Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

2 de novembro de 2021

Notícias em 02/11/2021

Assuntos do dia:
mineração, mercado, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, ciência espacial e outros.

Monte Denali
Também conhecido como Monte McKinley, esta é a montanha mais alta da América do Norte, localizada no centro-sul do Alasca, a cerca de 210 quilômetros ao norte-noroeste de Anchorage. Com um pico que atinge 6.190 metros acima do nível do mar, Denali é o terceiro mais alto dos "Sete Cumes" (os picos mais altos em todos os sete continentes). É a peça central do Parque e Reserva Nacional Denali, que se estende por uma área de 2,4 milhões de hectares. Seu nome, na língua Koyukon, tradicional do Alasca, significa "o mais alto". Em 1896, o garimpeiro William Andrews Dickey (1862-1939) começou a chamar Denali de "Monte McKinley", em homenagem a William McKinley, um candidato presidencial na época que venceu a eleição e mais tarde foi assassinado. Então, o Congresso dos EUA atribuiu formalmente seu nome ao Monte em 1917, apesar de McKinley nunca ter visitado o Alasca. No entanto, os nativos do Alasca, bem como os locais de origens variadas, continuaram a chamar a montanha de Denali. Em 1975, houve um movimento para retomar formalmente este nome, mas foi bloqueado por políticos em Ohio, o estado natal de McKinley. Sem interferência política, sessenta milhões de anos atrás, forças tectônicas elevaram a crosta terrestre e surgiram Denali e as outras montanhas da Cordilheira do Alasca.
(Crédito da imagem: Denali National Park and Preserve - fonte)

    Mineração
A influência das pilhas de estéril no resultado operacional das mineradoras


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do minério de ferro


    Energia alternativa
Universidade Federal do município de MG receberá R$30 milhões de agência alemã


    Meio Ambiente
XVI Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26)
    MME apresenta visão do Brasil sobre a transição energética global, além de promover oportunidades de parcerias e investimentos em energia limpa e renovável.
    LEIA MAIS em www.gov.br
    (Por Estadão Conteúdo) Canadá promete "limitar as emissões de carbono" da produção de petróleo e gás no país, com o objetivo de reduzi-las a zero até 2050.
    LEIA MAIS em www.istoedinheiro.com.br

Brasil anuncia nova meta de reduzir emissões de carbono em 50% até 2030


    Paleontologia
Novo estudo explora a causa da extinção em massa do Ordoviciano
    Pesquisadores excluem mudanças na oxigenação como uma explicação para esta extinção e adicionam novos dados que favorecem a mudança de temperatura como o mecanismo de morte.
    LEIA MAIS em www.90goals.com.br

O Deserto do Atacama está a um passo de se tornar um laboratório paleontológico mundial
    Estarão protegidos os restos fósseis marinhos de milhões de anos escondidos entre suas dunas ventosas, lugar do maior jazimento arqueológico do Hemisfério Sul.
    LEIA MAIS em diariosanrafael.com.ar


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja

Vulcão Nevado del Ruiz

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Ibu e Merapi na Indonésia, Semisopochnoi no Alasca, Fuego na Guatemala, Sangay e Reventador no Equador e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas
    Dia 01, na região de Nias, Indonésia (6,0 graus), e na região de Anguilla, Ilhas Leeward (5,0).
    Dia 02, no sudeste das Ilhas Loyalty (5,4 graus), na região das Ilhas Sanduíche do Sul (5,1) e na região de Rota, Ilhas Marina do Norte (5,0).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 01, em Halmahera, Indonésia (4,6 graus), em Xinjiang do Sul, China (4,7), no sul das Ilhas Fiji (4,6), em Tonga (4,6) e quatro na região de Nias, Indonésia (4,5, 4,7, 4,5 e 4,7).
    Dia 02, no norte do Peru (4,5 graus), no Golfo do Edem (4,5), no sul das Ilhas Fiji (4,9), em Negros, Filipinas (4,6), na costa da Nicarágua (4,5), no sul do Panamá (4,6) e na região de Nias, Indonésia (4,7).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Ciência espacial
Amostras da Chang'e 5 trazem novas perguntas sobre a atividade vulcânica na Lua
    (Por Danielle Cassita) Apesar de responderem algumas questões, trazem outras relacionadas ao que manteve a atividade vulcânica em uma etapa mais tardia do passado lunar.
    LEIA MAIS em canaltech.com.br


    Extra
A mineração e a comunidade

Formação rochosa da gruta que desabou causando acidente fatal em Altinópolis, SP
    (Por G1 Ribeirão Preto e Franca) A gruta Duas Bocas e as cavernas na região do município são constituídas por arenito formado a milhares de anos.
    LEIA MAIS em g1.globo.com


Notícias em 01/11/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *