Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

13 de dezembro de 2021

Notícias em 13/12/2021

Assuntos do dia:
economia, mineração, energia alternativa, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e outros.

Shilin
Shilin ("Floresta de Pedra", em chinês) está localizada 126 km a sudeste de Kunming, capital da província de Ynnan, no condado autônomo de Luan Yu, na China. Estas formações cársticas cobrem uma área de 300 km². Foram esculpidas em rochas calcárias das Formações Qixia e Makou através da atividade sísmica e pela erosão hídrica e eólica, resultando em pilares gigantes em forma de estalagmite que criam enormes arranjos de labirintos. Shilin é subdividida em muitas florestas de pedra menores e apresenta cavernas, cachoeiras, lagoas e até um rio subterrâneo. Duas das menores florestas de pedra individuais, Naigu e Suogeyi, fazem parte do "Carste do Sul da China", um Patrimônio Mundial da UNESCO. Há uma lenda local que diz que uma das pedras da floresta surgiu depois que Aschima, uma bela garota do povo Sani, fugiu para o local por ser proibida de casar com seu amado. Não teve jeito, foi transformada em pedra. Para seu consolo, ela é homenageada anualmente, no dia 24 de junho, através do "Festival da Tocha", com muitas atrações. Bem, antes disto, há 270 milhões de anos, em um mar raso, extensos depósitos de arenito, recobertos por calcário, acumularam-se em uma bacia durante o Permiano. Com o soerguimento da região, água corrente e vento agiram moldando as cristas calcárias. As principais ocorrências da área são de rochas carbonáticas das Formações Qixia e Maokou, que têm, em média, 505 m de espessura e consistem em fácies de plataforma oceânica rasa, dolomitos maciços, calcários bio-clásticos, calcarenitos e calcilutitos. A maior parte é grosseiramente cristalina, o que torna a dissolução relativamente fácil. Unidades intercaladas com porcentagens mais altas de resíduo insolúvel em ácido geram formas semelhantes a cogumelos em comparação com as formas de arestas afiadas, mais comum em Shilin, desenvolvidas nas unidades de calcário relativamente puro. Arenitos e folhelhos da Formação Liangshan que se encontram abaixo das formações rochosas carbonáticas servem como uma barreira de permeabilidade e forçam a água subterrânea local a fluir de oeste para leste. Shilin está situada no centro da província de Yunnan, ao norte da Bacia de Dianchi, sendo contornada em três lados por montanhas, com um lado abrindo para o Lago Dianchi. A "Floresta de Pedra" também é conhecida como "Cidade da Primavera" por ser coberta durante todo o ano por uma rica vegetação de árvores e plantas. Dotada de um clima agradável, ela é adornada por mais de 400 espécies de flores.
(Crédito da imagem: Brücke-Osteuropa - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Economia
Mariana, MG, arrecada Cfem em 2021 mais que o dobro de 2020
    (Por Rodolpho Bohrer) Assim como aconteceu em Ouro Preto e em todo o estado de MG, Mariana vive uma alta na arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), que alcançou R$ 236 milhões em 2021.
    LEIA MAIS em maisminas.org


    Mineração
China quer garantir lítio e cobre do Afeganistão
    Empresas chinesas se posicionam para a mineração das reservas de lítio afegãs, que poderão ser das mais importantes do mundo.
    LEIA MAIS em cnnportugal.iol.pt


    Energia alternativa
Parque Serra do Seridó, no Nordeste, evitará a emissão anual de cerca de 208 mil toneladas de CO2 na atmosfera
    (Por Flávia Marinho) EDF Renewables já iniciou a construção para instalação de uma usina eólica na região de Junco do Seridó e Santa Luzia, na PB, com a promessa de 600 vagas de emprego!
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Mineralogia
Sri Lanka exibe safira azul natural gigante
    (Por Reuters) As autoridades do Sri Lanka exibiram no domingo (12/11) o que disseram ser o maior coríndon (safira azul) natural do mundo, pesando 310 quilos.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Paleontologia
Expedição resgata subfósseis de tamanduás em caverna de Bonito, MS
    (Por Paulina Chamorro) Equipe de pesquisadores mergulhou 18 metros no lago da caverna Abismo Anhumas, em Bonito (MS), para resgatar subfósseis (restos com menos de 11 mil anos). São ossadas de tamanduás que viveram há 1.496 e 2.000 anos.
    LEIA MAIS em www.nationalgeographicbrasil.com

Asteroide matador de dinossauros atingiu a atual península de Yucatán, no México, durante a primavera do Hemisfério Norte
    Depósitos que se formaram há 66 milhões de anos em Dakota do Norte revelam indícios disto através, por exemplo, de componentes sazonais como a reprodução de borboletas.
    LEIA MAIS em www.republicworld.com


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Grímsvötn na Islândia, Sakurajima no Japão, Lewotolo e Awu na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Estudo de sismos por fraturamento hidráulico (fracking)
    Estudo recente sobre este método utilizado na indústria de petróleo e gás conclui que ele causa sismos lentos e com pouca energia, sendo as magnitudes não maiores que 2,0 graus.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 12, nas Ilhas Kuril (5,2 graus) e no sul da África (5,5).
    Dia 13, no sul das Ilhas Fiji (5,1 graus), na Guatemala (5,7) e em Mondoro, Filipinas (5,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 12, em Myanmar (4,5 graus), na região da Ilha Unimak, Alasca (4,5), dois nas Ilhas Izu, região do japão (ambos de 4,6), em Halmahera, Indonésia (4,7), em Potosi, Bolívia (4,5), na região de Sumba, Indonésia (4,8), nas Ilhas Ryukyu, Japão (4,8), e em Sumatra do Sul, Indonésia (4,6).
    Dia 13, nas Ilhas Bonin, região do Japão (4,7 graus), e ao sul de Java, Indonésia (4,9).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Descobertos 301 planetas com a ajuda de inteligência artificial

Vênus terá novas missões espaciais


    Extra
Nova ferramenta monitora o consumo de matéria-prima dos países
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) Pesquisadores australianos e europeus que trabalham com as Nações Unidas desenvolveram uma ferramenta que rastreia quantos recursos cada país consome.
    LEIA MAIS em www.mining.com


Notícias em 12/12/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *