Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

28 de novembro de 2021

Notícias em 28/11/2021

Assuntos do dia:
petróleo, fiscalização, infraestrutura, política, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, ciência espacial, eventos e outros.

Great Bight
A Great Bight se estende do Cabo Catastrophe na Península Eyre, na Austrália do Sul, a leste, até o Cabo Pasley a leste de Esperance, na Austrália Ocidental. É uma plataforma continental muito ampla, tendo locais com mais de 370 km de largura. É considerado o maior trecho da costa leste-oeste do mundo sem gelo voltado para os oceanos Sul e Antártico. A área possui alta biodiversidade e é importante para algumas espécies ameaçadas de extinção, como a baleia franca austral. Com uma média de cerca de 80 m de desnível, os penhascos de calcário se estendem de Head of Bight, no sul da Austrália, por 200 km até a fronteira com a Austrália Ocidental. Nenhum rio ou riacho corre na região, devido à baixa pluviosidade e à sua natureza calcária. A pouca chuva que cai evapora ou é armazenada sob a superfície em buracos e cavernas presentes. A Great Bight é parte de uma margem continental passiva e divergente formada no Cretáceo durante um período prolongado associado à separação da Austrália da Antártica no estágio final da divisão de Gondwana. O Craton Gawler, no leste, e o Bloco Yilgarn, no oeste, ambos muito antigos, formam as rochas do embasamento das margens da Great Bight. A crosta continental submersa do Gondwana está presente sob as águas, estendendo-se por até 500 km em direção ao oceano. Essa crosta é muito mais antiga que a margem costeira do sul da Austrália e incorpora algumas bacias sedimentares mal definidas com mais de 500 milhões de anos. O fundo do oceano nesta região existe essencialmente inalterado há 20 milhões de anos, o que a torna uma das áreas deste tipo mais extensas do mundo.
(Crédito da imagem: Kayleigh Groves - fonte)

    Petróleo
Empreiteira de perfuração offshore Seadrill conquista contratos de US$ 549 milhões com a Petrobras

Petrobras inicia fabricação de módulos da plataforma P-78, no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, RJ
    Os módulos são unidades responsáveis pelo processamento de óleo, gás e água e compõem, junto com o casco, as utilidades e o flare, toda a estrutura de uma plataforma flutuante desse tipo.
    LEIA MAIS em petrobras.com.br


    Fiscalização
PF e Forças Armadas fazem operação contra garimpo ilegal no Rio Madeira
    (Por César Tralli / TV Globo) Balanço parcial da ação inclui destruição de 69 dragas, prisão de um garimpeiro e apreensão de ouro.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


    Infraestrutura
Sinalização Vital: tecnologia que turbina a produção e o transporte ferroviário de minérios
    (Por Wilson Antunes) A Sinalização Vital, além de garantir a segurança, é instrumento de aumento de produtividade. O investimento em Automação Ferroviária é obrigatório para quem pensa no longo prazo e na segurança da operação.
    LEIA MAIS em www.conexaomineral.com.br


    Política
Novo imposto sobre petróleo pode ser inconstitucional
    (Por Lucyenne Landim) Tributo para exportação do material está previsto em projeto de lei que pode ter primeira fase de votação na próxima terça-feira (30).
    LEIA MAIS em www.otempo.com.br


    Energia alternativa
Bureau Veritas lança o Programa BV Renovabio
    (Por Paulo Nogueira) Com este programa voltado a negócios comprometidos com as metas de descarbonização, a Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação, amplia suas soluções para o mercado nacional de biocombustíveis.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Brasil aumenta capacidade de enriquecimento de urânio
    Inaugurada 9ª cascata da Usina de Enriquecimento de Urânio ampliando capacidade para atender produção de energia de Angra 1.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Paleontologia
Rastros no Texas indicam saurópodes gigantes caminhando apenas sobre as patas dianteiras
    (Por Julio Batista) Eles foram os maiores animais que já andaram na Terra: saurópodes, um ramo de dinossauros de tamanho e estatura tão imensos que, às vezes, são chamados de "lagartos do trovão". Supõem-se que as patas traseiras eram usadas, mas suportando menos peso, não deixavam marcas.
    LEIA MAIS em universoracionalista.org

Fenômenos como calor extremo estão ligados ao desaparecimento de civilizações


    Vulcanismo
Vulcão Kilauea

Vulcão Cumbre Vieja

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Iwo-Jima e Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 27, nas Ilhas Salomão (5,4 graus) e a leste da região de Nova Guiné, Papua Nova Guiné (5,1).
    Dia 18, na costa da região central do Peru (5,1 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 27, nas Ilhas Kuril (4,6 graus), nas Ilhas Santa Cruz (4,6), na costa do Araucania, Chile (4,6), no Atacama, Chile (4,8), no norte de Svalbard (4,9) e na região de Fiji (4,6).
    Dia 28, na fronteira Myanmar-Índia (4,6 graus), no leste do Irã (4,7) e no norte da Colômbia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
No Peru, arqueólogos descobrem múmia que pode ter até 1.200 anos

Escavações de obras no Centro revelam 4 sítios arqueológicos com materiais históricos em Fortaleza, CE


    Ciência espacial
NASA confirma existência de 301 novos planetas fora do nosso sistema solar
    (Por Megan Ziegler) As descobertas foram feitas graças a um novo método de aprendizado de máquina para diferenciar estrelas de planetas distantes no espaço chamado ExoMiner.
    LEIA MAIS em www.fox10phoenix.com

Uma lasca da Lua pode estar seguindo a Terra em sua órbita ao redor do Sol


    Eventos
Prêmio CBPM de Mineração

Desafio Furnas Conecta – Startups
    A Eletrobrás Furnas, em parceria com o Senai-RJ e a Energy Future, acaba de abrir inscrições para este desafio que tem o objetivo de encontrar soluções inovadoras para problemas do setor de energia.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Extra
A polêmica sobre o centro da América do Sul: Cuiabá ou Chapada dos Guimarães?
    (Por Felipe van Deursen) Mapas sempre vão favorecer um pedaço em detrimento de outro porque não dá para planificar uma esfera sem distorções.
    LEIA MAIS em www.uol.com.br


Notícias em 27/11/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *