Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

12 de novembro de 2021

Notícias em 12/11/2021

Assuntos do dia:
mineração, mercado, gestão pública, energia alternativa, meio ambiente, mineralogia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, eventos, vagas e outros.

Les Demoiselles Coiffées
Estas formações rochosas estão localizadas em Théus, na região de Hautes-Alpes, na França. Na estrada entre Pontis e Le Sauze-du-Lac ergue-se uma fila de "demoiselles coiffées" ("senhoras encapuzadas"), constituídas por colunas de rocha de vários metros de altura encimadas por um "chapéu" de pedra. Em Théus, estas "demoiselles" são tão numerosas que o local é denominado "salle de bal des demoiselles coiffées" ("salão de festas das moças com cabelos"). Estas "chaminés de fada" foram esculpidas em morenas Wurmianas formadas por um conglomerado muito heterogêneo, não estratificado, mal consolidado, com elementos que variam do tamanho de um grão de areia a blocos métricos. Quando a erosão descobre um desses grandes blocos, o escoamento o contorna e corrói os elementos mais frágeis localizados ao redor. O bloco acaba empoleirado em uma espécie de pedestal. Se o escoamento continuar a contornar o pedestal e corroer sua periferia, ele crescerá relativamente, baixando a superfície ao redor, e se tornará uma coluna real, uma "chaminé de fada". O bloco superior também desempenha um efeito de guarda-chuva, que impede a erosão por grandes gotas de fortes tempestades. Os materiais mais finos localizados sob esses blocos endurecem graças à água contida no solo ao redor. Essas águas contêm sais minerais dissolvidos que se agregam à coluna devido à evaporação e capilaridade e a endurecem e a calcificam.
(Crédito da imagem: caminteresse - fonte1 - fonte2)

    Mineração
ArcelorMittal anuncia investimento de R$ 4,3 bilhões no Brasil
    Usina de Monlevade e Mina de Serra Azul, em MG, terão suas capacidades ampliadas em função do crescimento da demanda por aço e minério de ferro.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

Mineração baiana fatura mais de dois bilhões no terceiro trimestre deste ano


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do ouro

Mercado do minério de ferro


    Gestão pública
Conteúdo local: ANP fará consulta e audiência públicas sobre ampliação de prazo para TAC
    A proposta consiste em ampliar o prazo para a apresentação de requerimento para celebração e de proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Energia alternativa
Âmbar fatura contrato da Neoenergia para comercializar energia limpa por dez anos

Brasil se torna um grande canteiro de obras verde
    (Por Flávia Marinho) São 84 parques eólicos em fase de projetos e 21 em construção, além de usinas solares que alavancaram o país entre as nações com maior capacidade de geração solar.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Meio Ambiente
Vale e China Baowu assinam Memorando de Entendimento para desenvolver soluções de descarbonização para a siderurgia
    Ambas concordaram em buscar oportunidades para desenvolver soluções para a siderurgia focadas na redução das emissões de gases de efeito estufa.
    LEIA MAIS em www.vale.com

XVI Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26)


    Mineralogia
Encontrado diamante com um mineral incrustado nunca antes visto


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, registra novos derrames de lava na praia atingindo o mar. Sismicidade continua diminuindo.
    LEIA MAIS em www.elmundo.es

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 11, na Islândia (5,1 graus).
    Dia 12, no sul da dorsal Meso-Atlântico (5,7 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,2) e em Sumatra do Norte, Indonésia (5,1).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 11, na região de Nova Britânia, Papua Nova Guiné (4,7 graus), no sudeste das Ilhas Ryukyu, Japão (4,9), no oeste do Irã (4,5) e na costa leste de Honshu, Japão (4,5).
    Dia 12, em Potosi, Bolívia (4,5 graus), na fronteira Sichuan-Guizhou, China (4,7), no costa leste de Honshu, Japão (4,5), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,6), na região de Nias, Indonésia (4,7), na região do Haiti (4,9), em Simeulue, Indonésia (4,7), e no leste da Turquia (4,8).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Robô da Nasa investiga rochas em Marte e realiza descoberta inédita
    (Por Ashley Strickland) Através da raspagem de rochas, o rover descobre conteúdo mineral que pode ajudar a estudar composição do planeta há bilhões de anos.
    LEIA MAIS em www.cnnbrasil.com.br

Humanos poderiam se manter por 100 mil anos na Lua usando oxigênio do regolito
    (Por Wyllian Torres) Há bastante oxigênio por lá, aprisionado no regolito, a camada de poeira e rochas que cobrem a superfície lunar, e a tecnologia é uma aliada nesta missão.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Eventos
17° Congresso Internacional de Geofísica & EXPOGEF
    Paraense é premiado neste evento. A honraria é reservada para àqueles que, ao longo de suas carreiras, promoveram a excelência técnico-científica e o desenvolvimento da Geofísica Aplicada.
    LEIA MAIS em redepara.com.br


    Vagas
Inscrições para Programa de Estágio Juntos Somos Mais encerram no dia 15 novembro
    A Juntos Somos Mais, joint venture de Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, lançou mais uma edição de seu programa de estágio com 20 vagas para estudantes de graduação.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Extra
Representantes da UNESCO avaliam Geoparques Aspirantes
    Geoparque Cânions do Sul recebe avaliadores da Unesco. O reconhecimento como Geoparque Mundial da Unesco representa novas oportunidades de divulgação, incentivo à pesquisa científica e novas descobertas.
    LEIA MAIS em www.sulinfoco.com.br
    É avaliado o Geoparque Aspirante do Seridó. A visita da UNESCO acontece logo após duas missões semelhantes feitas no sul do país e na Bolívia.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


Notícias em 11/11/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *