Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

10 de novembro de 2021

Notícias em 10/11/2021

Assuntos do dia:
barragem, petróleo, mercado, política, energia alternativa, geologia, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, asteroides, eventos e outros.

Cachoeira de Dudhsagar
Esta cachoeira está localizada no vilarejo Collem, no estado de Goa, Índia. Faz parte do Parque Nacional Mollem, que fica na porção central do Santuário de Vida Selvagem Bhagwan Mahavir. É alimentada pelo rio Mandovi, que inicia no planalto de Deccan, no estado de Carnataka, e serpenteia através dos Gates Ocidentais, uma cordilheira no oeste da Península Indiana. Após as quedas d'água de Dudhsagar em quatro camadas, que totalizam 310 metros de desnível, é formada uma piscina profunda na base antes do fluxo continuar para o oeste e se juntar ao Mar da Arábia. O nome Dudhsagar significa "mar de leite" e tem origem em uma antiga lenda. Contam que, em um passado distante, um rei poderoso e rico vivia no topo da montanha nos Gates Ocidentais, ao longo da fronteira de Goa. Ele morava em um palácio luxuoso cercado de jardins luxuriantes e de uma floresta densa. Nesta floresta, havia um lago pitoresco onde a filha do rei, acompanhada de suas damas de companhia, ia se banhar. Enquanto se banhava, bebia leite com açúcar em uma jarra de ouro puro. Um dia, na hora do leite, um príncipe passava e parou ao ouvir o barulho das amas e da princesa no lago. Instintivamente, a princesa derramou o leite nas águas claras do lago para esconder seu corpo dos olhares do príncipe. Acredita-se que o leite açucarado, derramado pela virtuosa princesa ainda desça em torrentes pela encosta da montanha. Sendo leite ou não, as águas branco-leitosas de Dudhsagar abrem caminho entre uma sucessão de rochas graníticas e gnáissicas de Goa, que representam a extremidade noroeste do cráton pré-cambriano do sul da Índia. Na região ocorre o granito Dudhsagar, pertencente ao Grupo Goa. É um granito de cerca de 40 milhões de anos, rico em potássio, que ocorre como plútons, plugues e apófises. Ele tem relação intrusiva com as rochas xistosas circundantes também do Grupo Goa. O granito forma altas colinas em ambos os lados do rio Dudhsagar que deságua no rio Mandovi.
(Crédito da imagem: Pavel Vero - fonte1 - fonte2 - fonte3 - fonte4)

    Barragem
Vale: Relatório de Performance Mensal de Barragem
    O objetivo deste documento da Barragem Maravilhas III é apresentar o acompanhamento da estrutura, bem como a conclusão sobre as condições de segurança.
    LEIA MAIS em www.vale.com


    Petróleo
ANP: Avança processo de acordo com a Petrobras sobre royalties de xisto
    (Por Estadão Conteúdo) Audiência pública encerra controvérsia envolvendo o recolhimento de royalties pela produção de petróleo e gás proveniente de xisto na Unidade de Industrialização do Xisto da Petrobras, em São Mateus do Sul, no PR.
    LEIA MAIS em www.moneytimes.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do cobre

Mercado do ouro

Mercado do níquel


    Política
Alta dependência externa de fertilizantes coloca SGB-CPRM no centro do debate sobre minerais estratégicos


    Energia alternativa
BIC recebe selo internacional por utilização de energia renovável e limpa
    (Por Paulo Nogueira) A certificação internacional de energia renovável é essencial para a companhia comprovar o uso de energias limpas em suas atividades em mais de 160 países.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Cientistas desenvolvem tapete que transforma água do esgoto em combustível à base de hidrogênio
    (Por Valdemar Medeiros) Projeto de equipe de cientistas da Universidade de Warwick utiliza fibra de carbono para filtrar água do esgoto e acabam gerando combustível à base de hidrogênio.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Jinko Solar embarca 4 milhões de painéis solares para empresa brasileira, após fechar o maior contrato de geração distribuída no país
    (Por Valdemar Medeiros) Gigante chinesa reafirma acordo com brasileira Aldo Solar e promete investir em 4 milhões de painéis solares, correspondentes a 2 GW em geração distribuída.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

MME e EPE divulgam estudo sobre oferta de biocombustíveis


    Geologia
Pesquisadores do projeto Geologia, Recursos Minerais e Arquitetura Crustal de Carajás voltam ao campo
    A segunda etapa dos trabalhos está prevista para o dia 19 de novembro para as equipes de geologia e recursos minerais, e dia 24 de novembro para as equipes de geoquímica.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Rochas que ajudaram a formar continentes emergiram do oceano 700 milhões de anos antes do imaginado
    Estudo descobriu que os primeiros continentes da Terra começaram a se elevar acima do oceano há cerca de 3,2 bilhões de anos.
    LEIA MAIS em br.sputniknews.com


    Paleontologia
Novos fósseis de dinossauro são encontrados às margens de rodovia em Marília
    (Por G1 Bauru e Marília) Fêmur de titanossauro foi encontrado na Rodovia Rachid Rayes (SP-333). O novo fóssil foi levado ao Museu de Paleontologia de Marília para ser lapidado e passar por estudos.
    LEIA MAIS em g1.globo.com

A preguiça gigante devorou animais?


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, não registra alterações significativas. Fontes intermitentes de lava ricas em cinzas e explosões de tipo estromboliano produzem vapor e plumas de cinzas que continuam a subir até cerca de 2,4 km de altitude e derivam para sudoeste sobre o Atlântico.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Nevado del Ruiz

Vulcão Popocatepetl

Vulcão Kilauea

Vulcão Taal

Outros vulcões em destaque


    Terremotos
Terremoto mais profundo já registrado pode ter ocorrido em 2015, no Japão
    Tremor foi detectado nas Ilhas Bonin a 751 quilômetros abaixo do solo, onde fica o manto inferior, camada na qual acreditava-se ser impossível haver abalos sísmicos.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 09, na região de Taiwan (4,8 graus), no norte da dorsal Meso-Atlântico (4,7) e em Mindanao, Filipinas (4,6).
    Dia 10, no mar de Molucca (4,6 graus), no leste de Sichuan, China (4,5), dois no sul da dorsal Meso-Atlântico (ambos de 4,9), em Salta, Argentina (4,6), na região das Ilhas dos Açores (4,9), nas Ilhas Canárias (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Ruínas da antiga capital do Império Mongol são mapeadas pela 1ª vez
    Com técnica de mapeamento magnético subterrâneo, arqueólogos identificam locais de produção, edifícios e estradas no coração do império de Genghis Khan.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com

Arqueólogos encontram em Tarragona uma cidade ibérica fortificada de 4,5 hectares
    (Por Vicente G. Olaya) O assentamento, que foi destruído pelos romanos em 200 AC. C, possuía muralhas e um fosso defensivo, três grandes vias urbanas e mais de mil habitantes.
    LEIA MAIS em elpais.com


    Asteroides
Foguete que vai se chocar contra asteroides tem data marcada


    Tecnologia
Ceará abriga a primeira cidade inteligente do Brasil: Smart City Laguna
    (Por Jordan Florio de Oliveira) É a primeira Smart City brasileira construída do "zero" com energia Limpa, conectividade, bicicletas e carros compartilhados.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Eventos
Congresso "Connect.Mine"

4º Fórum Técnico Pré-Sal Petróleo


    Extra
Rede de Financiamento da mineração atrai mais interessados
    Lançada em outubro, durante a EXPOSIBRAM 2021, a Rede de Financiamento para o desenvolvimento e atração de investimento na mineração, chamada Invest Mining, atrai novos interessados em participar.
    LEIA MAIS em ibram.org.br

A mineração e a comunidade


Notícias em 09/11/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *