Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

21 de novembro de 2021

Notícias em 21/11/2021

Assuntos do dia:
mercado, meio ambiente, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia e ciência espacial.

A Agulha e o Arco de Étretat
Os Penhascos de Étretat estão localizados na extremidade noroeste da Bassin de Paris, no Pays de Caux, na região da Normandia da França. Estas rochas consistem em um empilhamento simples de estratos de calcário com várias dezenas de metros de espessura, sendo conhecidos como "penhascos de giz". O material se originou a partir do acúmulo de restos de calcário de microrganismos unicelulares como "coccolithophoridae" e foraminíferos que viveram, morreram e se acumularam no fundo do mar no período Cretáceo. Outros microorganismos concentraram sílica em seus esqueletos (diatomáceas, radiolários, esponjas, etc.) para gerar estratos de pederneira (um sílex pirômaco) intercalados às centenas nas falésias da Normandia. A estratificação da região é afetada por pseudo-dobras que atestam sua estrutura original ondulada em fundo do mar muito irregular durante o Alto Turoniano-Coniacio. Na imagem acima, à esquerda, aparecem a "Agulha" e, ao lado dela, o "Arco de Eval" de Étretat. Em 1886, o pintor francês Claude Monet (1840-1926) representou estas formas no seu quadro "L'Aiguille e a Porta D'Eval" em óleo sobre tela. Em 1909, o escritor francês Maurice Leblanc (1864-1941) publicou o romance "L'aiguille creuse" ("A agulha oca") e é lá que seu lendário personagem Arsène Lupin ainda hoje se esconde. Aliás, a "Agulha" de Étretat é realmente oca por causa da dissolução da sílica.
(Crédito da imagem: Ibex73 - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4 - fonte5)

    Mercado
Mercado do petróleo


    Meio Ambiente
Sob o solo ou no fundo do mar, tecnologias tentam tirar gás carbônico da atmosfera
    (Por Ítalo Cosme) Novos projetos vêm abrindo frente de combate à urgência climática; tema esteve entre as principais discussões da COP-26.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br


    Geologia
Espécies únicas e fontes hidrotermais descobertas na costa mexicana
    Com a ajuda do robô subaquático ROV SuBastian, os pesquisadores se concentraram em processos tectônicos e mapeamento, fluxo de calor e geofísica de fontes hidrotermais e biologia, incluindo micróbios.
    LEIA MAIS em mundo.sputniknews.com


    Paleontologia
O maior crocodilo do mundo viveu há 8 milhões de anos


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, registra fluxos de lava que cobrem novas áreas, mas nenhum deles está atingindo o oceano atualmente. Mudança do vento força aeroporto a fechar. Tremores sísmicos continuam ativos e inflação do solo aumentou localmente.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Semeru na Indonésia, Santiaguito e Fuego na Guatemala, Sangay no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 20, no Azerbaijão (5,1 graus), no sudeste das Ilhas Loyalty (5,2) e no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,1).
    Dia 21, nas Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (5,9 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 20, no Azerbaijão (4,5 graus), na costa de Guerrero, México (4,5), nas Ilhas Kuril (4,6), na costa do Equador (4,6) e em Mindanao, Filipinas (4,9).
    Dia 21, na região central do Peru (4,5 graus).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Descoberto na Rússia artefato de prata de 2.400 anos


    Ciência espacial
Cientistas revelam a possibilidade de exoplanetas com estrutura de "casca de ovo"
    (Por Jônatas Ribeiro) Certas combinações de características, poderiam surgir mundos com camadas superiores mais frágeis e finas. Seriam, aliás, mais próximas do que se vê em em planetas quentes, como Vênus, do que em planetas frios, como Mercúrio em Marte.
    LEIA MAIS em socientifica.com.br


    Tecnologia
BM e a Amazon fecham parceria para atender setores de energia, petróleo e gás
    (Por Valdemar Medeiros) A Amazon e a IBM anunciaram que combinarão vantagens do IBM Open Data for Industries para o AWS Cloud e o IBM Ckloud Oark for data para atender clientes dos setores de energia, petróleo e gás.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


Notícias em 20/11/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *