Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

3 de novembro de 2021

Notícias em 03/11/2021

Assuntos do dia:
petróleo, mercado, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial, vagas e outros.

Pedra Bonita
Este maciço rochoso está localizado na vertente oeste da Serra da Carioca, no maciço da Tijuca. Adjacente à Baía da Guanabara, ele se situa entre os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado, na cidade do Rio de Janeiro, fazendo parte do Parque Nacional da Tijuca. Seu cume alcança 696 metros de altitude, sobressaindo-se em região coberta pela Mata Atlântica. Além de possuir uma rampa de saltos de vôo livre, é um dos mirantes com as melhores vistas do Rio de Janeiro. De lá, podem ser vistas as Praias da Barra, a Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea, São Conrado, Ipanema, Leblon, o Morro dois Irmãos e mais algumas partes da Zona Sul da cidade. As rochas granito-gnáissicas encontradas no Parque Nacional da Tijuca têm idades em torno de 1,7 bilhões de anos. A morfologia local mostra as formas esculpidas pela denudação em grandes paredões rochosos, tendo o topo superfícies aplainadas. O granito forma um corpo sub-horizontal (soleira), ocorrendo a partir de 650 m. O gnaisse constitui a porção inferior e se encontra associado a um espesso manto de intemperismo.
(Crédito da imagem: guertzen - fonte1 - fonte2)

    Petróleo
Energizzi assume a concessão e operação de 47 poços de petróleo do campo de Santana em Catu, na BA
    (Por Flavia Marinho) Serão investidos 4 milhões de reais para a revitalização e habilitar outros poços para operação do Campo de Santana em Catu.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do minério de ferro


    Energia alternativa
Siemens, Mitsui e o grupo francês Total estão interessados no Hub de hidrogênio verde do CE

Especialista desenvolve painel solar equipado com mini turbinas eólicas

Custos de investimentos para produção de hidrogênio verde terão queda considerável
    A constatação é de um novo relatório elaborado pela norueguesa Statkraft, uma das grandes geradoras de energia renovável na Europa.
    LEIA MAIS em petronoticias.com.br


    Meio Ambiente
XVI Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26)
    (Por Frik Els) "Chega de mineração", diz o secretário-geral da ONU. Quem vai contar a ele? "A rápida implantação de tecnologias de baixo carbono como parte das transições de energia limpa implica um aumento significativo na demanda por minerais essenciais", conforme revela o World Energy Outlook anual da Agência Internacional de Energia.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Paleontologia
Duas novas espécies de dinossauros carnívoros descobertas
    Os resultados da análise que alguns paleontólogos realizaram em alguns ossos fossilizados encontrados na ilha britânica de Wight, indicam que os restos pertencem a indivíduos de duas espécies até então desconhecidas e que fazem parte do grupo dos espinossaurídeos.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vulcanismo
A construção silenciosa de uma supererupção
    Os geólogos desenvolveram uma técnica que permite estimar o tamanho máximo de uma futura supererupção do vulcão Toba em Sumatra.
    LEIA MAIS em www.sciencedaily.com

Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, registra forte sismo provavelmente devido à nova intrusão de magma em camadas intermediárias. No restante, a atividade continua se mantendo intensa.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Manam e Kadovar em Papua Nova Guiné, Merapi na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 02, na dorsal de Carlsberg (5,0 graus), no mar de Banda (5,7), na região das Ilhas Balleny (5,4) e na dorsal Meso-Indiana (5,4).
    Dia 03, na região de Nias, Indonésia (5,1 graus), na costa leste de Honshu, Japão (5,0), em Valparaíso, Chile (5,7), e no sul das Ilhas Fiji (5,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 02, em Vanuatu (4,9 graus), em Myanmar (4,9), três na região de Nias, Indonésia (4,6, 4,9 e 4,5), em Tonga (4,7) e na região das Ilhas Revilla Gigedo (4,8).
    Dia 03, na região de Fiji (4,8 graus), na região de Nias, Indonésia (4,7), na região da Ilha Geórgia Sul (4,6), no sul das Ilhas Fiji (4,9), nas Ilhas Canárias (4,9), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (4,9), no mar de Banda (4,5), no mar de Molucca (4,5) e no noroeste das Ilhas Ryukyu, Japão (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Magnetismo para limpar as órbitas da Terra de detritos espaciais
    Mais de 27.000 pedaços de detritos espaciais orbitando a Terra são rastreados pelos sensores da Rede de Vigilância Espacial Global (SSN) do Departamento de Defesa dos EUA.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com

Descobertas sobre a atmosfera de Júpiter feitas pela espaçonave Juno
    O radiômetro de microondas (MWR) de Juno permite que os cientistas da missão espiem abaixo do topo das nuvens de Júpiter e vislumbrem a estrutura profunda de suas muitas tempestades.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Vagas
Concurso ANM: banca é definida para edital com 40 vagas


    Extra
A mineração e a comunidade


Notícias em 02/11/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *