Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

7 de janeiro de 2022

Notícias em 07/01/2022

Assuntos do dia:
economia, barragem, petróleo, mercado, política, água, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial e outros.

Great Blue Hole
O Great Blue Hole é um sumidouro submarino gigante localizado na costa de Belize, na América Central. Ele se situa próximo ao centro de Lighthouse Reef, um pequeno atol a 70 km do continente. O buraco tem formato circular, com mais de 300 metros de diâmetro e 124 metros de profundidade. Foi formado durante vários episódios de glaciação quaternária, quando o nível do mar estava muito mais baixo. Quando o oceano começou a subir novamente, a então caverna foi inundada. O Great Blue Hole faz parte do Sistema de Reserva da Barreira de Corais de Belize, um Patrimônio Mundial da UNESCO. O local ficou famoso graças ao oficial da marinha francesa, documentarista, cineasta, oceanógrafo e inventor francês Jacques-Yves Cousteau (1910-1997), que o declarou um dos dez melhores locais de mergulho do mundo. Em 1971, Cousteau trouxe seu navio, o Calypso, para mapear as profundezas do Great Blue Hole. As investigações desta expedição, através da análise de estalactites encontradas, confirmaram a origem como formação calcária cárstica típica, construída antes do aumento do nível do mar em pelo menos quatro estágios, há 153.000, 66.000, 60.000 e 15.000 anos. Este estágios deixaram saliências em três níveis de profundidade a 21, 49, e 91 metros. As estalactites também permitiram confirmar que o Great Blue Hole foi formado acima do nível do mar. Algumas delas também estavam fora da vertical em 5˚ em uma orientação consistente, indicando que também houve alguma mudança geológica em termos de inclinação do planalto subjacente, seguido por um longo período no plano atual. A profundidade inicial medida foi de 125 metros, que é a profundidade mais citada até hoje, porém na expedição da Cambrian Foundation, em 1997, foram medidos 124 metros no ponto mais profundo. Esta diferença na medição pode ser explicada pela sedimentação em andamento ou simplesmente por imprecisão. O nome "Great Blue Hole" foi cunhado pelo mergulhador e autor britânico Ned Middleton no livro "Ten Years Underwater" de 1988.
(Crédito da imagem: geologypage - fonte)

    Economia
Superávit da balança comercial de MG cresce 38,6% em 2021
    Mais uma vez, o comércio exterior de MG teve as commodities, especialmente as minerais e agrícolas, dominando a pauta de exportações e os produtos manufaturados ditando o ritmo das importações.
    LEIA MAIS em diariodocomercio.com.br


    Barragem
Vale reitera que nenhuma barragem da empresa estará em condição crítica até 2025
    (Por Estadão Conteúdo) A mineradora tem, atualmente, três barragens classificadas em "nível 3" na ANM, o que significa situação de "ruptura iminente ou em curso".
    LEIA MAIS em www.dinheirorural.com.br

Rejeito a seco é tendência no setor de mineração
    (Por Sandra Carvalho) Após as tragédias de Mariana e Brumadinho, a destinação dos rejeitos da mineração passou a ser olhada com lupa pelo poder público e pela sociedade.
    LEIA MAIS em diariodocomercio.com.br


    Petróleo
Sergipe é a nova fronteira de produção de petróleo e gás
    Uma referência é o Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), localizado na Bacia de Sergipe-Alagoas, a 100 km da costa, em profundidades que chegam a 3 mil metros.
    LEIA MAIS em www.faxaju.com.br

Produção anual da PetroRio cresceu 19% em 2021


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do lítio

Mercado do minério de ferro

Mercado do cobre


    Política
Governo federal sancionou lei que prorroga o uso de termelétricas a carvão até 2040


    Água
Monitoramento do risco de cheias da bacia do rio Acre é apresentado em evento
    SGB/CPRM, em parceria com órgãos estaduais e municipais de defesa civil, apresentou, nesta quinta-feira (6), os dados de monitoramento e previsão do Sistema de Alerta Hidrológico da bacia do rio Acre.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Corsan vai investir R$ 4 milhões em uma usina híbrida para gerar energia limpa e renovável no RS
    (Por Valdemar Medeiros) A Corsan, ao lado do Instituto Liberato Salzano, planeja investir na construção de uma usina híbrida que produzirá 400 kW.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Empresa de energia solar desenvolve painéis solares para telhados
    (Por Valdemar Medeiros) Linha de painéis solares anunciada pela GAF Energy na CES 2022 deve ser fixada diretamente em telhados convencionais de qualquer residência e suportar ventos de até 210 km/h.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

O maior porto de carvão do mundo será agora 100% movido com o uso de energia renovável
    (Por Valdemar Medeiros) O Porto de Newcastle, na Austrália, agora utilizará 100% de energia renovável em suas atividades, apesar de ainda exportar 165 milhões de toneladas de carvão anualmente.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

RenovaBio: distribuidores de combustíveis cumprem 97% da meta para 2021
    A ANP concluiu a apuração do cumprimento das metas individuais compulsórias de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, estabelecidas para os distribuidores de combustíveis líquidos para 2021.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Meio Ambiente
SABIC e HHI anunciaram uma nova colaboração pioneira para criar os primeiros polímeros circulares e certificados


    Paleontologia
Fósseis raros mostram que tubarões lutavam constantemente com outros tubarões
    (Por Lorena Franqueto) Através de quatro achados diferentes, pesquisadores descobriram antigas vértebras de tubarões já extintos na Planície Costeira Atlântica, pelo leste da costa da América do Norte.
    LEIA MAIS em socientifica.com.br

Investigação lança luz sobre as "pegadas do diabo" no vulcão Roccamonfina, no sul da Itália


    Vulcanismo
Vulcão Popocatepetl

Vulcão Rincón de la Vieja
    Este vulcão da Costa Rica teve mantido seu nível de alerta por se manter instável. A sismicidade continua.
    LEIA MAIS em www.crhoy.com

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Shiveluch na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Santiaguito na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 06, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,3 graus) e na costa da Nicarágua (6,1).
    Dia 07, nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,1 graus), e na região central do Peru (5,4).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 06, em Papua, Indonésia (4,8 graus), no sul das Ilhas Fiji (4,7), na costa da Nicarágua (4,6), em Potosi, Bolívia (4,6), em Chiapas, México (4,6), no sul de Java, Indonésia (4,6), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,8), no Golfo de Aden (4,8) e na região das Ilhas Samoa (4,7).
    Dia 07, na costa de Bio-Bio, Chile (4,6 graus), no sul do Peru (4,7), e nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
China descobre cemitério de mais de 3 mil anos


    Ciência espacial
Supernovas e vida na Terra parecem intimamente relacionadas
    (Por Annaliese Franke) As evidências mostram uma estreita relação entre a fração de matéria orgânica enterrada em sedimentos e mudanças na ocorrência de supernovas. Essa conexão é evidente nos últimos 3,5 bilhões de anos e com mais detalhes nos últimos 500 milhões de anos.
    LEIA MAIS em www.90goals.com.br


    Extra
Números surpreendentes de como usamos os recursos naturais
    Um brasileiro consome um volume de recursos da natureza, em sua vida, equivalente à altura do maior edifício do mundo, de 160 andares.
    LEIA MAIS em exame.com


Notícias em 06/01/2022

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *