteroides.

Cânion Jökulsárgljúfur
Este cânion fica no Parque Nacional Jökulsárgljúfur que, por sua vez, faz parte da região noroeste do Parque Nacional Vatnajokull, no norte da Islândia. É um dos cânions mais profundos deste país, chegando a 120 m de profundidade em alguns lugares. Estende-se por mais de 25 km e tem 500 m de largura (em alguns locais alcança 1 km), cobrindo mais de 150 km2 de área. O Parque Nacional Jökulsárgljúfur (cujo nome significa "cânion de rio glacial"), estabelecido em 1973, forma a fronteira oeste do rio glacial Jokulsa, que nasce na geleira Vatnajokull. A região é conhecida como "Terra do Fogo e do Gelo", por sua paisagem dramática que inclui cânions profundos, fontes termais, cachoeiras e falésias. Uma as atrações é Asbyrgi, um desfiladeiro com a forma de ferradura. Os primeiros colonos Viking acreditavam que Asbyrgi era a pegada de Sleipnir, o cavalo voador de oito patas de Odin. Além disto, a população local acredita que os míticos Povos Ocultos residem nas falésias. De acordo com alguns contos populares, Asbyrgi é sua capital. E segundo o folclore local, há casas e salas de concerto escondidas por lá. Elfos podem ser vistos à meia-noite enquanto dançam perto de uma lagoa chamada Botnstjorn. Por outro lado, os geólogos acreditam que, há milhares de anos, explosões glaciais produziram o cânion. Foram erupções que ocorreram há 10.000 anos e, novamente, há 3.000 anos. Acreditam também que todas as formas de relevo, como o desfiladeiro profundo, as ravinas e as bacias, foram esculpidas por inundações glaciais. Dizem eles que Asbyrgi também surgiu devido a esses eventos geológicos.
(Crédito da imagem: adventures.com - fonte)

      Produção
    BA é o maior produtor de diamantes do país

    PA foi o estado brasileiro que mais exportou minérios em 2021


      Mercado
    Mercado do ouro e da prata


      Meio Ambiente
    A Humanidade tem enormes recursos sob seu comando e, aplicando-os com sabedoria, ainda pode evitar o cataclismo ecológico
      (Por Yuval Noah Harari) Mas quanto exatamente custaria deter o apocalipse? Se a Humanidade quisesse evitar a mudança climática catastrófica, qual seria o valor do cheque que teríamos que preencher?
      LEIA MAIS em oglobo.globo.com


      Vulcanismo
    Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai
      (Por Letícia Guimarães, Ronaldo Pierosan, Lucas Rossetti) Um evento como o deste vulcão das proximidades de Tonga acontece em intervalos de décadas ou séculos. Entenda como as erupções são classificadas – e quais foram os impactos para comunidades próximas.
      LEIA MAIS em super.abril.com.br
      O Peru vivencia emergência climática. Brigadas lutam para conter um vazamento de petróleo causado por ondas após a erupção do vulcão de Tonga, cujos danos se estenderam a 21 praias no centro do país.
      LEIA MAIS em petronoticias.com.br
      Na Espanha, em Menorca, a subida do nível do mar teria sido de 50 centímetros, sendo este o ponto de maior variação.
      LEIA MAIS em www.cope.es
    Vuclão Popocatepetl

    Outros vulcões em destaque
      Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
      LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


      Terremotos
    Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
      Dia 22, dois a oeste da dorsal do Chile (ambos de 5,3 graus), na região da Ilha Ascención (5,1) e em Vanuatu (5,2).
      Dia 23, no norte de Qinghai, China (5,6 graus) e em Mindanao, Filipinas (5,1).
      LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

    Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
      Dia 22, dois em Tonga (4,6 e 4,8 graus), no mar de Molucca (4,9), no oeste da Turquia (4,7), dois em Antofagasta, Chile (4,6 e 4,5), e em Mondoro, Filipinas (4,9).
      Dia 23, em Creta, Grécia (4,7 graus), em Kepulauan, Indonésia (4,7), no norte de Qinghai, China (4,5), e em Mindanao, Filipinas (4,9).
      LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


      Arqueologia
    Estradas milenares perdidas da antiga Arábia descobertas por arqueólogos
      (Por Wellington Reis) Há milhares de anos, estas estradas levaram beduínos e seus animais à água. Os pesquisadores relataram esta descoberta do Holoceno.
      LEIA MAIS em socientifica.com.br


      Ciência espacial
    Porque a Nasa está explorando as profundezas dos oceanos
      (Por Isabelle Gerretsen) Nossos oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e mais de 80% deles permanecem inexplorados. A Nasa está explorando as profundezas oceânicas em busca de indicações de qual poderá ser a aparência dos oceanos em outros planetas.
      LEIA MAIS em www.bbc.com


      Asteroides
    Estudo confirmou a frequência de colisões de asteroides que formaram crateras de Marte


      Tecnologia
    Descoberta a peça que faltava para fabricação de baterias quânticas
      (Por Gustavo Minari e Douglas Ciriaco) Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, em pareceria com uma equipe de cientistas internacionais, acreditam ter encontrado uma forma possível para viabilizar a fabricação de uma bateria quântica, capaz de armazenar uma quantidade maior de energia e carregar mais rapidamente.
      LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Notícias em 22/01/2022

    Nenhum comentário:

    Traduzir

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *