Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

22 de novembro de 2021

Notícias em 22/11/2021

Assuntos do dia:
mineração, mercado, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, eventos e outros.

Cachoeira Jog
Esta cachoeira está localizada nos Gates Ocidentais, na Índia. Ela é segmentada e, durante os períodos de chuva forte, passa de alguns fios d'água para uma poderosa força da natureza. Os Gates Ocidentais são uma cadeia de montanhas da costa ocidental do subcontinente indiano com ciclo de monções muito pronunciado, tendo chuvas fortes de junho a setembro, oriundas do Mar da Arábia, em contraste com o restante do ano que é bem mais seco. Ao longo das escarpas dos Gates Ocidentais se desenvolveu exuberante floresta tropical com uma infinidade de espécies únicas de plantas e animais. Na região, inúmeras cachoeiras se formaram, sendo Jog a maior de todas. Ela é abastecida pelas as águas do rio Sharavati que, durante as monções, se transforma em fluxo torrencial de várias centenas de metros de largura. A força total da cachoeira Jog é ouvida muito antes de ser vista. Ela cai em uma espessa camada de gnaisse onde se formou, ao longo de muitos milhares de anos, um cânion que chega a 290 metros em suas maiores profundidades. Durante as monções a cachoeira chega a 580 metros de largura em quedas d'água com alturas de até 253 metros. Na estação seca, Jog se divide em quatro fluxos chamados (i) Raja, com 250 metros sem interrupções, (ii) Roarer, que desaparece na parte superior e torna a aparecer nas proximidades da primeira queda, (iii) Rocket, que atinge o penhasco várias vezes, e (iv) Rani, que é a mais calma. Durante as monções, a cachoeira tem sua maior parte escondida em uma neblina que ela mesmo forma. Em 1949, foi construída uma estação hidrelétrica (a barragem de Linganmakki) que retira grande parte da água de Jog.
(Crédito da imagem: Arkadeep Meta - fonte)

    Mineração
Serra da Moeda, MG
    Grupos organizados de defesa do meio ambiente e do perfil da Serra prometem levar ao Judiciário os seus pleitos. As resistências serão imensas ao projeto para a Gerdau levar adiante a exploração mineral da Serra da Moeda.
    LEIA MAIS em www.otempo.com.br
    Mineração é solução para o desenvolvimento sustentável de Moeda e região. Setor garante 8% do PIB mineiro e gera centenas de milhares de empregos.
    LEIA MAIS em www.em.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo


    Meio Ambiente
Sequestro de carbono, uma solução à vista
    Diante da emergência climática, pesquisadores investigam cada vez mais técnicas para sequestrar o dióxido de carbono (CO2), principal responsável pelo efeito estufa.
    LEIA MAIS em noticias.uol.com.br


    Geologia
Cientistas descobrem o que acontece com a crosta que desaparece da Terra
    Pesquisadores publicaram estudo na Nature que diz que a subducção das placas tectônicas se torna segmentada como uma cobra furtiva, em um processo semelhante ao boudinage geológico, mas em uma escala muito maior.
    LEIA MAIS em www.geologyin.com


    Paleontologia
Descoberto antigo escorpião marinho
    O Eurypterids pertence a um grupo importante de artrópodes quelicerados do Paleozóico. Eles apareceram pela primeira vez no Ordoviciano, alcançaram sua maior diversidade no Siluriano, então entraram em declínio e finalmente se extinguiram no final do Permiano.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
Novarupta: a erupção vulcânica mais poderosa do século XX
    Em 6 de junho de 1912, uma tremenda explosão enviou uma grande nuvem de cinzas vulcânicas para o céu, e a erupção do século estava em andamento.
    LEIA MAIS em geology.com

Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma Canária, registra fluxo de lava com leve diminuição de intensidade e fortes explosões. A área coberta por lava alcança mais de mil hectares. Emissões de gases continuam elevadas. Sismos continuam sem alteração significativa.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Santiaguito e Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 21, na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelância (5,7 graus).
    Dia 22, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,2 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 21, na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9 graus), na costa de Antofagasta, Chile (4,7), na região de Fiji (4,9) e na costa da região sul do Peru (4,8).
    Dia 22, em Sumatra do Sul, Indonésia (4,5 graus), na região de Fiji (4,6), na República Dominicana (4,6), na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7), nas Ilhas Canárias (4,7), no leste da Turquia (4,7), na região de Nias, Indonésia (4,6), e em Minahasa, Indonésia (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Cientistas identificam contaminação mais antiga de humanos por mercúrio
    Ossadas de indivíduos do começo da Idade do Cobre, entre 2.900 e 2.600 a.C, foram localizadas com altos níveis do metal em túmulos na Espanha e em Portugal.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Ciência espacial
Planetas rochosos distantes podem ser muito diferentes da Terra
    (Por Victor Ingrassia) O material espalhado por 23 estrelas anãs brancas sugere que a maioria desses exoplanetas que as orbitaram têm uma composição química diferente do nosso mundo.
    LEIA MAIS em www.infobae.com

Veículo para circular em Vênus
    Como sobreviver a temperaturas que derretem chumbo? Embora seja apenas um projeto teórico por enquanto, o AREE poderia explorar a superfície de Vênus por muito mais tempo do que os veículos de pouso que conseguiram operar nele.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Tecnologia
Nióbio e níquel viabilizam baterias de recarga ultrarrápida


    Eventos
Fórum Onshore Potiguar
    (Por Davi de Souza) Dia 25 de novembro, a indústria onshore brasileira se reunirá em Mossoró, RN, para avaliar os avanços recentes no mercado e projetar futuras oportunidades de negócios.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Extra
O petróleo e o gás natural podem não ser fósseis?

Os cientistas querem criar bactérias para minerar terras raras de forma sustentável
    (Por Valentina Ruiz Leotaud) Novo estudo apresenta a bactéria Gluconobacter oxydans e um processo limpo o suficiente para atender aos padrões ambientais.
    LEIA MAIS em www.mining.com

O tesouro de US$ 5 bilhões em metal que o mundo quer, mas não pode ter


Notícias em 21/11/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *