Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

16 de dezembro de 2021

Notícias em 16/12/2021

Assuntos do dia:
mercado, fiscalização, política, água, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, tecnologia, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

Maciço das Prateleiras
Este maciço está localizado no Parque Nacional de Itatiaia (PNI), no RJ, fazendo parte da Serra da Mantiqueira e compondo um relevo montanhoso e escarpado. Quartzo-sienitos formam imponentes e extensos maciços rochosos, nas serras das Prateleiras e do Itatiaia, alcançando as maiores altitudes do PNI. O Pico das Prateleiras é formado por imponentes blocos de rocha e seu cume está a mais de 2.500 metros de altitude. Naturalmente, quanto maior a concentração de quartzo, maiores são as elevações na região. Nas Prateleiras, são encontrados grandes matacões de arestas subarredondadas, dispostos segundo as direções de diaclasamentos e fraturas e separados por fendas profundas e largas. A região apresenta rochas muito diaclasadas, principalmente onde se cruzam sistemas de juntas ortogonais constituindo topos com aspecto ruiniforme. O PNI é o parque nacional mais antigo do Brasil, tendo sido criado em 1937. Abrange quatro municípios: Itatiaia e Rezende, no RJ, e Itamonte e Bocaina de Minas, em MG. Apresenta um relevo de montanhas com altitude variando entre 600 a 2.791 metros, tendo seu ponto culminante no Pico das Agulhas Negras. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do RJ.
(Crédito da imagem: Alexandrebvd - fonte1 - fonte2)

    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro

Mercado do cobalto


    Fiscalização
Polícia Federal e Ibama fazem nova operação contra garimpo ilegal no rio Madeira
    (Por G1 AM) Esta operação é um desdobramento das ações realizadas no fim de novembro, na região de Autazes, interior do AM.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Política
OAB-RJ é contra proposta de taxa de fiscalização sobre exploração de petróleo

Novo Código de Mineração deve enfrentar resistências no Congresso
    (Por Thaís Mota) Apresentado no final do mês passado, a proposta tem sido criticada por municípios mineradores e também por parlamentares.
    LEIA MAIS em www.otempo.com.br


    Água
SGB-CPRM lança sistema de alerta hidrológico no rio São Francisco
    Será iniciada, nesta sexta-feira, dia 17, a operação do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) da bacia do Rio São Francisco.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Equipamentos utilizados na geração de energia solar da Kehua serão distribuídos pela Edmond no Brasil

Primeira "fazenda" de energia solar da cidade de São Paulo, construída para abastecer 80 UBSs, promete economia de R$ 2 milhões ao ano
    (Por Valdemar Medeiros) A área escolhida para o novo projeto é um espaço de cerca de 50 mil m² dentro do antigo Aterro Bandeirantes, localizado em Perus, na zona noroeste da cidade.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

MME institui Subcomitê de Combustíveis Sintéticos de Baixo Carbono do Programa Combustível do Futuro
    Objetivo é avaliar entraves legais e regulatórios para produção descentralizada de combustíveis e a inclusão no RenovaBio de combustíveis sintéticos de baixo carbono.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Geologia
Artigo amplia conhecimento sobre rochas siderianas no Domínio Rio Piranhas-Seridó da Província da Borborema, no Nordeste do Brasil
    O estudo publicado no Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB) usou de forma integrada métodos analíticos de investigação geológica.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Governo inicia estudo em jazidas minerais para identificar alternativa sustentável para fertilização agrícola em MS
    (Por Marcelo Armôa) Semagro e SGB-CPRM iniciaram trabalho conjunto para a identificação de alternativas sustentáveis para fertilização agrícola utilizando resíduos de mineração.
    LEIA MAIS em www.ms.gov.br


    Paleontologia
Fóssil de criança hominídea foi encontrado no complexo de cavernas da África do Sul

Ave da época dos dinossauros podia pôr a língua para fora

Crocodilo do Jurássico via suas presas se asfixiarem embaixo da água
    (Por Damares Alves) Os crocodilos modernos desenvolvem estruturas especializadas que impedem que a água saia de suas bocas e entre em suas vias aéreas. Os cientistas encontraram o mesmo mecanismo em uma espécie que viveu no Jurássico.
    LEIA MAIS em socientifica.com.br


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias registra calmaria que permite estudo na cratera. Cientistas dizem que níveis atuais devem permanecer por 10 dias para confirmar se a erupção finalmente acabou.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Davidof
    (Por Theo Greenly) Este vulcão do Alasca registra sismos que podem ser indícios de que esteja acordando após milhares de anos adormecido.
    LEIA MAIS em www.kucb.org

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Manam em Papua Nova Guiné, Ruapehu na Nova Zelândia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 15, na região das Ilhas Filipinas (4,9 graus), na região do Lago Baykal, Rússia (4,9), na região de Lombok, Indonésia (4,5), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9), três nas Ilhas Izu, região do Japão (4,6, 4,6 e 4,8), no Golfo de Aden (4,7), dois no mar das Flores, região da Indonésia (4,5 e 4,8), no nordeste de Taiwan (4,7) e em Java, Indonésia (4,8).
    Dia 16, em Chiapas, México (4,8 graus), nas Ilhas Izu, região do Japão (4,8), no mar de Banda (4,7) e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Impactos velozes e violentos podem ter moldado a história de Vênus
    As colisões de meteoritos com Vênus no início do Sistema Solar teriam sido muito mais fortes do que aquelas com a Terra. Isto teria consequências na habitabilidade dos planetas.
    LEIA MAIS em www.revistaplaneta.com.br

Capturado como nunca o movimento das estrelas ao redor do buraco negro central da Via Láctea
    O VLTI (Very Large Telescope Interferometer) do European Southern Observatory (ESO) obteve as imagens mais profundas e nítidas da região ao redor do buraco negro supermassivo localizado no centro de nossa galáxia.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
Estudo analisa chances de mineração em asteroides no espaço sideral
    (Por Pedro Martoly) O rendimento seria menor na Terra do que no espaço sideral. A exploração de um asteroide, por exemplo, lucraria US$ 50 bilhões em platina.
    LEIA MAIS em segredosdomundo.r7.com


    Tecnologia
Robô usa gás e calor para cavar túneis pulverizando rochas
    (Por Gustavo Minari) Uma startup dos EUA desenvolveu um método inovador que consegue perfurar rochas extremamente duras sem tocá-las.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Eventos
Safety and Health Excellence Recognitions 2021
    Gerdau recebe este prêmio de excelência em segurança da World Steel Association. A Usina de Ouro Branco (MG) foi reconhecida pelo desenvolvimento de um inovador sistema de monitoramento de gases no processo industrial.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

1º Wokshop sobre Alteração de Classe de Locação de Gasodutos
    A ANP realizou este workshop tratando do tema "Procedimento Alternativo para Aplicação de Medidas Mitigadoras em Casos de Alteração de Classe de Locação em Trechos de Gasodutos".
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Extra
Multinational Equinor seleciona 8 empresas e startups, para resolverem projetos com desafios operacionais da petroleira


Notícias em 15/12/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *