Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

9 de janeiro de 2022

Notícias em 09/01/2022

Assuntos do dia:
danos, barragem, garimpo, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e asteroides.

Quartzito Armórico
Este quartzito está localizado nas margens do Lago Cíjara, nas proximidades de Cáceres, Espanha. É formado por camadas relativamente claras e espessas de quartzito e arenito. Também pode incluir gnaisse, tufo deformado, arcósio e conglomerado. O Lago Cíjara é uma porção represada do rio Guadiana, na região das montanhas de Toledo, no centro-oeste da Espanha. O Quartzito Amórico, do Ordoviciano Inferior, é um corpo de arenito muito extenso encontrado em grande parte da Península Ibérica e da Bretanha. Quartzitos semelhantes estão presentes no norte da África e em outros locais. Na Península Ibérica, ele geralmente se encontra discordante sobre uma sequência de turbidito espessa, dobrada, do Pré-cambriano tardio a Cambriano (o Complexo Xisto-Grauváquico - CXG). Onde é concordante, toda a sucessão mostra sequências de fácies variadas, incluindo: (i) uma sequência regressiva de lama-areia como um precursor para o desenvolvimento do quartzito principal, (ii) sedimentos de leque submarino do CXG passando para cima em declive e, em seguida, fácies marinha rasa, ou ( iii) brecho-conglomerados fluvialmente influenciados de um delta de leque marginal passando para sedimentos marinhos rasos. O desenvolvimento inferido de leques aluviais associados a leques de deltas progredindo em ambientes marinhos rasos implica encostas íngremes e a probabilidade de que falhas controlem parte do soerguimento. A presença de blocos verticais durante a sedimentação inicial do Quartzito Armórico sugere que a areia de quartzo pode ter sido derivada de fontes múltiplas dispersas por toda a área, em vez de fontes ao longo de uma única linha costeira na margem da área de deposição.
(Crédito da imagem: Carlos Gómez - fonte1 - fonte2)

    Danos e reparos
Desabamento em cânion no Lago de Furna, em Capitólio, MG
    Queda de paredão de cânion deixou 7 mortes, segundo os bombeiros de MG. Marinha e Polícia Civil investigam.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Barragem
Nota de Esclarecimento da Vallourec sobre transbordamento de dique em MG
    A Vallourec informa que não houve rompimento de barragem da Mina de Pau Branco. Em função das chuvas excessivas dos últimos dias houve um carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o Dique Lisa, localizado em Nova Lima, ocasionando o transbordamento desse dique, que fica próximo à BR 040.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Atualização sobre as barragens da Vale em MG
    A Vale está acompanhando o cenário de fortes chuvas em MG e segue monitorando suas barragens 24h, 7 dias por semana, em tempo real, por meio do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Garimpo
Quem é contra mineração em terra indígena?
    (Por Aldo Rebelo) A origem da controvérsia, noves fora a pressão internacional para bloquear a fronteira mineral da Amazônia, reside na ausência de regulamentação de dois artigos da Constituição de 1988: o 176 e o 231.
    LEIA MAIS em www.oliberal.com


    Energia alternativa
O mercado livre de energia no Brasil comercializou 50% da energia renovável gerada no país em 2021


    Paleontologia
Pesquisa de fósseis são afetadas significativamente por viés colonial


    Vulcanismo
Vulcão Wold
    Este vulcão das Ilhas Galápagos continua registrando colunas de emissão de gases e anomalias térmicas associadas aos fluxos de lava.
    LEIA MAIS em www.elcomercio.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Ilha Barren no Oceano Índico.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 08, em Halmahera, Indonésia (5,1 graus).
    Dia 09, na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (5,9 graus), e na região de Nova Irlanda, Papua Nova Guiné (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 08, na região das Ilhas Filipinas (4,9 graus), na costa sul de Papua, Indonésia (4,7), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9) e no Tajiquistão (4,7).
    Dia 09, no Golfo da Califórnia (4,7 graus), em Minahasa, Indonésia (4,8), nas Ilhas Nicobar, região da Índia (4,5), e em Kepulauan, Indonésia (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Cientistas chineses detectam água na superfície da lua pela 1ª vez na história
    Outros institutos de astronomia já haviam encontrado evidências de H2O na lua, mas essa é a primeira vez que é observada a presença da molécula no seu solo.
    LEIA MAIS em ndmais.com.br

Há 30 anos era descoberto 1º planeta fora do Sistema Solar — hoje são milhares
    (Por Katia Brembatti) Exoplanetas alimentam a busca por vida fora da Terra; o conhecimento sobre o assunto se multiplicou em três décadas.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Implantações do telescópio Webb são concluídas conforme os espelhos laterais giram no lugar
    (Por William Harwood) Um palete segurando três dos 18 segmentos de espelhos hexagonais do Telescópio Espacial James Webb girou para a posição e travou no sábado, preenchendo o espelho primário de 21,3 pés de largura do observatório para envolver o mais complicado conjunto de espaçonaves já tentado.
    LEIA MAIS em www.cbsnews.com


    Asteroides
Meteoro provoca tremor de terra na Pensilvânia
    (Por Amanda Souza) Réveillon foi marcado por um tremor de terra em Pittsburgh, na Pensilvânia, resultado de um meteoro com energia equivalente a 30 toneladas de explosivos militares.
    LEIA MAIS em www.tempo.com

O maior meteorito da Terra é uma enorme rocha espacial de 60 toneladas na Namíbia que nunca foi movida
    (Por Lauren Davidson) O meteorito Hoba foi descoberto pela primeira vez por um fazendeiro desavisado em 1920 e não se mexeu desde então. Os cientistas teorizaram que o objeto atingiu a Terra há cerca de 80.000 anos.
    LEIA MAIS em www.dailystar.co.uk


Notícias em 08/01/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *