Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

19 de janeiro de 2022

Notícias em 19/01/2022

Assuntos do dia:
mineração, barragem, petróleo, produção, mercado, política, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

Pedra do Cachorro
Esta formação rochosa, com 475 metros de altura e altitude de 1.146 metros, está localizada em São Caetano, município do Agreste de PE, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Pedra do Cachorro. Esta unidade de conservação de 18 ha, protegida pela Agência Estadual de Meio Ambiente desde junho de 2002, serve de moradia para animais como tatu-bola, onça-parda (espécies ameaçadas de extinção), lobo-guará, raposa e mocó; insetos como as abelhas nativas (sem ferrão); e aves como, águia, galo-de-campina, concriz, acauã, salta-caminho e sabiá. O inselbergue Pedra do Cachorro viveu no passado um ambiente úmido onde as rochas sofreram processo de dissecação e intemperismo químico. Ele se caracteriza como elevação granítica pouco alongada e relativamente ilhada em meio aos pediplanos, cuja evolução se fez em função de um sistema erosivo com o clima semiárido. Uma furna e inscrições rupestres podem ser encontradas no alto desta formação rochosa.
(Crédito da imagem: jconline - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Mineração
Demanda internacional faz o número de licenças para mineração aumentar no Brasil
    Em 2021, a ANM concedeu 825 licenças. Em 2020, tinham sido 594. Os números vêm crescendo desde 2017. Especialistas reforçam que a atividade precisa ser acompanhada de perto pela fiscalização.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Barragem
Situação das barragens em MG
    O Brasil possui cerca de 900 barragens mapeadas pela ANM. Metade delas são pequenas demais para oferecer algum risco de acidente. Das cerca de 450 barragens restantes, 31 estão em estado de emergência em MG, com três já no nível máximo de alerta.
    LEIA MAIS em agenciabrasil.ebc.com.br


    Petróleo
A petroleira alemã Wintershall Dea decide encerrar todas as suas operações no Brasil

A importância do Pré-Sal na transição energética
    O mundo consome quase 100 milhões de barris de petróleo por dia hoje e nas próximas décadas continuará consumindo muito, dezenas de milhões de barris. O mundo precisa investir em petróleo com responsabilidade, escolhendo a produção com a menor pegada de carbono possível. 
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Produção
Produção mineral sobe 112% no Brasil e aumenta oferta de fertilizantes especiais
    O setor de mineração brasileira obteve um novo destaque no último ano. Após passar por adaptações necessárias com as novas normas de saúde geradas pelo Covid-19, também aproveitando de uma demanda aquecida, a produção de Manganês vem ganhando notoriedade, sendo utilizado na produção de metais e fertilizantes especiais na agricultura.
    LEIA MAIS em globalfert.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro

Mercado do níquel
    (Por Bloomberg) Estoques em queda significam que os compradores são forçados a pagar prêmios maciços pelo metal disponível imediatamente.
    LEIA MAIS em www.mining.com

Mercado do minério de ferro


    Política
Decreto que autoriza a construção de empreendimentos considerados de utilidade pública em áreas de cavernas
    O Programa Mineração e Desenvolvimento (PMD), lançado em dezembro de 2020 teve boa parte das suas 110 metas ditadas pelo setor mineral e prevê "aprimorar a regulação que trata de cavidades naturais".
    LEIA MAIS em observatoriodamineracao.com.br


    Energia alternativa
Substituição do uso de energia elétrica pela energia solar: confira vantagens e custos da fonte renovável

Com papel central na descarbonização e responsável por parcela significativa do PIB, setor de óleo e gás promete auxiliar no processo de diversificação da matriz energética brasileira

Obras de construção da usina eólica da Statkraft iniciam em junho na BA
    (Por Flávia Marinho) Complexo contará com turbinas de 163 metros da Nordex, vai gerar muitas vagas de emprego e abastecer 190.000 residências do Nordeste.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Petrobras investe cerca de R$ 120 milhões no maior Projeto de Monitoramento de Praias do mundo em 2021
    A Petrobras investe continuamente em programas ambientais e, atendendo condicionantes para licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama, mantém o maior Projeto de Monitoramento de Praias do mundo, cobrindo mais de três mil quilômetros do litoral brasileiro.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Paleontologia
Fóssil revela como as mudanças climáticas definiram a forma dos dentes dos mamíferos
    O fóssil de um réptil de 300 milhões de anos encontrado nos EUA está lançando uma nova luz sobre como as mudanças climáticas moldaram a aparência de nossos dentes hoje.
    LEIA MAIS em umsoplaneta.globo.com

Encontrado o hominídeo com cabeça grande no meio do Pleistoceno
    Um cérebro de proporções maiores que as normais foi descoberto em Xujiayao, no norte da China, com idade entre 200 mil e 160 mil anos.
    LEIA MAIS em olhardigital.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Turrialba

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai
    A explosão deste vulcão das proximidades de Tonga, ocorrida em 15 de janeiro, alcançou o equivalente a 10 megatons de TNT. Pode ter sido a erupção mais barulhenta deste aquela do vulcão Krakatau em 1883. Dados preliminares estimam que a coluna de erupção atingiu 39 km de altitude.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos em MG
    Dois novos abalos sísmicos são registrados em Divinópolis. São 19 tremores desde a semana passada.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 18, a oeste da Ilha MacQuarie (5,1 graus), na dorsal Pacífico-Antártica (5,2) e na região de Taiwan (5,0).
    Dia 19, no sudoeste da África (5,4 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 18, na região de Fiji (4,8 graus), nas ilhas Izu, região do Japão (4,7), na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,9), e na costa leste de Honshu, Japão (4,8).
    Dia 19, a leste de Xizang, China (4,5 graus), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,6), na costa leste de Kamchatka, Rússia (4,5), no oeste da Groenlândia (4,6), na costa de Sucre, Venezuela (4,8), na Colômbia (4,6) e no sul do Irã (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Ciclo de carbono em Marte é diferente de tudo que se vê na Terra
    As três possíveis explicações encontradas pelos cientistas para a origem do carbono encontrado pelo rover Curiosity não têm paralelo com o que aconteceu no nosso planeta.
    LEIA MAIS em www.revistaplaneta.com.br

Três planetas à beira da destruição


    Tecnologia
Baterias quânticas possíveis? Descoberta pode mudar o futuro das baterias
    (Por Jordan Florio de Oliveira) As baterias quânticas podem se tornar uma das grandes promessas no futuro da energia. Apesar de distante, ela está mais próxima agora.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Evento
Vale leva experiência imersiva pela cultura e a natureza do Brasil para Expo Dubai
    A partir desta quarta, 19, a Vale convida os visitantes do Pavilhão Brasil na Expo Dubai a uma experiência imersiva pela Floresta Amazônica, pela relação das comunidades brasileiras com a natureza e pela diversidade da cultura musical do país.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Extra
Zelândia: o oitavo continente que levou 375 anos para ser encontrado
    Pesquisas e perfurações marítimas revelaram que Zealandia, ou Zelândia: um continente perdido e submerso localizado no sudoeste do Oceano Pacífico.
    LEIA MAIS em gooutside.com.br

Petrobras bate recorde entre as empresas brasileiras com depósito da 118ª patente em 2021
    A Petrobras tornou-se a empresa brasileira com maior número de registros de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 2021.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


Notícias em 18/01/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *