Máscara e vacina:
Decisões individuais, efeito coletivo.

27 de outubro de 2021

Notícias em 27/10/2021

Assuntos do dia:
mineração, petróleo, mercado, energia alternativa, paleontologia, terremotos, vulcanismo, arqueologia, tecnologia, ciência espacial, asteroides, eventos, vagas e outros.

Latito Bombo
Esta rochas, classificadas como um basalto porfirítico, fazem parte do promontório de Bombo, localizado nas proximidades de Kiama, em Nova Gales do Sul, na Austrália. Nesta região é possível observar, além das juntas colunares, diques e brechas vulcânicas. O Latito Bombo faz contato com o Arenito Kiama, sendo que, na área da imagem, com ondas do Mar da Tasmânia em ação, este arenito está abaixo do nível do mar sob o latito. No entanto, ele é bem exposto na secção da falésia na extremidade oriental do promontório. Estas são rochas da unidade Gerringong do Permiano Superior que estão presentes na Pedreira Bombo. A região foi proposta em 1979 como local de patrimônio geológico pela Sociedade Geológica da Austrália e foi incluída em 1999 no Registro do Patrimônio da Austrália. Colunas isoladas de basalto de até 5 metros de altura ficam adjacentes à costa entre as partes norte e sul da pedreira. Mais ao norte, o paredão expõe seções transversais das colunas de 1 ou mais de diâmetro, resultando em uma aparência de "Calçada dos Gigantes". Aglomerados ou brechas vulcânicas se desenvolveram em algumas áreas da pedreira, como na porção sudoeste. Esta litologia é facilmente distinguida do latito por sua aparência caótica e matriz de cor clara. Uma cobertura de latito intemperizado de cor creme, ainda mantendo a textura porfirítica característica, pode ser observada no topo das faces norte e oeste da pedreira. Esta zona nitidamente definida de intemperismo superficial e formação de solo recobre rocha relativamente fresca exibindo juntas colunares.
(Crédito da imagem: wallpapermaiden - fonte)

    Mineração
Sul-africana Sibanye compra minas de níquel e cobre no Brasil


    Petróleo
Publicado edital do 3º leilão de Petróleo da União
    (Por Cristina Índio do Brasil) Comercializará mais de 55 milhões de barris de petróleo de propriedade da União dos campos de Búzios, Sapinhoá e Tupi e da Área de Desenvolvimento de Mero.
    LEIA MAIS em agenciabrasil.ebc.com.br


    Mercado
Mercado do petróleo


    Energia alternativa
EDP anuncia a construção da sua primeira usina solar de larga escala no RN

Como o Brasil pode se tornar uma "usina de lítio verde"
    (Por Henry Lazenby) Os países produtores de lítio ganharão relevância e importância no cenário global na próxima década na corrida para o zero líquido.
    LEIA MAIS em www.mining.com


    Paleontologia
Os fósseis de esponjas marinhas mais antigos do mundo encontrados em Ciudad Real, na Espanha

Encontradas centenas de pegadas de dinossauros em uma ilha de Picún Leufú, na Argentina
    (Por Gabriel Dal Piva) A descoberta foi na Formação Candeleros, que tem 100 milhões de anos. Existem pegadas de carnívoros, herbívoros e répteis voadores.
    LEIA MAIS em www.rionegro.com.ar


    Vulcanismo
Vulcão Cumbre Vieja
    Este vulcão de La Palma, Canárias, já totalizou 908,2 hectares de área com lava. A velocidade de crescimento desta área tende a diminuir, pois a maioria das novas lavas é depositada acima das antigas. A atividade do vulcão continua intensa, inclusive com sismos.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com

Vulcão Popocatepetl

Outros vulcões em destaque
    Registram atividade vulcânica significativa: Karymsky na Rússia, Suwanose-Jima no Japão, Lewotolo e Krakatau na Indonésia, Fuego na Guatemala e Sabancaya no Peru.
    LEIA MAIS em www.volcanodiscovery.com


    Terremotos
Sismos mundiais com 5 graus ou mais nas últimas 24 horas

Sismos mundiais entre 4,5 e 4,9 graus nas últimas 24 horas
    Dia 26, no leste da costa de Kamchatka, Rússia (4,5 graus), dois nas Ilhas Canárias (ambos de 4,7), dois na costa leste de Honshu, Japão (4,9 e 4,5), no norte de Xinjiang, China (4,7), e na região das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,7).
    Dia 27, na região do Timor (4,9 graus), no sul das Ilhas Kermadec, Nova Zelândia (4,9), nas Ilhas Canárias (4,6) e no sul das Ilhas Fiji (4,5).
    LEIA MAIS em www.emsc-csem.org


    Arqueologia
478 monumentos maias e olmecas de 3 mil anos são descobertos no México
    Escondidos por vegetação, complexos mesoamericanos construídos entre 1,1 mil aC e 400 aC foram encontrados com dados coletados por técnica de mapeamento a laser.
    LEIA MAIS em revistagalileu.globo.com


    Ciência espacial
Um remanescente de uma estrela ou Fóssil Estelar

Como as primeiras galáxias se formaram?
    Uma possibilidade é que a formação das primeiras estrelas dentro das galáxias tenha começado em um ritmo constante, construindo lentamente um sistema cada vez mais massivo.
    LEIA MAIS em noticiasdelaciencia.com


    Asteroides
Examinando amostras do asteroide Ryugu em laboratórios na Terra


    Tecnologia
CBMM investe na startup norte-americana Battery Streak
    O objetivo é impulsionar desenvolvimentos em materiais para baterias em aplicações de mobilidade, equipamentos eletrônicos e drones.
    LEIA MAIS em ibram.org.br


    Eventos
IV GEO Políticas: Reservas, Hidrogeologia e Geotecnia em Mineração

XX Feira Internacional de Joias e Pedras Preciosas e Multissetorial (Exposol)


    Vagas
UFMG lança edital de concurso para professor
    (Por Clécio) Com salário de R$ 9.616 para Professor, a vaga está lotada no Departamento de Geologia do Instituto de Geociências na área de Mineralogia.
    LEIA MAIS em www.acheconcursos.com.br


    Extra
Caçapava do Sul, RS, quer se credenciar como geoparque junto à Unesco


Notícias em 26/10/2021

Nenhum comentário:

Traduzir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *