Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

4 de dezembro de 2021

Notícias em 04/12/2021

Assuntos do dia:
mineração, barragem, petróleo, produção, mercado, fiscalização, energia alternativa, meio ambiente, geologia, mineralogia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

Cape Point
Cape Point é um promontório no canto sudeste da Península do Cabo. É um relevo montanhoso no extremo sudoeste do continente africano, na República da África do Sul. A Cidade do Cabo está próxima na extremidade norte desta península. Rochas escarpadas e penhascos íngremes elevando-se a mais de 200 metros acima do mar e penetram fundo no oceano, propiciando ambiente para a rica biodiversidade do Parque Nacional da Table Mountain. A vegetação natural da área, fynbos, compreende o menor, mas o mais rico dos seis reinos florais do mundo. Cape Point está situado dentro do Parque, nas proximidades do Cabo da Boa Esperança (visto ao fundo, na imagem), em uma seção que cobre toda a ponta sul da Península do Cabo, que é selvagem, intocada e subdesenvolvida e é um importante paraíso para as aves marinhas. A região presencia ondas fortes e perigosas marés e correntes. Estes mares turbulentos testemunharam incontáveis ​​desastres marítimos ao longo dos séculos, desde que os navios navegaram pela primeira vez tentando contornar a África. Em Cape Point afloram arenitos ordovicianos do Grupo Table Mountain. A Península do Cabo é composta por três formações rochosas: (i) Grupo Malmesbury, com cerca de 540 milhões de anos, com argilitos cinza escuro e arenitos de cores mais claras; (ii) Cape Granite, também com cerca de 540 milhões de anos, com rochas mais duras e de granulação grossa caracterizada por grandes cristais de feldspato branco, flocos cintilantes de mica preta e quartzo vítreo cinza, e (iii) Table Mountain Group, com 520 milhões de anos, contendo a formação Graafwater (camada com cerca de 25m-65m de espessura com arenito e argilito em tons de vermelho e roxo), a Formação Península (com arenitos de seixos cinza claro, com cerca de 700m de espessura) e a Formação Pakhuis (no topo, identificável por seixos de arenito depositados glacialmente).
(Crédito da imagem: Ernmuhl - fonte1 - fonte2 - fonte3)

      Barragem
    Vale elimina a sétima estrutura a montante
      O dique 5 da barragem do Pontal, em Itabira, foi eliminado pela Vale. É a sétima estrutura a montante eliminada desde 2019.
      LEIA MAIS em www.vale.com


      Petróleo
    PGS vai iniciar em breve pesquisa sísmica 4D em Roncador e Albacore Leste, na Bacia de Campos


      Produção
    Vale quer produzir mais ferro, cobre e níquel
      (Por Anna França) A produção de níquel pode ser de até 190 mil toneladas em 2022 e em 2023 e superar 200 mil toneladas em 2024. Já a produção de cobre deve ficar entre 330 e 335 milhões de toneladas em 2022. A Vale deve produzir até 335 milhões de toneladas de minério de ferro em 2022.
      LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br


      Mercado
    Mercado do petróleo

    Mercado do cobre

    Mercado do ouro

    Mercado do estanho
      (Por Reuters) Aumento do preço do estanho piora os problemas da cadeia de suprimentos para empresas de eletrônicos, energia solar e automotiva.
      LEIA MAIS em www.mining.com


      Fiscalização
    Operação prende 38 pessoas e apreende 75 aviões em combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami
      (Por G1 RR - Boa Vista) Também foram apreendidos mais de 85 mil litros de combustíveis e 650 munições. Operação iniciou em agosto e os números são resultado dos últimos três meses de ações.
      LEIA MAIS em g1.globo.com


      Energia alternativa
    A geração distribuída alcançou a marca de 1 GW no estado de SP, impulsionada pela instalação de energia solar

    Turbina maremotriz (ou das marés) está pronta e pode gerar eletricidade para 25.000 casas
      (Por Flavia Marinho) Este turbina foi projetada para colher energia das marés, sendo muito mais barata do que as instalações no estilo barragem, e vai revolucionar o mundo da energia renovável.
      LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


      Meio Ambiente
    Crise climática e crise hídrica: pautas que caminham lado a lado
      A crise climática global já é uma realidade da nossa sociedade. Uma das inúmeras consequências dos efeitos da mudança climática global é a disponibilidade dos recursos hídricos.
      LEIA MAIS em www.hidroplan.com.br


      Geologia
    Serviço Geológico do Brasil investe em nova plataforma de dados
      O BASEGEO, novo Sistema de Gerenciamento de Dados Geocientíficos estruturados e relacionais, busca facilitar o abastecimento de dados, a visualização e consultas de informações.
      LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


      Mineralogia
    Cientistas sintetizam diamante não cristalino pela primeira vez na história
      (Por Gustavo Minari) Foi sintetizado um material de carbono que não apresenta estruturas ordenadas como as encontradas em diamantes convencionais.
      LEIA MAIS em canaltech.com.br


      Paleontologia
    Fósseis mais antigos de pouco conhecida linhagem humana são descobertos na Sibéria
      (Por Fidel Forato e Luciana Zaramela) Até então, os primeiros espécimes denisovanos conhecidos tinham cerca de 122 a 194 mil anos e foram identificados também na Sibéria ou na China.
      LEIA MAIS em canaltech.com.br

    Moluscos revelam erros nos cálculos da árvore evolutiva

    Tartaruga gigante predadora sul-americana viveu há cerca de 60 milhões de anos

    Fósseis marinhos com idade de 400 milhões são encaminhados ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis
      (Por Renato Manfrim) Encontrados nos estados do PA e TO, os fósseis foram identificados como braquiópodes diversos, biválvios e icnofósseis.
      LEIA MAIS em www.em.com.br


      Vulcanismo
    Vulcão Cumbre Vieja
      Este vulcão de La Palma, Canárias, registrou aumento de inflação do solo e tremor vulcânico moderado. Em profundidade, uma nova onda de magma parece se preparar.
      LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

    Vulcão Semeru

    Vulcão Popocatepetl

    Outros vulcões em destaque
      Registram atividade vulcânica significativa: Grimsvötn na Islândia, Suwanose-Jima no Japão, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
      LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


      Terremotos
    Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
      Dia 03, sem mais registros.
      Dia 04, na região de Nova Britânia, Papau Nova Guiné (5,1 graus), e no Golfo da Califórnia (5,1).
      LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

    Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
      Dia 03, no sudeste das Ilhas Loyalty (4,7 graus) e na dorsal de Carlsberg (4,7).
      Dia 04, na dorsal de Carlsbert (4,9 graus), no mar de Banda (4,8), no Golfo da Califórnia (4,6), nas Ilhas Kuril (4,8), em Buryatiya, Rússia (4,5), e nas Ilhas Salomão (4,7).
      LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


      Eventos
    Terceira edição do Programa Novos Talentos – Cultivando Conhecimentos
      A Mosaic Fertilizantes busca profissionais graduados e com, no mínimo, dois anos de experiência profissional para reforçar seu time.
      LEIA MAIS em ibram.org.br

    XI Semana da Geofísica
      A Semana da Geofísica UFRN 2021 – SEGEF 2021 terá como tema principal a Transição energética e Avanços tecnológicos.
      LEIA MAIS em sbgf.org.br

    Premiação Energy Globe World Award
      (Por Valdemar Medeiros) Este evento é organizado pela Austrian Energy Foundation. Nste ano, o projeto vencedor, que foi apresentado durante a COP26, em Glasgow, pretende transformar CO2 em combustíveis sintéticos com o uso de energia solar, reduzindo as emissões de poluentes em até 90%.
      LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

    Live Agrominerais do RS - Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil
      Alternativa à fertilização tradicional está próxima das regiões produtoras, segundo estudo liderado pela pesquisadora em geociências do SGB-CPRM Magda Bergmann.
      LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

    VI Congresso Brasileiro de Carvão Mineral
      Foi encerrado ontem (3/12) deixando como mensagem a promessa de uma indústria carbonífera com o objetivo de mitigar as emissões de CO2.
      LEIA MAIS em www.engeplus.com.br

    Premiados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM)
      (Por Miriam Hermes e Redação) Jacobina, no alto da Chapada Diamantina, fez a dobradinha dos premiados neste certame anual, com consulta popular, para escolha da empresa e da personalidade de destaque.
      LEIA MAIS em atarde.uol.com.br

    Webinar "Intrusão de vapores: conceitos e fundamentos"


      Extra
    RHI Magnesita amplia investimentos em inovação aberta
      A companhia chegará a 2022 tendo investido cerca de R$ 2 milhões em parcerias com indtechs, startups focadas no setor industrial.
      LEIA MAIS em ibram.org.br

    ESG:o que é e por que é tão importante?
      (Por Bruna Soldera) O ESG (Environmental, Social and Governance e em português Ambiental, Social e Governança) é um assunto que está em constante foco nas mídias e vem ganhando grande visibilidade, mas por quê?
      LEIA MAIS em www.aguasustentavel.org.br


    Notícias em 03/12/2021

    Nenhum comentário:

    Traduzir

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *