Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

28 de outubro de 2021

Notícias em 28/10/2021

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, produção, mercado, fiscalização, água, energia alternativa, meio ambiente, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, conhecimento, eventos e outros.

Ilha das Flores
A Ilha das Flores é o ponto mais ocidental do Arquipélago dos Açores, pertencente a Portugal, e do continente europeu. Tem uma área de cerca de 143 Km2, onde vivem cerca de 4.000 habitantes. Ela e a Ilha do Corvo fazem parte da placa tectônica Norte-Americana, enquanto as restantes sete ilhas do arquipélago pertencem à placa Eurasiática. A Ilha das Flores possui vales profundos e picos elevados, lagoas ladeadas por hortênsias, falésias talhadas por grutas, fontes termais e vestígios de antigos vulcões. Esta ilha deve seu nome à grande profusão de flores silvestres (especialmente hortênsias) e pequenas espécies botânicas, muitas das quais fazem parte da flora original. Pastagens, quintas e vinhas completam o enquadramento paisagístico da ilha. A imagem acima mostra a cascata da Ribeira Grande, com queda d'água de 300 metros. Mais ao centro, marcado pelo brilho dos últimos raios do sol e alimentado pelas diversas fontes hídricas com mais de 20 cascatas, destaca-se o Poço da Ribeira do Ferreiro ou Poço da Alagoinha ou ainda Lagoa das Patas. Este último nome se deve à grande quantidade de aves encontradas ali. Merecidamente, a Ilha das Flores integra a rede mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. No entanto, a origem tectônica da região contrasta com o ambiente calmo e bucólico atual. O Arquipélago dos Açores, com suas ilhas de origem vulcânica, corresponde à Plataforma dos Açores, onde a espessura da crosta oceânica é da ordem de 14 km. Este fato,  aliado  a  um  magmatismo  intenso, sugere a existência de um hotspot sob a região. Além disto e das duas placas tectônicas já citadas, a placa Africana compõe uma junção tripla, o que se traduz em importantes sistemas de fraturas.
(Crédito da imagem: Raquel Sousa - fonte1 - fonte2 - fonte3)

    Mineração
Vale e XCMG Machinery assinam Memorando de Entendimento para potencial fornecimento de equipamentos


    Petróleo
Extrações em campos de Pré-Sal seguem liderando produção brasileira de petróleo
    Considerando o volume estimado nas reservas localizadas entre o litoral do ES a SC, é possível prever que o Brasil poderá estar entre os maiores produtores no ano de 2035.
    LEIA MAIS em www.terra.com.br

Eneva dá novos passos em seus planos na bacia do Amazonas

PetroRio iniciou a produção do poço TBMT-10H, que acessa a jazida compartilhada entre os campos vizinhos de Polvo e Tubarão Martelo, na Bacia de Campos


    Produção
Atlantic Nickel atinge 91,3 mil t exportadas em 2021

Exportações de minério de ferro têm ligeira queda em setembro
    Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase), as exportações de minério de ferro em setembro de 2021 somaram 28,364 milhões de toneladas.
    LEIA MAIS em www.brasilmineral.com.br

Bom terceiro trimestre nas operações da Anglo American


    Mercado
Mercado do petróleo

Mercado do minério de ferro

Mercado do ouro

Mercado do cobre

Mercado dos metais


    Fiscalização
PF abre Operação "Terra Desolata" contra garimpo ilegal na Terra Indígena Kayapó


    Água
Rio Paraguai registra 2ª mínima histórica em 121 anos
    Com o início da estação chuvosa, os níveis dos rios voltaram a subir no Pantanal. SGB-CPRM reforça critérios de monitoramento dos sistemas de alerta hidrológico.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Energia alternativa
Solar Coca-Cola, inaugura usinas de energia renovável para abastecimento próprio

CGT Eletrosul lançou edital para contratar o fornecimento de aerogeradores e os serviços de operação e manutenção para o futuro parque eólico Coxilha Negra


    Meio Ambiente
Vale publica o primeiro relatório sobre mudanças climáticas

Investimento em cidades resilientes são exigidos frente ao aquecimento global e aumento de desastres geológicos
    SBG-CPRM mapeia as áreas de risco abrangendo os municípios mais suscetíveis. Especialistas avaliam riscos à população às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP 26).
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

Áreas de risco do baixo Amazonas são reavaliadas pelo SGB-CPRM
    As cidades do baixo Amazonas Monte Alegre e Santarém, no estado do PA, estão sendo reavaliadas em relação às áreas de risco geológico a desastres naturais.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br

SGB-CPRM avalia áreas de risco em municípios de MG
    Este trabalho já contemplou mais de 1.500 cidades e neste mês novas regiões estão sendo avaliadas, a exemplo dos municípios de Caxambu, Soledade de Minas e Visconde do Rio Branco, em MG.
    LEIA MAIS em www.cprm.gov.br


    Paleontologia
Fóssil de 125 milhões de anos descoberto na China pode conter DNA de dinossauro

Erupções vulcânicas gigantes contribuíram mesmo para extinguir dinossauros
    (Por Lusa) Novo estudo liderado por investigador da Universidade de Coimbra confirma que erupções vulcânicas gigantes contribuíram para a extinção em massa dos dinossauros.
    LEIA MAIS em www.publico.pt


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    (Por Laura Martin Sanjuan) Este vulcão de La Palma, Canárias, segue em plena atividade, expelindo lava em rajadas nas últimas horas após várias fraturas no cone eruptivo e mantendo os registros sísmicos elevados.
    LEIA MAIS em as.com
    Satélites de monitoramento europeu mostram nuvem de dióxido de enxofre liberada pelo vulcão avançando pelo Oceano Atlântico.
    LEIA MAIS em metsul.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Suwanose-Jima no Japão, Ibu na Indonésia, Fuego na Guatemala, Nevado del Ruiz na Colômbia, Sangay e Reventador no Equador, Sabancaya no Peru e Nevados de Chillán no Chile.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 27, em Mindanao, Filipinas (4,6 graus), e no mar de Banda (4,7).
    Dia 28, em Samar, Filipinas (4,8 graus), e no mar de Banda (4,6).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
Mineiros de sete mil anos atrás na Espanha


    Ciência espacial
Combustível marciano para viagens espaciais


    Tecnologia
Baterias de fluxo de ferro podem permanecer ativa por 25 anos ou mais sem sofrer degradação ao longo de sua vida útil
    (Por Flavia Marinho) Baterias de fluxo de ferro é um divisor de águas e veio para substituir as de íons de lítio e vão revolucionar o armazenamento de energia no mundo.
    LEIA MAIS em clickpetroleoegas.com.br

Jaguar Mining investe em tecnologia na mina Pilar, no distrito de Brumal, em Santa Bárbara, MG
    Entre os investimentos está a instalação de um backbone, uma estrutura de rede para dados com tecnologia mais robusta, estável, que irá suportar novos serviços no local.
    LEIA MAIS em diariodocomercio.com.br


    Conhecimento
ANP publica versão completa do Anuário Estatístico 2021
    O Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2021 apresenta de forma consolidada os dados do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil, além de um panorama internacional, em 2020.
    LEIA MAIS em www.gov.br


    Eventos
I GEOPOTIGUAR

IV Seminário de Pesquisa do Laboratório de Paleontologia e Evolução

Empresas do Ano do Setor Mineral de 2021 da Brasil Mineral


    Extra
A mineração e a comunidade
    Mais de 20 famílias das comunidades ribeirinhas Boa Nova, Casinha, Saracá, Camixá e Bom Jesus, no Lago Batata, município de Oriximiná (PA), estão participando da retomada das atividades de campo do Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), iniciativa do Programa de Educação Socioambiental da Mineração Rio do Norte (MRN).
    LEIA MAIS em ibram.org.br

A mineração e a comunidade
    Parceria da CBA com Instituto Votorantim e Reservas Votorantim vai beneficiar pequenos e médios produtores rurais das regiões da Zona da Mata (MG), Niquelândia (GO) e Vale do Ribeira (SP) interessados em realizar o reflorestamento de áreas degradadas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APPs) de suas propriedades.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


Notícias em 27/10/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *