Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

17 de janeiro de 2022

Notícias em 17/01/2022

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, mercado, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo e ciência espacial.

Quebrada de las Conchas
A reserva natural Quebrada de las Conchas (ou Quebrada de Cafayate), com aproximadamente 25.000 hectares, está localizada nos Vales Calchaquíes, na província de Salta, ao noroeste da Argentina, nas proximidades do município de Cafayate. É uma região onde se evidencia a força dos processos tectônicos que a moldaram e que estão associadas à placa tectônica de Nazca. As rochas foram empurradas para cima e posteriormente sofreram a ação do vento e dos ciclos de congelamento e degelo. O Rio las Conchas, que serpenteia em direção ao sudeste desde a Cordilheira dos Andes, desempenhou papel importante para esculpir esta região. As camadas vermelhas da Formação La Yesera (imagem), têm mais de 700 metros de espessura depositados na sub-bacia da Alemanía e mais de 2.000 metros na sub-bacia Brealito. A unidade é composta por três seções: a seção inferior, ou Membro Yacutuy, é composta de conglomerados de leques aluviais e escassos arenitos e siltitos; a seção intermediária, previamente identificada como Membro Las Chacras, consiste também em arenito e siltito; e a seção superior, ou Membro Don Bartolo, é composta por conglomerados de leques aluviais e fluxos de lava do Basalto Isonza. Na parte superior da seção intermediária foi reconhecida ainda a seção denominada Membro Brealito, que é composto quase inteiramente de siltito com raros argilitos calcários e xisto verde. O embasamento, sob estas bacias, é constituído por rochas do Maciço Pampeano e unidades sedimentares Ordovicianas a Devonianas. Esses dois tipos de embasamento, cada um com reologia diferente, provavelmente determinaram cenários distintos em resposta ao estresse tensional durante a formação das rochas.
(Crédito da imagem: Knecht Reisen - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mineração
Usiminas retoma gradualmente atividades de mineração afetadas por chuvas em MG


    Petróleo
Início da partilha de produção dos FPSOs P-70 e Carioca impactará na meta da Petrobras
    (Por Flávia Marinho) Petrobras anuncia redução de produção de petróleo para 2,6 milhões, deixando de produzir 70 mil barris de óleo equivalente ao dia.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo


    Meio Ambiente
2021 empata com o sexto ano mais quente na tendência de aquecimento
    A temperatura média global da superfície da Terra em 2021 empatou com 2018 como a sexta mais quente já registrada, de acordo com análises independentes da NASA e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Projeto de armazenamento de CO2 no país carbonífero da América a um passo de se tornar realidade
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) Um segundo poço de teste profundo para caracterização do local está sendo perfurado perto da Estação Dry Fork da Basin Electric, perto de Gillette, em Wyoming, onde o programa CarbonSAFE está trabalhando para determinar a adequação das formações geológicas subterrâneas para armazenamento de dióxido de carbono em escala comercial.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Paleontologia
Cientistas na China dizem ter encontrado o botão floral mais antigo no registro fóssil
    Finalmente alinha-se a evidência fóssil com os dados genéticos que sugerem que as plantas com flores, ou angiospermas, evoluíram dezenas de milhões de anos antes do que pensávamos inicialmente.
    LEIA MAIS em www.sciencealert.com

Cientistas descobrem dinossauro austríaco que era praticamente surdo e vivia sozinho
    Uma parceria entre pesquisadores austríacos e alemães analisou o crânio de um anquilossauro com tomografias computadorizadas de alta qualidade.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Vulcanismo
Vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai
    A erupção do último sábado deste vulcão, 65 quilômetros ao norte de Nuku'alofa, capital de Tonga, é uma das mais violentas registradas nos últimos trinta anos no planeta
    LEIA MAIS em www.efe.com
    Este vulcão provocou ondas de tsunami, uma nuvem de cinzas e um blecaute na luz, na internet e nas telecomunicações de Tonga, a pequena ilha no Pacífico.
    LEIA MAIS em www.bbc.com
    Este vulcão gerou uma onda de choque atmosférico que se espalhou pelo mundo. A erupção foi ouvida no Alasca, a cerca de 5.000 milhas de distância, enquanto uma área do tamanho da Nova Inglaterra foi coberta pela nuvem de fumaça cinzenta.
    LEIA MAIS em www.washingtonpost.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Yasur em Vanuatu, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sanbay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Piton de la Fournaise nas Ilhas Reunión.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 16, no mar Egeu (5,3 graus), na região de Bougainville, Papua Nova Guiné (6,1), e em Oaxaca, México (5,3).
    Dia 17, em Java, Indonésia (5,0 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 16, no mar Egeu (4,6 graus), no mar de Banda (4,7) e em Tonga (4,6).
    Dia 17, dois no norte de Severnaya Zemlya (4,9 e 4,8 graus), na costa de Coquimbo, Chile (4,6), na costa sul do Peru (4,5) e no oeste do Afeganistão (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Um exoplaneta estranho e escondido do tamanho de Júpiter foi descoberto
    (Por Annaliese Franke) O planeta, designado TOI-2180 b, está relativamente próximo de nós aqui na Terra, a apenas 379 anos-luz de distância.
    LEIA MAIS em www.90goals.com.br

Um objeto intruso no sistema estelar Z Canis Majoris
    Graças ao ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) e ao VLA (Karl G. Jansky Very Large Array), uma equipe científica registrou um fenômeno raramente observado até agora: a aproximação de um objeto a um sistema estelar, especificamente o de Z Canis Majoris (ZCM).
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Vapor de água descoberto na atmosfera do planeta TOI-674 b


Notícias de 12 a 16/01/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *