Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

9 de dezembro de 2021

Notícias em 09/12/2021

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, política, energia alternativa, meio ambiente, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, asteroides, eventos e outros.

Serra das Araras
Esta serra está localizada nos municípios de Paracambi, Piraí e Seropédica, no RJ. As altitudes médias ficam ao redor de 500-600 metros, podendo alguns picos isolados chegar a altitudes entre 800 e 900 metros. Faz parte do prolongamento para sudoeste das serras do Couto e dos Órgãos e integram um conjunto de serranias com orientação NE-SW, na região central do RJ, conhecido como Serra do Mar. Na Serra das Araras afloram granitoides anatéticos associados ao Batólito Serra das Araras. Apresenta alto potencial de vulnerabilidade a erosão e a movimentos de massa, tanto pelo relevo escarpado submetido a forte controle litoestrutural, quanto pelo desmatamento generalizado da região, a mais devastada da Serra do Mar no estado do RJ. O Batólito Serra das Araras é um corpo granítico peraluminoso, constituído essencialmente por muscovita-biotita-granada granitos deformados, por vezes com textura protomilonítica a milonítica. Seu magnetismo tanto é considerado sin-colisional como pós-colisional.
(Credito da imagem: usplash - fonte1 - fonte2)

    Petróleo
Petrobras vai perfurar na margem equatorial em 2022


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro


    Política
Comissão rejeita projeto que destina os minérios extraídos irregularmente a um depósito central


    Energia alternativa
223 lojas do Magazine Luiza já são abastecidas com energia solar Green Yellow
    (Por Jordan Florio de Oliveira) No segundo semestre de 2021 as usinas localizadas em Coroados e Riolândia no estado de SP e de Florestópolis no PR, que totalizam 4861 kW, foram entregues pela empresa e conectadas às suas devidas distribuidoras.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Statkraft aposta no mercado livre de energia para continuar crescendo no Brasil
    (Por Jordan Florio de Oliveira) A Norueguesa Statkraft está otimista com o mercado livre de energia para 2022 e vem expandindo seus investimentos em energia eólica.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

FUPF investe R$ 1,3 milhão para a construção de três usinas solares com capacidade de geração de 400 mil KWh
    (Por Valdemar Medeiros) A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), utilizando energia solar e outras fontes, já reduziu mais de 680 toneladas desde 2018.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Aneel debate geração de energia a partir de resíduos sólidos urbanos
    Objetivo é que o tratamento de resíduos e de recuperação energética cresça visando à redução de emissões e melhoria da qualidade de vida da população.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Brasil e Dinamarca assinam memorando de entendimento sobre energias renováveis e transição energética
    Os dois países lideram o eixo de transição energética no Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Energia.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Transição para energias renováveis
    (Por Estadão Conteúdo) Fontes renováveis aumentariam dos níveis atuais de cerca de 10% para 60% em 2050. Isto representaria um grande desafio para as atuais cadeias de fornecimento globais, ao gerar forte demanda por metais.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br
    Executivos das principais empresas de petróleo globais disseram no World Petroleum Congress que a transição do petróleo e gás para as energias renováveis, que estaria "muito próxima", será muito difícil e complicada por muitos anos.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
Vale lança Plano de Gestão de Biodiversidade de Carajás
    O objetivo é potencializar a atuação da empresa de forma integrada e focada na conservação da biodiversidade nas áreas de operação de minério da empresa na região de Carajás.
    LEIA MAIS em www.vale.com

Áreas recuperadas da mineração tornam-se espaços verdes e parques públicos no Sul de SC
    (Por SIECESC) No monitoramento realizado foram identificados nos ambientes já revitalizados mais de 120 espécies do grupo da avifauna, além de mamíferos, anfíbios, répteis e peixes.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Mineralogia
Conchas fossilizadas compostas principalmente por esmeralda
    (Por Ching Yin Sin e Xiaodan Jia) Numerosos pequenos cristais de esmeralda verde claro a verde anédrico continham inclusões fluidas muito finas associadas a grãos de pirita de bronze bem formados.
    LEIA MAIS em www.gia.edu


    Paleontologia
Vinte fósseis de dinossauros foram redescobertos recentemente na Universidade de Alberta, no Canadá

Pterossauros podiam se lançar a até 2,5 metros de altura para voar alto

Réptil marinho que parecia peixe-espada
    Um novo fóssil de réptil marinho de 130 milhões de anos fornece dados novos e reveladores sobre o estágio final da evolução dos ictiossauros.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão da La Palma, Canárias, tem fluxos de lava que continuam avançando em direção ao mar na área de Las Hoyas. Ocorrem explosões intermitentes do tipo estromboliana e às vezes emissões de cinzas mais fortes, mas a erupção mantem sem alterações significativas.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Popocaepetl

Vulcão Semeru
    Este vulcão da Indonésia teve sua recente erupção desencadeada pela erosão da cúpula de lava endurecida que age como tampão. Isto aconteceu em dia de forte chuva.
    LEIA MAIS em www.henryherald.com

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 08, três na costa do Oregon, EUA (5,1, 5,3 e 5,3 graus), no mar de Banda (5,1), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,0) e na região central da dorsal Pacífico-Leste (5,1).
    Dia 09, nas Ilhas Ryukyu, Japão (6,0) graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 08, sete na costa do Oregon, EUA (entre 4,5 e 4,7 graus), na região central da Mongólia (4,9), no mar de Banda (4,6), em Mindanao, Filipinas (4,6), na costa leste de Kamchtaka, Rússia (4,6), e no mar de Flores (4,7).
    Dia 09, na Colômbia (4,5 graus), dois na costa do Oregon, EUA (4,8 e 4,6), em Mondoro, Filipinas (4,5), dois nas Ilhas Izu, região do Japão (ambos de 4,6), e no mar de Moluca (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Europa, lua de Saturno, é geologicamente dinâmica

Astrônomos observaram o mais massivo conhecido par de estrelas hospedeiras de planeta

O ferro tem sido a chave para a vida na Terra. E em outros planetas?
    Cientistas da Universidade de Oxford descobriram os prováveis mecanismos pelos quais o ferro influenciou o desenvolvimento de formas de vida complexas, que também podem ser usados para entender quão prováveis as formas de vida avançadas podem ser em outros planetas.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Asteroides
Sistema de monitoramento de impacto atualizado da NASA pode prevenir um apocalipse de asteroide
    (Por George Dvorsky) O sistema recém-implantado pode calcular chances de impacto tão baixas quanto algumas chances em 10 milhões.
    LEIA MAIS em gizmodo.com


    Eventos
Reunião de Ministros de Energia dos Estados Partes do Mercosul, Bolívia e Chile (RMME)
    Aconteceu dia 07/12 e contou com participação de entidades como a Organização Latino-Americana de Energia, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Sistema de Integração Energética do Sul. Foi presidida pelo Brasil.
    LEIA MAIS em www.gov.br

Programa Petrobras Conexões para Inovação
    O terceiro edital do "Módulo Testes de Soluções - edição Marco Legal das Startups" ainda está recebendo inscrições, mas só até o dia 12/12.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Extra
Ibram celebra 45 anos e concentra ações para transformar e renovar o setor mineral
    Ao longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade com o ambiente e as pessoas, inovação, diversidade e inclusão para uma evolução sustentável e renovadora da mineração brasileira.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

A mineração e a comunidade


Notícias em 08/12/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *